Introdução

O termo ortomolecular, criado por Linus Pauling nos anos sessenta, significa “as moléculas exatas na quantidade certa”.
A Terapêutica ou Medicina Ortomolecular é um método terapêutico e, sobretudo, preventivo. Promove o equilíbrio orgânico através da reabilitação celular com base no restabelecimento do equilíbrio químico do organismo.
Este objetivo é conseguido através do uso de substâncias e elementos naturais, tais como vitaminas, minerais, oligoelementos, aminoácidos, probióticos, fitoquímicos e coenzimas, os quais vão permitir um reequilíbrio bioquímico, neutralizando os efeitos tóxicos e melhorando a qualidade de vida das pessoas.
Uma das principais vantagens da Terapêutica Ortomolecular e da Nutrição Funcional é a sua abordagem preventiva e holística, pois encara “o corpo como um todo” mas centra-se nas características individuais de cada indivíduo e deveria ser complementar a especialidades clínicas como a Oncologia, Pediatria, Imunologia, Cardiologia, entre outros.
A Nutrição Ortomolecular e Funcional estuda os efeitos das deficiências agudas ou crónicas, mantidas durante um longo período de tempo, e como estas podem, isoladamente ou em conjunto, ser o motivo de diferentes doenças ou sintomas que diminuem a qualidade de vida.
A sua eficácia tem vindo a ser corroborada, principalmente desde 2005, por estudos científicos internacionais que avaliam o impacto da toma de suplementos nutricionais em doses ponderadas no estado geral de saúde das pessoas e ainda por estudos que demonstram a influência da alimentação na saúde das populações.
Por isso, baseia-se ainda num contexto de adoção de estilos de vida cada vez mais saudáveis seguidos por pessoas conscientes de que a sua saúde, presente e futura, está nas suas próprias mãos.

Data de realização do curso

Dezembro de 2018

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Podologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Nutrição
  • Ciências Biomédicas
  • Dietética

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 - FUNDAMENTOS DA BIOQUÍMICA EM BIOLOGIA ORTOMOLECULAR
UNIDADE CURRICULAR 2 - NUTRIÇÃO ORTOMOLECULAR e FUNCIONAL
UNIDADE CURRICULAR 3 - EPIGENÉTICA, NUTRIGENÉTICA E NUTRIGENÓMICA
UNIDADE CURRICULAR 4 - FARMACODINÂMICA E FARMACOCINÉTICA DOS NUTRACÊUTICOS
UNIDADE CURRICULAR 5 - IMUNOLOGIA BÁSICA E CLÍNICA, ABORDAGEM ORTOMOLECULAR
UNIDADE CURRICULAR 6 - SAÚDE GASTROINTESTINAL, ABORDAGEM ORTOMOLECULAR e FUNCIONAL
UNIDADE CURRICULAR 7 - DOENÇAS METABÓLICAS E CARDIOVASCULARES, ABORDAGEM ORTOMOLECULAR e FUNCIONAL
UNIDADE CURRICULAR 8 - REUMATOLOGIA, INFLAMAÇÃO E AUTOIMUNIDADE, ABORDAGEM ORTOMOLECULAR e FUNCIONAL
UNIDADE CURRICULAR 9 - NEUROCIÊNCIAS APLICADA À ORTOMOLECULAR
UNIDADE CURRICULAR 10 - ENVELHECIMENTO E SAÚDE HORMONAL, ABORDAGEM ORTOMOLECULAR e FUNCIONAL 
UNIDADE CURRICULAR 11 - DERMATOLOGIA E ESTÉTICA, ABORDAGEM ORTOMOLECULAR e FUNCIONAL
UNIDADE CURRICULAR 12 - EMAGRECIMENTO, ABORDAGEM ORTOMOLECULAR e FUNCIONAL
UNIDADE CURRICULAR 13 - DESPORTO, ABORDAGEM ORTOMOLECULAR e FUNCIONAL
UNIDADE CURRICULAR 14 - ONCOLOGIA, ABORDAGEM ORTOMOLECULAR e FUNCIONAL
UNIDADE CURRICULAR 15 - DIAGNÓSTICO LABORATORIAL E FUNCIONAL, ABORDAGEM ORTOMOLECULAR
UNIDADE CURRICULAR 16 - CLÍNICA ORTOMOLECULAR
UNIDADE CURRICULAR 17 - INVESTIGAÇÃO APLICADA À TERAPÊUTICA ORTOMOLECULAR e NUTRIÇÃO FUNCIONAL

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Preenchimento do boletim de candidatura online:  https://inscricoes.cespu.pt/formacao
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão(opcional); 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

A presente Pós Graduação pretende dar a conhecer os fundamentos básicos da bioquímica e nutrição ortomolecular e funcional; as características bioquímicas e fisiológicas, assim como as indicações farmacológicas dos suplementos nutricionais; os principais métodos de diagnostico em terapêutica ortomolecular. Pretende ainda desenvolver capacidade crítica e sensibilidade clínica na prescrição de suplementos nutricionais em diversas patologias e aprimorar as capacidades de investigação científica na área da nutrição e suplementação alimentar. Por último, proporcionar novas ferramentas para a prática clínica aos profissionais das diversas áreas da saúde.

Metodologia

A metodologia de ensino utilizada poderá ser a demonstrativa, a expositiva ou a experimental, sempre aferida à unidade curricular em estudo. Algumas unidades curriculares lecionadas por docentes estrangeiras, poderão ser ministradas em inglês.

Destinatários

O curso destina-se a Licenciados em Ciências Farmacêuticas, Farmácia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Biologia, Nutrição e outras áreas afins e profissionais de saúde.

Candidatura e selecção

Candidaturas até 16 de novembro de 2018.

Selecção por ordem de inscrição.



Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

240 Horas

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

Assiduidade - Presença Obrigatória (75% do tempo em aulas);
Discussão de artigos científicos ou casos clínicos (Journal Club) ou exame escrito em cada módulo: (70% da classificação final);
Elaboração de uma Monografia ou Artigo Científico sobre Tema à Escolha em Ortomolecular: (20% da classificação final);
Apresentação oral da monografia ou artigo científico: (10% da classificação final).

Duração e regime

O Curso decorrerá de dezembro de 2018 a dezembro de 2019. As aulas decorrerão, em regra, quinzenalmente às sextas feiras, das 18h00 às 22h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. 

Cronograma

PROVISÓRIO

2018

14 e 15 de Dezembro

2019

11 e 12 de Janeiro

25 e 26 de Janeiro

08 e 09 de Fevereiro

22 e 23 de Fevereiro

08 e 09 de Março

22 e 23 de Março

12 e 13 de Abril

03 e 04 de Maio

17 e 18 de Maio

31 de Maio

1 de junho

14 e 15 de junho

28 e 29 de junho

12 e 13 de Julho

13 e 14 de Setembro

27 e 28 de Setembro

18 e 19 de Outubro

8 e 9 de Novembro

22 e 23 de Novembro

6 de Dezembro

14 de Dezembro

Cronograma provisório; poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Ana Raquel Tavares, Mestre

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestre em Medicina Natural, Faculdade de Medicina, Universidade Santiago Compostela. Pós-graduada em Acupunctura, CEMETEC – Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China. Mestre em Ciências Farmacêuticas.

Cristiane Cominetti, Prof.ª Doutora

Graduação em Nutrição pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2002), mestrado (2006) e doutorado (2010) em Ciência dos Alimentos, Área de Nutrição Experimental, pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas (São Paulo). Atualmente é professora adjunto 3 na Faculdade de Nutrição (FANUT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde (PPG-NUT) da UFG e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde (PPG-CS) da UFG, e Coordenadora de Pesquisa da FANUT/UFG. Foi subcoordenadora e coordenadora pro-tempore do PPG-NUT (2012-2013). É organizadora, em conjunto com a profa. Dra Silvia M. F. Cozzolino, do livro "Bases Bioquímicas e Fisiológicas da Nutrição: nas Diferentes Fases da Vida, na Saúde e na Doença". É líder do grupo de pesquisa "Genômica Nutricional e Alterações Metabólicas Relacionadas às Doenças Crônicas Não-Transmissíveis". Tem experiência na área de Nutrição, com ênfase em Bioquímica da Nutrição e em Avaliação do Estado Nutricional de Populações, atuando principalmente nos seguintes temas:genômica nutricional (nutrigenética), consumo alimentar, estado nutricional, doenças cardiovasculares, obesidade, minerais, 

Ana Rita Silva, Mestre

Licenciada em Ciências da Nutrição em 2007 e Mestranda em Nutrição Clínica, no ISCS Egas Moniz, no Monte de Caparica. Nutricionista na Clínica Regenera no âmbito da nutrição antiinflamatória e anti-cancro.  Realiza ainda consultas orientadas não só para o controlo do peso, mas também da diabetes, disfunção renal, hipertensão e doenças cardiovasculares e hepáticas, aplicadas nas várias fases da vida.

Emília Santos, Profa. Doutora

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Doutorada em Química Analítica, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Porto. Docente do IPSN – ESSVA.

Filomena Trindade, Mestre

Licenciada em Biologia (University of California Santa Cruz, EUA). Licenciada em Medicina (University of California Davis, EUA). Especialista em Medicina Geral e Familiar pelo American Board of Family Medicine (EUA). Mestre em Saúde Pública (San Diego State University, EUA). Graduada pelo American Board of Anti-Aging & Regenerative Medicine Certification (EUA). Faculty member do UCSF/Santa Rosa Residency Program (EUA). Formadora do Institute for Functional Medicine (EUA). Docente e prelectora em diversos congressos e cursos de especialização e de pós-graduação no âmbito da Nutrição, Medicina. Ortomolecular, Medicina Funcional e Medicina Anti-Envelhecimento (Europa e EUA). Médica em diversas clínicas (Portugal e EUA).

Helder Carvalho, Dr.

Licenciatura em Educação Física Saúde e Desporto (2005-ISCS-N - CESPU). Licenciatura em Ciências da Nutrição (2019 - Escola Superior de Biotecnologia – UC). Pós-graduação em Gestão de Ginásios e Health Club (2010 - Universidade Lusofona). Pós-graduado em Terapias Naturais e Complementares (2012 - CESPU). Pós-graduação em Terapêutica Ortomolecular (2014 - CESPU). Nutricionista especialista em Emagrecimento, Nutrição Desportiva e patologias digestivas.  Sócio-Gerente e Diretor Técnico da clinica de nutrição, emagrecimento e tratamentos corporais – Mais Natural (Desde 2010). Professor da CESPU em diversas pós-graduações.

Mara Lucia di Sciascio Fragomeni, Dra.

Cirurgiã Plástica pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Dermatologista pela Academia Brasileira de Dermatologia. Nutróloga pela Associação Brasileira de Nutrologia. Pós Graduada em Medicina Estética pela Sociedade Brasileira de Medicina Estética. American Board of Anti-Aging Medicine pelo Cenegenics Institute-USA.

Marisa Rodrigues Machado, Profa. Doutora

Master em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela. Doutorada em Farmacognosia e Fitoquímica. Pós-Graduada em Epidemiologia e Análise de Dados, Faculdade de Medicina, Universidade Porto. Curso monitor de ensaios clínicos pela Eurotrials. Consultora Técnico-Científica em fitoterapia, nutracêuticos e cosmecêuticos. Docente e coordenadora de Mestrado e Pós-graduações da ESSVA/IPSN-CESPU. Investigadora no IINFACTS/CESPU, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e no CIBIO/FCUP.

Roni Moya, Mestre

Mestre em Biologia Celular e Molecular com ênfase em Imunogenética da Transplantação (Univ. Coimbra). Pós-Graduado em Biomedicina pelo Programa Doutoral Gulbenkian (Inst. Gulbenkian de Ciências). Especialista em Medicina Anti-envelhecimento (Univ. Sevilha, Espanha). Licenciado em Biomedicina (UMC, Brasil). Docente convidado da Universidade Americana de Roma (Itália) e da Universidade de Honolulu (EUA). Docente e preletor em diversos congressos e cursos de especialização e de pós-graduação no âmbito da Nutrição, Medicina Ortomolecular e Medicina Anti-Envelhecimento (Europa, EUA e América Latina). Consultor científico de empresas alimentares, farmacêuticas e de diagnóstico médico na Europa, EUA e América Latina.

Teresa Herdeiro, Profª. Doutora

Licenciada em Ciências Farmacêuticas Especialista em Registos e Regulamentação Farmacêutica Mestre em Engenharia Alimentar Doutorada em Saúde Publica Docente do IPSN - ESSVA.

Outros Docentes Convidados