- Saltar para a Navegação: n
- Saltar para o Conteúdo: x
- Saltar para a Pesquisa: p
- Saltar para Acessibilidades e Ajuda do site: a
Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde - 13ª Edição (Gandra)
2ª Fase de Candidaturas
Data de realização
14 de Dezembro de 2012Instituto Superior de Ciências de Saúde do Norte (ISCS-N)
Instituto Politécnico de Saúde do Norte - Vale do Sousa (IPSN-VS)
Coordenação científica
- PROF. DOUTOR A. ALMEIDA-DIAS
- PROF. DOUTOR JORGE PROENÇA
- PROF. DOUTOR AMÉRICO AFONSO
- DR. JAIME NETO
Coordenação pedagógica
- PROF. DOUTOR AMÉRICO AFONSO
Introdução
As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. No presente já não basta ser um profissional tecnicamente competente. Também é cada vez mais necessária a formação em áreas afins e multidisciplinares, que se revelam essenciais e uma oportunidade única para o profissional compreender e integrar-se na complexidade das organizações a que pertence, conseguindo assim adequar o seu desempenho e competência às evoluções organizacionais e culturais que tem ocorrido nos anos mais recentes. Desta forma, a aquisição de conhecimentos e competências na área da gestão de unidades de saúde é, portanto, um imperativo para todos os profissionais da saúde que desejam manter-se actualizados sobre a evolução das políticas na sua área profissional mas também para aqueles que pretendem envolver-se activamente nos processos de mudança em curso.Objectivos
A Pós-Graduação em Gestão de Unidades de Saúde, tem como principal objectivo o desenvolvimento de competências de Gestão e é destinada a profissionais que desempenham funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identificam a Gestão como uma mais valia no seu projecto de desenvolvimento profissional.Os participantes deverão desenvolver competências e capacidades para compreenderem os factos que intervêm na gestão de recursos, processos e comportamentos das organizações de saúde. Além disso, deverão incorporar no seu desenvolvimento, uma visão prospectiva, estratégica e de longo prazo das suas organizações, no contexto da evolução do sistema de Saúde.
Metodologia
O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, e teórico-práticas .Estrutura curricular
M1 - POLITICAS E SISTEMAS DE SAÚDE - INOVAÇÃO E REFORMAS NA SAÚDEM2 - ECONOMIA DA SAÚDE
M3 - GESTÃO FINANCEIRA E ANÁLISE DE MAPAS FINANCEIROS
M4 – FISCALIDADE
M5 - DIREITO E LEGISLAÇÃO NA SAÚDE
M6 – ASPECTOS ÉTICOS E DEONTOLÓGICOS NA SAÚDE
M7 - ORGANIZAÇÃO E FUNCIONAMENTO DO SNS
M8 - GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA SAÚDE
M9 - GESTÃO DE OPERAÇÕES – PRODUÇÃO E LOGÍSTICA NA UNIDADE DE SAÚDE HOSPITALAR
M10 – GESTÃO DE CUIDADOS DE SAÚDE
M11 - LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPAS
M12 – ANÁLISE DE CUSTOS
M13 - HIGIENE E SEGURANÇA NAS UNIDADES DE SAÚDE
M14 - GESTÃO CLÍNICA BASEADA NA EVIDÊNCIA. CLINICAL GOVERNANCE
M15 - GESTÃO DA QUALIDADE NA SAÚDE
M16 - SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NAS UNIDADES DE SAÚDE
M17 – ANÁLISE DE DECISÕES DE INVESTIMENTO
M18 - GESTÃO E ESTRATÉGIA DAS UNIDADES DE SAÚDE
M19 - ORGANIZAÇÃO DE UNIDADES DE SAÚDE
M20 - MARKETING E COMUNICAÇÃO NOS SERVIÇOS DE SAÚDE
M21 - NOVAS TECNOLOGIAS NA SAÚDE
M22 – GESTÃO E CONTROLO ORÇAMENTAL
Destinatários
Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir.Candidatura e selecção
Inscrição/candidatura até 30-11-2012Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.
Número de vagas
25Carga horária
276 HorasUnidades de crédito (ECTS)
31Critérios de aprovação
O número de faltas não poderá exceder 25% da carga horária.Aprovação nos dois testes escritos ao longo do Curso.
Duração e regime
O Curso decorrerá de Dezembro de 2012 a Janeiro de 2014. As aulas decorrerão às sextas, das 16h00 às 20h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).Cronograma
PROVISÓRIO14 e 15 de Dezembro de 2012
04, 05, 18 e 19 de Janeiro de 2013
01, 02, 15 e 16 de Fevereiro de 2013
01, 02, 15 e 16 de Março de 2013
05, 06 e 19 de Abril de 2013
10, 11 e 24 de Maio de 2013
07, 08, 21 e 22 de Junho de 2013
05, 06, 19 e 20 de Julho de 2013
06, 07, 20 e 21 de Setembro de 2013
11, 12, 25 e 26 de Outubro de 2013
08, 09, 22 e 23 de Novembro de 2013
06, 07 e 20 de Dezembro de 2013
10, 11 e 31 de Janeiro de 2014
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Corpo docente
- PROF. DOUTOR AMÉRICO AFONSO
- Lic. e Doutorado em Medicina Dentária pela FMDUP. Ex - Director e Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São Marcos. Presidente do Conselho de Administração da Clínica Particular de Barcelos.
- ENF. CARLOS ESTEVES
- Gestor de Cliente do Instituto da Qualidade da Saúde, Coordenador de equipa de Auditores e Auditor do Health Quality Service (King’s Fund); Lic. em enfermagem, Pós Graduação em Gestão de Serviços de Saúde, Docente convidado em inúmeros cursos de Pós-graduação e Mestrados na disciplina da qualidade, Integra a equipa do programa nacional de acreditação de hospitais e desenvolve actividades de Consultoria nas áreas da gestão da qualidade e de risco em hospitais.
- PROF. DR. CORDEIRO TAVARES
- Lic. em Direito e Mestre em Ciências Jurídico/ Politicas. Ex-Vice Provedor da SCML. Docente Universitário. Ex-Vogal do Conselho Directivo da Entidade Reguladora da Saúde.
- DRA. CRISTINA MENEZES
- Lic. em Psicologia pela FPCE-UP. Docente no ISCTE, IPAM e na FEUP,
nas áreas de Liderança, Gestão de Equipas e Recursos Humanos.
Consultora em Estudos de Mercados e Formadora na área dos Recursos Humanos. - ENF. JORGE PONTES
- Gestor da Qualidade e Membro do Grupo Coordenador do Processo de Acreditação Hospitalar do HSOG pelo referencial da Joint Commission International; Auditor do Health Quality Service e normas ISO 9001:2000; Lic. em Enfermagem de Reabilitação; Gestor de empresas na área da saúde; Docente do Ensino Superior; Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade na área da Saúde, Mestrando e Pós graduado em Gestão de Recursos Humanos (UM).
- DR. ALCÍDIO DA SILVA SOUSA
- Licenciado em Economia pela FEUP. MBA em Gestão de Empresas e Pós-Graduação em Fiscalidade. Mestrando em Ciências Empresariais. Director da Empresa A.S. de Gestão de Empresas. Consultor na área Financeira de Farmácias e Empresas privadas de Saúde. Formador na área de Gestão de Farmácia de Oficina da Alliance UniChem.
- DR. FILIPE CASTRO SOARES
- Licenciado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP.
Inspector Tributário nível 2 em funções na Direcção-Geral dos Impostos. - PROF. DOUTOR DANIEL SERRÃO
- Licenciado e Doutorado em Medicina. Professor Catedrático da FMUP; Professor de Bioética e Ética Médica na FMUP; Membro do Comité Diretor de Bioética e Presidente do Grupo de Trabalho para o Protocolo de proteção do Embrião e do Feto Humano, no Conselho da Europa.
- DR. RICARDO DAMAS
- Licenciado em Gestão de Empresas.
Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas.
Docente no IPSN - ESSVA. - PROF. DOUTOR A. ALMEIDA-DIAS
- Lic. e Doutorado em Medicina. Docente Universitário. Director do IPSN e Presidente do Grupo CESPU.
- MESTRE ANTÓNIO PARAÍSO
- Lic. em Direito. Administrador Hospitalar pela ENSP e Pós-Graduado em Direito da Saúde. Ex-Administrador dos Hospitais de Chaves, Vale do Sousa, Maria Pia e do C.H. Povoa de Varzim-Vila do Conde.
- DR. LUÍS CARDIA
- Lic. em Medicina Dentária e Mestre em Administração e Gestão de Empresas. Consultor e Docente Universitário nas Áreas da Gestão de Marketing e Gestão da Qualidade.
- ENG. RUI ARAUJO
- Lic. em Engenharia de Produção e Mestre em Eng.ª Humana (Saúde Ocupacional). Técnico Superior H.S.T.
- DR. RAUL PEREIRA
- Lic. em Medicina. Ex - Director e Director Clínico dos Hospitais Narciso Ferreira, Póvoa de Varzim, Trofa e Portoclínica. Membro do Conselho de Administração da CESPU – Serviços de Saúde S.A.
- MESTRE LICINIO LOPES
- Lic. em Direito, Mestre em Direito Administrativo. Chefe do Gabinete do Secretário de Estado Adjunto do Ministério da Saúde (2004). Docente na F. D. da Universidade de Coimbra.
- DR. CARLOS ALBERTO SILVA
- Licenciado em Economia. Ex-Vogal do Conselho de Administração H. Sto António. Director Geral da ELNOR.
- MESTRE RUI PEDRO LIMA
- Engenheiro Alimentar pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, especialista em Engenharia Biomédica pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Pós-graduado em Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar.
- DR. VITOR COUTINHO
- Licenciado em Medicina pela FMUC. Pós-graduações em Hidrologia e Climatologia Médica, em Medicina do Trabalho pela FMUC e em Gestão em Serviços de Saúde na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP). Doutorando na Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela. Autor de vários trabalhos Científicos publicados em Portugal e no estrangeiro. Foi Director Clínico do Hospital António Lopes na Póvoa do Lanhoso e Coordenador da Unidade de Convalescença, Director Clínico da Estância Termal do Gerês, Médico residente da Unidade de Hemodiálise de Fafe.
- MESTRE BEATRIZ JURADO
- Lic. em Direito. Mestre em Administração Publica. Directora de Serviços da ARS-Norte.
- DR. JOÃO MIRANDA
- Licenciado em Tecnologias e Sistemas de Informação – UM.
Certificação em Information Technology Infrastructure Library (ITIL V3 Foundation)”, pelo “Examination Institute for Information Science (EXIN)”.
Associado do “IT Service Management Fórum (ITSMF)” – Portugal.
Colaborador do Serviço de Informática do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE (CHAA), desempenhado actualmente funções de coordenação. Líder do Grupo “Gestão da Comunicação e da Informação (MCI)” do Processo de Acreditação Hospitalar do CHAA pelo referencial da Joint Commission International.
Membro do Grupo Dinamizador da Qualidade do CHAA. - MESTRE MARIA EMÍLIA DUARTE
- Licenciada em Medicina pela FMUP. Pós-Graduação em Gestão para Médicos pela UCP. Diploma em Medicina Intensiva pela “European in Intensive Care Medicine”. Participou com aproveitamento no Programa de Alta Direcção de Instituições de Saúde, PADIS, pela AESE. Pós-Graduação em Gestão e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Mestrado em Emergência pela FMUP. Foi Directora Clínica do Hospital São Marcos. Actualmente é Médica Anestesista no Hospital São Marcos-Braga.
- DR. MIGUEL GOUVEIA DE BRITO
- Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recurssos Humanos pela UCP. Actualmente é Vogal do Conselho de Administração do CHTS. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.
- DR. HENRIQUE CAPELAS
- Licenciado em Gestão de Empresas pela Universidade do Minho. Pós -graduação em Políticas de Saúde pela UM. Formado em Contabilidade e Administração pelo ISCAP. Pós -graduação em Alta Direcção de Instituições de Saúde, AESE/IESE (Universidade Navarra). Frequentou o Programa Avançado em Gestão Empresarial Hospitalar, pelo ISCTE/INDEG.
Produziu vários trabalhos na qualidade de Consultor para Manuais das áreas de Gestão, Recursos Humanos, Finanças e Saúde. Actualmente é Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospital do Nordeste EPE. Foi Docente do Ensino Secundário e do Ensino Superior, e Formador nas áreas de Gestão Financeira. Foi Director na Portugal Telecom, no Millenium BCP. - MESTRE MIGUEL LELLO
- Licenciado em Economia pela FE-UP. Mestrado e MBA em Gestão de Empresas. Director da PARAREDE TI-Porto.
- DRA. CARLA SOFIA VELOSO
- Licenciada em Comunicação Social pela Universidade da Beira Interior. Curso de Realização e Produção Televisiva pelo CENJOR. Foi Jornalista na RTP e Gestora de Comunicação e Imagem na Delta-Cafés. Gestora de clientes e conteúdos publicitários na Mimo2 – empresa de modelismo. Colaboradora na gestão de conteúdos na empresa Areal-Media.
Documentação de candidatura
Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.
OBS.:
Poderá enviar a documentação, acima mencionada, para o e-mail: info@formacao.cespu.pt,deslocar-se pessoalmente às n/ instalações de Gandra (CESPU - Formação) ou a Vila Nova de Famalicão (Gabinete de Ingresso) ou enviar a mesma por correio para o seguinte endereço:
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Informações e inscrições
CESPU-FormaçãoRua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
Local(is) de realização
- Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL



