A Consulta de Psicologia da CESPU presta serviços clínicos à comunidade no âmbito da saúde mental, incluindo avaliação e intervenção psicológica num diverso leque de situações, tendo em vista a melhoria do bem-estar emocional da população.

Com o objectivo de melhor disseminar os cuidados diferenciados que oferece, a clínica tem protocolos de colaboração com diversas instituições como escolas, autarquias, centros sociais, IPSS, etc.

 

A equipa responsável pelas valências oferecidas é constituída por profissionais de excelência, com elevada diferenciação académica e profissional e experiência vasta, que criam condições de confiança e credibilidade fundamentais, chanceladas pela instituição universitária que foi pioneira no nosso país na formação em Psicologia Clínica.

 

Consulta de Psicologia Clínica e Intervenção Psicoterapêutica

A Psicologia Clínica é a área da Psicologia que se dirige ao diagnóstico, tratamento e prevenção de perturbações psicológicas e do comportamento. Dirige-se a diferentes situações clínicas, desde mais graves a mais ligeiras, ajudando tanto o indivíduo como a sua família qualquer que seja a idade ou o problema.

Áreas de intervençãoDepressão; Ansiedade; Problemas de adaptação (divórcio, desemprego, gravidez, etc); Problemas relacionais; Trauma; Hipocondria.         

Responsáveis:  Profª Doutora Vera Almeida e Profª Doutora Alexandra Serra

 

Consulta de Psicologia da Saúde 

O envelhecimento da população, a evolução tecnológica no diagnóstico e/ou nos tratamentos, e também um acesso mais fácil ao sistema de saúde tem aumentado a existência formal de doenças crónicas. A maior parte da população já vive com uma doença crónica, ou com condições que são tratadas como crónicas, como é o caso do colesterol elevado, hipertensão, cancro, entre outras.

Assim sendo podemos dizer que a Psicologia da Saúde consiste no domínio da Psicologia que recorre aos conhecimentos provenientes das diversas áreas da Psicologia com vista à promoção e proteção da saúde, à prevenção e tratamento das doenças, à identificação da etiologia e diagnósticos relacionados com a saúde, com as doenças e disfunções associadas, à análise e melhoria do sistema de cuidados de saúde, e ao aperfeiçoamento da política de saúde. 

Áreas de intervenção: Aceitação do diagnóstico de doença; Adaptação à doença e à incapacidade; Adesão ao tratamento; Dificuldades dos cuidadores de doentes; Ansiedade pré e pós cirúrgica; Experiência médica traumática.

Responsável:  Profª Doutora Vera Almeida 

 

Consulta de Neuropsicologia

A Neuropsicologia é o ramo da Psicologia que estuda as relações entre o cérebro e o comportamento humano.

A consulta de neuropsicologia é indicada em casos de dificuldades cognitivas, emocionais, e/ou comportamentais associadas a condições neurológicas ou decorrentes dos processos de desenvolvimento normativo como o envelhecimento e stress. Esta especialidade integra uma componente de consulta para avaliação e reabilitação neuropsicológicas. 

Para além de constituir um meio de diagnóstico diferencial, a avaliação neuropsicológica, permite através da análise das dificuldades e das capacidades preservadas, apurar os métodos de intervenção mais adequados para cada pessoa.

Áreas de intervenção: Consulta Neuropsicológica Individual ou em Grupo; Consulta de Memória; Programas de Prevenção de Declínio Cognitivo; Programa de Intervenção em Fases Iniciais de Demências; Programas de Intervenção Multidisciplinar; Programa de Apoio aos Cuidadores.

Responsáveis:  Profª Doutora Manuela Leite e Profª. Doutora Joana Soares  

 

Consulta do Luto

A consulta de Luto é destinada a um conjunto muito diverso de perdas com significado pessoal profundo, como a separação definitiva ou provisória de um ente querido, a morte anunciada, o dano ao amor-próprio, a perda de expetativa de afecto, a desvalorização social e outras afetações psíquicas. O Luto constitui um acontecimento marcante, que por vezes pode se tornar traumático e com consequências afetivas, comportamentais, cognitivas e fisiológicas importantes. Falamos de luto “saudável”, quando a perda acaba por ser aceite e, mantém-se a capacidade de continuar a vida regularmente. Mas, quando este processo não é vivenciado de uma forma normativa estamos diante uma situação de luto complicado, ou seja, um luto mais prolongado e intenso do que o esperado com importantes implicações para a saúde física e psicológica dos indivíduos.

A intervenção psicológica nesta área ajuda a atenuar a intensidade das respostas no luto, e fomenta uma maior resiliência na adaptação à perda. O que se pretende é restabelecer o equilíbrio, permitindo que desta forma consiga adaptar-se e aceitar a nova realidade criando novos projectos futuros atenuados de todos os sentimentos associados à dor da perda.  

Áreas de intervençãoConsultas Individuais e/ou Terapia de grupo destinadas à intervenção em utentes com diferentes Problemáticas Psicológicas decorrentes da vivencia de um processo de Luto; Desenvolvimento de acções de sensibilização e workshops dirigidos a grupos de apoio que lidam com esta problemática sobre o luto complicado em instituições de saúde e de educação no sentido de potenciar, planear e efectuar programas de intervenção cada vez mais eficazes nesta área em particular.

Responsável:  Profª Doutora Joana Soares 

 

Consulta de Orientação Vocacional

A Orientação Vocacional consiste numa valência de intervenção psicológica que se foca nos processos de tomada de decisão no decorrer do percurso escolar (exploração/orientação vocacional) ou do trajeto profissional (transição mercado de trabalho/reorientação de carreira/reconversão profissional) de jovens e adultos.

 

Modalidades de intervenção:

Consulta psicológica individual com jovens e adultos; Grupos de alunos (9 º ou 12º ano); Possibilidade de as sessões individuais ou em grupo se realizarem nas escolas.

Responsável: Alexandra Serra

 

 

Contactos para marcação de consultas:

Tel: 224 157 130

E-mail: consulta.psicologia@saude.cespu.pt

 

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta feira: 9H00 - 13H00 e 14H00 - 20H00