Introdução

A constante evolução tecnológica e cientifica fazem com que os enfermeiros que trabalham com o neonato e criança critica num ambiente rodeado da mais diferenciada, mais invasiva e mais recente tecnologia, sintam constante necessidade de formação e atualização nesta área. A pós graduação visa desenvolver competências que permitam aos enfermeiros uma actualização nos mais diversos níveis da prestação de cuidados, da gestão e da investigação em Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais. Assim pretende-se ao longo da pós graduação apresentar os mais recentes avanços e inovações nesta área, bem como apresentar as novas realidades e os novos problemas que os enfermeiros encontram nestes Serviços.

O curso está desenvolvido em vários módulos, onde se abordam as vertentes mais relevantes da prestação de cuidados ao neonato e criança em estado critico em ambiente de cuidados intensivos.

Durante todo o curso os formandos terão a oportunidade de desenvolver as suas competências e conhecimentos na área de investigação especifica dos Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais.

A pós graduação em Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais conta com um corpo docente constituído por docentes do Instituto Politécnico de Saúde do Norte, com a colaboração de docentes e profissionais de saúde da área de Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais.

A CESPU dá resposta às necessidades de formação na área dos Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais, no âmbito do seu programa de formação contínua, procura satisfazer as necessidades de formação do grupo profissional de enfermagem que trabalha ou pretende trabalhar na área especifica de Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais.

Data de realização do curso

Janeiro de 2019

Local(is) de realização

Bombeiros do Estoril

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

MÓDULO 1 – ENFERMAGEM EM CUIDADOS INTENSIVOS PEDIÁTRICOS E NEONATAIS 

  • Abordagem histórica da Enfermagem Pediátrica e Neonatal
  • Planeamento e organização da área física da Unidade Neonatal
  • Materiais e equipamentos
  • Quantificação e qualificação dos recursos humanos
  • Normas e rotinas
  • Sistema Informatizados
  • Aspectos históricos da ética e da moral
  • Aspectos profissionais e deontologia
  • Cuidado multiprofissional, habilidades interpessoais

MÓDULO 2 – OFICINA DE INVESTIGAÇÃO 

  • Aspectos teórico-filosóficos da pesquisa e da elaboração do projecto de pesquisa
  • Metodologia e análise de dados
  • Publicações, dissertações e teses sobre enfermagem em Neonatologia

  MÓDULO 3 - EPIDEMIOLOGIA EM NEONATOLOGIA e PEDIATRIA

  • Taxas de mortalidade e morbilidade no período neonatal e factores que os influenciam
  • Fundamentos estatísticos
  • Métodos usados na colheita de dados, nomeadamente sistemas de notificação e auditorias de qualidade
  •  Controle de infecção hospitalar na Unidade de Neonatologia (UN)

  MÓDULO 4 - O AMBIENTE PRÉ-NATAL 

  • Crescimento e desenvolvimento fetais e meios de avaliação, nomeadamente do bem-estar fetal
  • Impacto no feto de doenças major da gravidez, nomeadamente doença hipertensiva, condições médicas maternas, hemorragia ante-parto e parto pré-termo
  • Detecção de anomalias fetais e aconselhamento pré-natal
  • Origem pré-natal das anomalias congénitas
  • Rastreio e diagnóstico pré-natal de aneuploidias e cardiopatias congénitas (Teratogenia: uso de fármacos durante a gravidez e lactação
  • Stress e gravidez:
    • Definição e Caracterização do stress
    • Factores de risco e vulnerabilidade na mulher grávida
    • Efeitos do stress no feto
    • Efeitos do stress na criança
    • Mecanismos neuroendócrinos na resposta ao stress
    • Limitação dos estudos
  • Patologia materna e crescimento uterino
  • Origem pré-natal das doenças do adulto: teoria de Barker revisitada

 MÓDULO 5 – DIAGNÓSTICO DAS DOENÇAS GENÉTICAS 

  • Anomalias cromossómicas
  • Doenças de transmissão mendeliana e multifactorial
  • Novas formas de transmissão genética. Imprinting, dissomias. Doenças mitocondriais
  • Prevenção das doenças genéticas. Prevenção genética. Aconselhamento genético
  • Diagnóstico pré-natal. Testes genéticos
  • A Psicologia em interacção com a Genética
  • Anomalias congénitas/dismorfias, como orientar o diagnóstico

 MÓDULO 6 – FISIOLOGIA DA ADAPTAÇÃO NEONATAL

  • Adaptação cardiovascular e respiratória
  • Cuidados na sala de partos
  • Avaliação da idade gestacional
  • Exame físico do recém-nascido
  • Regulação da temperatura
  • Cuidados gerais
  • Orientação do Recém-nascido de risco
  • Critérios de internamento em Unidade Neonatal
  • Transporte Neonatal intra e inter-hospitalar

 MÓDULO 7 – FARMACOLOGIA 

  • Princípios científicos da administração de medicamentos
  • Especificidade da administração de fármacos em neonatologia e 1ª infância
  • Toxicidade e interacções medicamentosas
  • Apresentação e administração e cuidados de enfermagem
  • Influência da medicação materna na condição neonatal
  • Efeitos da toxicodependência no feto e Recém-nascido
  • Transmissão de drogas pelo leite
  •  

MÓDULO 8 – INFECÇÕES NA INFÂNCIA 

  • Infecções víricas
  • Infecções bacterianas e fúngicas
  • Tuberculose
  • Sífilis
  • Toxoplasmose
  • Sepsis Neonatal
  • Meningite
  • Vacinação

  MÓDULO 9 - REANIMAÇÃO NEONATAL e PEDIÁTRICA 

  • Consensos e reanimação neonatal
  • Objectivos
  • Método na ressuscitação:

Antecipação da situação de risco

Preparação de equipamentos

Recursos humanos

Resposta organizada à emergência

  • Suporte respiratório
  • Entubação e ventilação mecânica de RN
  • Terapêutica de urgência
  • Acessos vasculares
  • Logaritmos de actuação
  • Situações especiais em reanimação neonatal
  • Simulação de reanimação neonatal

 SEMINÁRIO - ERRO CLÍNICO 

  • Definição de erro
  • Classificação do erro
  • Erro clínico em Portugal
  • Erro clínico em Pediatria/ Neonatologia
  • Prevenção e monitorização de erro na Unidade de Neonatologia

  MÓDULO 10 - SISTEMA NEUROLÓGICO 

  • Anatomia e fisiologia neurológica.
  • convulsões neonatais
  • Hemorragia intracraniana /Ventricomegalia
  • Anoxia perinatal
  • Defeitos do tubo neural
  • Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutico
  • Monitorização do doente neurológico em UN
  • Analgesia e sedação em neonatologia/controlo da dor
  • Impacto de um internamento no desenvolvimento neuromotor
  • Sistematização dos cuidados de enfermagem aos doentes com complicações no sistema neurológico

  MÓDULO 11 - SISTEMA CARDIOVASCULAR 

  • Anatomia e fisiologia do sistema cardiovascular
  • Apresentação clinica da cardiopatias congénitas do recém nascido
  • Avaliação do neonato com suspeita de cardiopatia congénita
  • Assistência especifica após diagnóstico
  • Cardiopatias adquiridas
  • Persistência do canal arterial
  • Farmagologia
  • Sistematização dos cuidados de enfermagem aos doentes com complicações cardiovasculares.

  MÓDULO 12 - SISTEMA RESPIRATÓRIO 

  • Anatomia e fisiologia do sistema respiratório
  • Síndrome de dificuldade respiratória
  • Gases arteriais e monitorização da função pulmonar
  • Pneumotora / enfísema intersticial pulmonar
  • Hipertensão pulmonar persistente
  • Taquipneia transitória
  • Hemorragia pulmonar
  • Apneia do recém nascido
  • Displasia broncopulmonar /doença pulmonar crónica
  • Síndrome de aspiração meconial
  • Sistematização dos cuidados de enfermagem aos doentes com complicações pulmonares

 MÓDULO 13 - SISTEMA RENAL 

  • Anatomia e fisiologia do sistema renal
  • Avaliação Clinica da função renal
  • Problemas renais comuns:

Anomalias congénitas

Insuficiência renal aguda

Tensão arterial

Trombose vascular Renal

Proteinúria

Infecção do trato urinário

Distúrbios tubulares

Nefrocalcinose

Diálise peritoneal e hemodiálise em UN

Hemofiltração

  • Sistematização dos cuidados de enfermagem aos doentes com complicações renais

  MÓDULO 14 – DISTÚRBIOS HEMATOLÓGICOS 

  • Anemia Neonatal
  • Doença hemolítica do recém nascido
  • Ictericia neonatal
  • Policetemia e hiperviscosidade
  • Trombocitopnia no recém nacido
  • Transfusão de hemoderivados

  MÓDULO 15 – DISTÚRBIOS METABÓLICOS 

  • Hipoglicemia/ Hiperglicemia
  • Hipocalcémia/Hipercalcémia e Hipo/hipermagnesémia
  • Doença óssea metabólica da prematuridade
  • Erros inatos do metabolismo

   MÓDULO 16 - SISTEMAS DIGESTIVO E NUTRIÇÃO 

  • Anatomia e fisiologia gastrointestinal.
  • Patologia digestiva
  • Aleitamento Materno
  • Nutrição enteral.
  • Nutrição parenteral.
  • O cliente em estado crítico e o suporte nutricional.
  • Sistematização dos cuidados de enfermagem aos doentes com suporte nutricional.

 MÓDULO 17 – NEONATO CIRÚRGICO 

  • Obstrução do tracto alimentar
  • Causas de stress respiratório
  • Massas abdominais
  • Tumores retroperitoniais
  • Defeitos da parede abdominal
  • Defeitos do tubo neural
  • Cirurgia cardíaca

  MÓDULO 18 - DINÂMICA FAMILIAR 

  • O ciclo vital da família
  • Avaliação Familiar
  • Intervenção Familiar
  • O processo de Luto no período Neonatal

  MÓDULO 19 – REABILITAÇÃO

  • Planeamento da Alta
  • Reabilitação do recém-nascido criticamente doente
  • Massagem infantil
  • Articulação de Cuidados – rede de assistência

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/141458?lang=pt;
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional);
Comprovativo de transferência para o IBAN PT500033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Associação Humanitária de Bombeiros do Estoril
Av. dos Bombeiros Voluntários, 89
2675-202 Estoril

Coordenação científica

Destinatários

Licenciados em Enfermagem

Candidatura e selecção

Candidaturas até ao dia 04/01/2019
Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

24

Carga horária

Horas de contacto com Docente: 212 horas

Horas de avaliação: 12 horas

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

Aprovação nas provas de avaliação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.

Duração e regime

Carga horária total de 212 horas de sessões educativas/formativas teórico práticas e práticas, que vai decorrer de janeiro de 2019 a janeiro de 2020, mensalmente, em horário pós laboral (sextas-feiras das 17 horas às 21 horas, sábados das 9 horas às 18 horas e domingos das 9 horas às 13 horas).

Corpo docente

Filipe Fernandes, Enf.

Licenciado em Enfermagem e Doutorando pela Universidade Católica Portuguesa na área do Doente Critico. Especialista de Carreira Docente, na área das Ciências de Enfermagem e coordenador pedagógico da formação pós-graduada na área de doente crítico na CESPU Formação.

Formador da American Heart Association, para Suporte Básico de Vida,  Suporte Avançado de Vida e Emergências Cardiovasculares, formador de  Gestão de Crises e Catástrofes pelo SAMU Sevilha e Airway Management Education Center.

Ana Luísa Bastos, Enfa.
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica. Pós Graduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde. Enf.ª Chefe do CHAA.
Angélica Vilaça, Mestre
Enfermeira especialista em Enfermagem de Saúde Infantil e Pediátrica. Mestre em Filosofia na área da Bioética. Enfermeira no Serviço de Pediatria /Neonatologia do CHMA- Unidade de Famalicão com responsabilidades na formação em serviço.
Belén Sáenz-rico, Profa. Doutora
Vice-decana de Relaciones Internacionales. Docente na facultad de Educacíon Universidade Complutense de Madrid.
Carlos Duarte, Dr.
Licenciado em Medicina. Especialidade de Pediatria. Unidade de Neonatologia do Hospital Maria Pia.
Clara Paz Dias, Dra.
Licenciada em Medicina. Especialidade de Pediatria no Serviço de Neonatologia do Centro Hospitalar do Alto Ave (CHAA).
Filipe Macedo, Dr.
Licenciado em Medicina. Especialista em Radiodiagnóstico do Centro Hospitalar do Alto Ave EPE. Dedicação particular à Radiologia Pediátrica. Docente da Escola de Ciências da Saúde da Universidade do Minho desde 2005.
Isabel Araújo, Profª. Doutora

Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Directora/ Coordenadora Departamento Enfermagem ESSVA.

Jorge Correia Pinto, Prof. Doutor
Licenciado em Medicina. Especialidade de Pediatria. Professor Associado Convidado da Universidade do Minho. Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Cirurgia Pediátrica. Faculty member of WebSurgery.
Luísa Malheiro, Dra.
Licenciada em Medicina. Especialidade em Pediatria no Serviço de Neonatologia do CHAA.
Nuno Ribeiro, Enf.
Enfermeiro Graduado na Unidade de Cuidados Intensivos do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa e Mestrando em Enfermagem.
Raquel Reis, Enfa.
Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica.
Outros Docentes Convidados