Introdução

A Estética em Portugal é um setor que tem tido um crescimento muito expressivo, com aumento da procura pelos consumidores de serviços mais diferenciados e de qualidade superior, quer em relação aos profissionais e tratamentos que em relação aos espaços de estética

Por outro lado, e tecnologia e a ciência na área da Estética e da terapêutica Anti-Aging têm evoluído de uma forma muito significativa, fazendo com que mais e melhor conhecimento seja imprescindível para a realização dos tratamentos estéticos faciais e corporais de forma segura e eficaz, bem como na intervenção Anti-Aging.

A intervenção Anti-Aging é preferencialmente preventiva que tem como objetivo proporcionar-nos uma melhor qualidade de vida, atrasando sinais e sintomas relacionados com o envelhecimento. Há que pensar-se “antes”, prevenindo e retardando o aparecimento das chamadas doenças degenerativas, e isto hoje consegue-se sim, através de um equilíbrio do nosso corpo trabalhando cinco pilares fundamentais: Nutricão, Exercício físico, Suplementação Alimentar, Suplementação Hormonal e a Mudança dos Hábitos de Vida. É da sinergia destes elementos que se pode aumentar a vitalidade, retardar o envelhecimento e estender eventualmente a longevidade.

A verdade é que um mercado com consumidores muito mais exigentes e conhecedores dos tratamentos estéticos e Anti-Aging, obrigam os Profissionais deste setor a possuírem um conhecimento profundo e, acima de tudo atualizado e seguro, mantendo a identidade própria e a competitividade juntos dos seus clientes.
Neste Curso de Pós-graduação, pretende-se abordar de forma profunda as bases anatomofisiológicas do organismo e as suas disfunções estéticas, para que o Profissional seja capaz de selecionar os procedimentos específicos, através de um raciocínio clínico, sem por em risco a eficácia dos tratamentos e muito menos a segurança do paciente. Para isso, serão abordadas com profundidade técnico-científica as diferentes tecnologias, procedimentos e terapêuticas que permitam o sucesso fornecendo uma evolução técnico-científica única e um aprofundamento académico imprescindível para os Profissionais de Estética que se pretendam destacar no mercado nacional.

Data de realização do curso

Fevereiro de 2019

Estrutura curricular

UC 1 - Fundamentos de Estética

UC 2 - Fundamentos de Anti-Aging

UC 3 - Ética e Deontologia Profissional

UC 4 - Anatomofisiologia

UC 5 - Dermatologia Estética

UC 6 - Dermofarmacologia

UC 7 - Nutrição Funcional

UC 8 - Terapêutica Ortomolecular Anti-Aging

UC 9 - Nutracêuticos e estética

UC 10 - Dermocosmética

UC 11 - Disfunções estéticas faciais

UC 12 - Disfunções estéticas corporais

UC 13 - Recursos terapêuticos e tecnológicos no tratamento de disfunções estéticas faciais

UC 14 - Recursos terapêuticos e tecnológicos no tratamento de disfunções estéticas corporais

UC 15 - Tricologia

UC 16 - Mesoterapia aplicada à Estética Avançada e Anti-Aging

UC 17 - Protocolos Integrados e Casos Práticos Aplicados

UC 18 - Gestão e Organização

UC 19 - Técnicas Comerciais e Marketing

UC 20 - Cuidados Primários de Saúde e Socorrismo (SBV /DAE)

UC 21 - Comunicação e Relações Interpessoais

UC 22 - Investigação Aplicada à Estética Avançada

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt 
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

- Promover a formação e o aperfeiçoamento elevando a qualidade do profissionais de estética;

- Promover a integração do conceito de estética na saúde;

- Aprofundar conhecimentos Anatomo-Fisiopatológicos para uma melhor intervenção na área de Estética e Anti-Aging.

- Conhecer as disfunções estéticas e respetiva fisiopatologia e etiopatogenia;

- Promover o Diagnóstico Diferencial das disfunções estéticas para uma intervenção de sucesso e segurança ao nível da Estética e Anti-Aging; 

- Conhecer e aplicar diferentes procedimentos e tecnologias contempladas na Electroterapia, Cosmetologia, Nutricosmética, entre outras, estabelecendo protocolos de tratamento efetivos e seguros;

- Promover e incentivar o estudo da estética e a divulgação científica.

Destinatários

O curso destina-se a profissionais de saúde licenciados em Ciências Farmacêuticas, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biologia, Nutrição e outras áreas afins.

Candidatura e selecção

Candidaturas até 11 de janeiro de 2019.

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

364 horas de contacto

Unidades de crédito do curso

60

Critérios de aprovação

1. Assiduidade - Presença Obrigatória (75% do tempo em aulas);

2. Discussão de artigos científicos e/ou casos clínicos (Journal Club) e/ou exame escrito e/ou apresentação de trabalhos em cada módulo: (80% da classificação final);

3. Apresentação de um estudo de caso: (20% da classificação final)

Duração e regime

O curso terá um regime de aulas de horário misto(sexta feira das 18:00 às 22:00 e ocasionalmente das 14:00 às 22:00; sabado das 9:00 às 18:00 e poderão decorrer pontualmente aulas aos domingos, das 9:00 às 18:00). Periodicidade quinzenal.

Cronograma

2019

01 e 02 de Fevereiro

15 e 16 de Fevereiro

01 e 02 de Março

15, 16 e 17 de Março

29 e 30 de Março

12 e 13 de Abril

03 e 04 de Maio

17, 18 e 19 de Maio

31 de Maio

1 de junho

14 e 15 de junho

28 e 29 de junho

12 e 13 de Julho

13 e 14 de Setembro

27, 28 e 29 de Setembro

11 e 12 de Outubro

25 e 26 de Outubro

8, 9 e 10 de Novembro

22 e 23 de Novembro

6 e 7 de Dezembro

13 e 14 de Dezembro

2020

10 e 11 de Janeiro

24 e 25 de Janeiro

7 e 8 de Fevereiro

21 e 22 de Fevereiro

6 e 7 de Março

20 e 21 de Março

(Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais.)

Corpo docente

Ana Raquel Tavares, Mestre

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestre em Medicina Natural, Faculdade de Medicina, Universidade Santiago Compostela. Pós-graduada em Acupunctura, CEMETEC – Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China. Mestre em Ciências Farmacêuticas.

André Dourado, Mestre

Licenciado em Biologia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mestre em Medicina Natural, Faculdade de Medicina, Universidade Santiago Compostela.

Emília Santos, Profa. Doutora

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Doutorada em Química Analítica, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Porto. Docente do IPSN – ESSVA.

Fernando Gonçalves Fernandes, Enf.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Braga; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Firs Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Mara Lucia di Sciascio Fragomeni, Dra.
Cirurgiã Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Dermatologista pela Academia Brasileira de Dermatologia. Nutróloga pela Associação Brasileira de Nutrologia. Pós Graduada em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética. American Board of Anti-Aging Medicine pelo Cenegenics Institute-USA.
Maribel Teixeira, Prof. Doutora
ISCS-Norte
Marisa Rodrigues Machado, Profa. Doutora

Licenciada e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). Mestre em Tecnologia do Medicamento na especialidade de Farmacologia pela FFUC. Doutorada em Farmácia pela FFUC. Docente dos cursos de Farmácia e Marketing Farmacêutico da ESSVA/IPSN-CESPU. Investigadora do Centro de Estudos Farmacêuticos da FFUC e do CITS-IPSN. Consultora Científica.

Roni Moya, Mestre

Mestre em Biologia Celular e Molecular com ênfase em Imunogenética da Transplantação (Univ. Coimbra). Pós-Graduado em Biomedicina pelo Programa Doutoral Gulbenkian (Inst. Gulbenkian de Ciências). Especialista em Medicina Anti-envelhecimento (Univ. Sevilha, Espanha). Licenciado em Biomedicina (UMC, Brasil). Docente convidado da Universidade Americana de Roma (Itália) e da Universidade de Honolulu (EUA). Docente e prelector em diversos congressos e cursos de especialização e de pós-graduação no âmbito da Nutrição, Medicina Ortomolecular e Medicina Anti-Envelhecimento (Europa, EUA e América Latina). Consultor científico de empresas alimentares, farmacêuticas e de diagnóstico médico na Europa, EUA e América Latina.

Sofia Veloso, Dra.
Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Interior; Curso de Realização e Produção Televisiva pelo CENJOR; Exerceu funções de Jornalista na RTP; Exerceu funções de Gestora de Comunicação e Imagem na Delta-Cafés; Colabora como gestora de clientes, conteúdos publicitários e gestão de e-comerce na Mimo2 – empresa de modelismo; Colabora na produção de conteúdos na empresa Areal-Media.
Susana Costa Oliveira, Dra.

Master em Estética Avançada. Licenciada em Farmácia.

Atualmente Gerente da empresa Ageclinic – Clinica Anti-aging, Lda.

Técnica de Farmácia na Farmácia Maia (2009-2014) e na Farmácia Serpa Pinto (2008-2009)