Introdução

A Implantologia Oral revolucionou a forma de realizar Reabilitação Oral de Pacientes desdentados, a sua procura tem crescido exponencialmente de forma a colmatar as necessidades funcionais e estéticas dos pacientes. O Corpo Docente conta com palestrantes nacionais e internacionais de renome na área, que abordarão temas importantes e necessários para a prática clínica Implantológica baseada em conhecimentos científicos sólidos. Serão abordados temas aliciantes e imprescindíveis para a prática clínica de uma Implantologia científica tais como, Cirurgia Guiada por software informático (Simplant), Cirurgia Piezoeléctrica, Expansão óssea, PRGF. Nesta Pós-Graduação pretende-se que cada aluno coloque 10 implantes em doentes da Unidade Clínica da CESPU, bem como a sua reabilitação com próteses implantosuportadas. Os alunos aprovados recebem um “Diploma Universitário em Implantologia Oral” com Créditos Universitários Europeus atribuídos pelo Instituto Universtário de Ciências da Saúde.

Data de realização do curso

Março de 2018

Áreas de conhecimento

  • Medicina Dentária

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 - CONCEITOS BÁSICOS DE IMPLANTOLOGIA ORAL
UNIDADE CURRICULAR 2 - DIAGNÓSTICO IMAGIOLÓGICO. CONVERSÃO DO CONSULTÓRIO IMAGIOLÓGICO EM CONSULTÓRIO CIRÚRGICO
UNIDADE CURRICULAR 3 - TIPOS DE PRÓTESE SOBRE IMPLANTES. TRATAMENTO MULTIDISCIPLINAR
UNIDADE CURRICULAR 4 - FUNDAMENTOS DA REGENERAÇÃO ÓSSEA GUIADA
UNIDADE CURRICULAR 5 - COMPONENTES PROTÉTICOS, TÉCNICAS DE IMPRESSÃO E ESQUEMAS OCLUSAIS EM IMPLANTOLOGIA ORAL
UNIDADE CURRICULAR 6 - RECONSTRUÇÃO ÓSSEA DE MAXILAS ATRÓFICAS. EXPANSÃO ÓSSEA, TAXA DE SUCESSO DE IMPLANTES IMEDIATOS, CURTOS E INCLINADOS
UNIDADE CURRICULAR 7 - CIRURGIA PIEZO ELÉCTRICA, PRGF
UNIDADE CURRICULAR 8 - FASE DE MANUTENÇÃO. PERIIMPLANTITE. BIFOSFONATOS
UNIDADE CURRICULAR 9 - CIRURGIA AVANÇADA EM IMPLANTOLOGIA
UNIDADE CURRICULAR 10 - CARGA IMEDIATA EM IMPLANTOLOGIA ORAL. CIRURGIA GUIADA
UNIDADE CURRICULAR 11 - ESTÉTICA EM IMPLANTOLOGIA ORAL. COMPLICAÇÕES E FRACASSOS

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/index.php/141458?lang=pt;
Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Impressos para candidatura e inscrição

Ficha Individual de candidatura212 Kbytes Ficha inscrição para eventos64 Kbytes Ficha inscrição para eventos gratuitos63 Kbytes Instruções de preenchimento do Curriculum Vitae (Modelo Europass)160 Kbytes Modelo europass (Format Microsoft word)77 Kbytes Ficha de candidatura251 Kbytes

Observações

APOIOS:

  • SDS
  • 3M
  • Laboratório SORRISO INVULGAR

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Esta Pós-Graduação pretende capacitar o Médico Dentista à incorporação da Implantologia Oral na sua prática clínica diária.
Está dirigida aos profissionais que queiram iniciar-se ou aperfeiçoar-se em cirurgia e reabilitação implantosuportada baseada numa forte componente científica e clínica em pacientes disponibilizados pela instituição.
O aluno no fim do curso é capaz de:

  • Realizar cirurgias de implantes e realizar a sua reabilitação oral Implantosuportada;
  • Implementar terapêutica de manutenção adequada a cada paciente e corrigir complicações que possam surgir nos tratamentos com implantes dentários.

Resumo

A Implantologia Oral revolucionou a forma de realizar Reabilitação Oral de Pacientes desdentados, a sua procura tem crescido exponencialmente de forma a colmatar as necessidades funcionais e estéticas dos pacientes.

Metodologia

Os temas que compõem este curso serão lecionados em aulas teóricas, práticas e seminários, cuja finalidade será fazer uma docência interactiva com o aluno. A maioria dos temas terá uma componente de prática/clínica em pacientes.

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Medicina Dentária ou Medicina Especialidade em Estomatologia.

Candidatura e selecção

Candidaturas Encerradas.

Nº de vagas para o curso

18

Carga horária

Aulas teóricas e práticas laboratoriais: 56 Horas.
Aulas Clínicas: 164 Horas.

Unidades de crédito do curso

25

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 15% da carga horária.
Aprovação na avaliação clínica mensal com pacientes e Exame teórico final de avaliação de conhecimentos.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Março de 2018 a Março de 2019. As aulas decorrerão às sextas e sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 20h00, mensalmente.

Cronograma

PROVISÓRIO
Março de 2018 a Março de 2019
2018
16 e 17 de Março
6 e 7 de Abril
11 e 12 de Maio
8 e 9 de Junho
6 e 7 de Julho
14 e 15 de Setembro
19 e 20 de Outubro
16 e 17 de Novembro
14 e 15 de Dezembro
2019
11 e 12 de Janeiro
15 e 16 de Fevereiro
15 e 16 de Março

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Fernando Guerra, Prof. Doutor

Licenciado, Doutorado e com Agregação pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC). Coordenador do Mestrado Integrado em Medicina Dentária da FMUC. Regente das valências de Prótese Fixa do MIMD da FMUC. Pró-Reitor para a Gestão da Qualidade, Inovação e Relações com o Exterior da Universidade de Coimbra de Outubro de 2004 a Março de 2009. Pró-Reitor para o Projecto das Ciências da Saúde de Maio de 2010 a Fevereiro de 2011. Investigador principal de projectos internacionais na área da Implantologia e materiais de regeneração óssea. Autor de livros, capítulos de livros e artigos em revistas internacionais. Presidente da Direcção-Geral da Associação Académica de Coimbra em 1991/92.

Filomena Salazar, Prof.ª Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCSN e Doutorada pela Universidade de Barcelona, Pós - Graduada em Reabilitação Oral e pelo ISCSN. Professora Auxiliar do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte. Regente das Unidades Curriculares Clinica Cirúrgica e Periodontal III e Estágio de Clínica Geral Dentária do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do ISCSN. Membro da coordenação do Mestrado de Reabilitação Oral do ISCSN.

Germano Rocha, Prof. Doutor

Médico dentista. Doutorado em cirurgia oral e professor associado da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Especialista da Euopean Federation of Oral Surgery Societies (EFOSS). Diretor clinico da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto.

Hugo Campos Leitão, Mestre

Licenciado em Medicina Dentária. Mestre em Periodontologia pela Universidad Internacional da Catalunya - Barcelona. Docente Universitário na Universidade International Catalunya - Barcelona e Universidade Afonso X - Madrid.

João Caramês, Prof. Doutor

Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Pós-graduado em Prostodontia pela New York University College of Dentistry ​USA. Pós-graduado em Implantologia pela New York University College of Dentistry CE - USA. Pós-graduado em Cirurgia Oral pela New York University College of Dentistry CE - USA. Director Clínico e fundador do Instituto de Implantologia®. Prática clínica exclusiva em Implantologia e Reabilitação Oral. Director Clínico da Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Director do Programa de Educação Contínua da New York University College of Dentistry - USA em Portugal. Premiado pela New York University College of Dentistry ​USA com o prémio Alumni. Autor de diversas publicações e conferências em Portugal e no estrangeiro.

João Fontes Pereira, Dr.

Licenciatura em Medicina Dentária pela Universidade Fernando Pessoa. Pós-Graduado em Reabilitação Oral com Implantes pela Faculdade de Medicina do Porto. Especialista Universitário em Periodontologia pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Médico Dentista Especialista em Periodontologia pela Ordem dos Médicos Dentistas. Residência Clínica Dr. Eric Van Dooren - MIS. Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso de Implantes Imediatos – Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Curso de Elevação Atraumática do Seio Maxilar - Colégio de Odontólogos y Estomatólogos de A Coruña. Docente da Pós Graduação Implantologia Oral - IUCS. Coordenador Clinico da Pós Graduação Implantologia Oral - IUCS. Docente do Curso de Fibrina Autóloga no Instituto Universitário de Ciências da Saúde do Norte desde 2014. Professor Assistente da Disciplina de Clinica Cirúrgica e Periodontal I e II, IUCS. Curso de Especialização em Implantologia Oral Universidade de Santiago de Compostela. Formador – Certificado de Competências Pedagógicas – Instituto de Emprego e Formação Profissional. Certificado n F656030/2017. Aluno de Doutoramento no Instituto Universiário de Ciências da Saúde - CESPU. Director Técnico de Medicina Dentária do Hospital António Lopes.

João Paulo Tondela, Dr.

Médico Dentista, licenciado pela FMUC (Faculdade de Medicina/Univ. de Coimbra). Diretor clínico para a área de Implantologia/Cirurgia Assistente de Prostodôncia Fixa e Reabilitação Oclusal do DMDECMF da FMUC. Docente do curso pós-graduado de Reabilitação Oral da FMUC. Membro Ativo da EAO (European Association of Osteointegration). Membro Fundador da Comissão Científica da SPED (Sociedade Port. de Estética Dentária).Conferencista em vários cursos pós-graduados em Implantologia. Conferências e apresentações nacionais e internacionais.

João Rodrigues Sousa, Mestre

Pós Graduado em Implantologia e Reabilitação Oral, Ashman Department of Periodontology and Implant Dentistry, New York University College of Dentistry, New York - USA, de 2004 a 2006. Licenciado em Medicina Dentária pela Instituto Superior de Ciências da Saúde em 2002. Mestre em Biomateriais pela Universidade de Nova Iorque. Assistente convidado implantologia e reabilitação oral no Eastman Dental Institute - Universidade de Londres, desde 2009. Autor e co-autor de diversas comunicações, posters e outras publicações nacionais e internacionais.

José Manuel Mendes, Prof. Doutor

Professor Auxiliar do ISCS-N. Coordenador do Mestrado em Reabilitação Oral e regente das unidades curriculares de Prótese Removível, Oclusão e ATM e Clínica de Reabilitação Oral I e II do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.

José María Cruz de Juan, Mestre

Médico dentista (CESPU 2002). Master en Cirugia Oral, Legal e Implantólogia por la Universidad de Toulousse III (2001-2002). Post-graduate program in Oral Implantology (UCLA-UDICO 2009). Master de Rehabilitación Oral y Prótesis sobre Implantes, Universidad de Loma Linda, Universidad Máimonides (2009). Diploma Universitario de Cirugía Facial , Universidad de Nancy (2004-2005). Acreditaçao em Implantes Cigomaticos, INEPO, São Paulo (2011). Diploma por la ESO en Expansión Ósea Técnica ESBIPRO (2009). Curso Internacional de Lateralizacion del Dentario Inferior - Sao Paulo(2015).Título de Especialista Universitario en ROG y Manejo de Tejidos Blandos , Universidad de Lleida( 2012,2013).

Luís Redinha, Dr.

Médico Dentista pela FMDUL - 1992. Pós-Graduado em Prostodontia pela New York University College of Dentistry - 1997. Assistente convidado do Departamento de Oclusão da FMDUL. Assistente Convidado da Especialização em Prostodontia da FMDUL. Professor convidado do Mestrado em Reabilitação do IUCS. Professor convidado do Mestrado em Implantologia do IUCS. Professor convidado da Especialização em Reabilitação Oral da FMDUP. Co-Autor do Livro "Reabilitação com Implantes Endo-ósseos" - ISBN 9789727574650. Membro do American College of Prostodontists. Fellow do International Team for Implantology. Fellow do International College of Dentists. Fellow da Pierre Fauchard Academy.

Luís Tovim, Mestre

Médico Dentista. Fellow​ de Implantologia Oral e Cirurgia Reconstrutiva ​da Fundacion Pierre Fauchard, com a aprovação da American Academy of Implant Dentistry. Mestrado em Cirurgia Oral e implantologia pela Faculdade Paul Sabatier ​Toulouse 2002. Diploma in Clinical Periodontology ​Outorgado por el Department of Biomaterials ​ Goteborg University. Pós ​ Graduação em Reabilitação Oral e Extra Oral com Implantes Osteointegrados pela Faculdade Medicina da Universidade do Porto. Orador convidado de cursos de cirurgia oral e implantologia da NobelBiocare -Portugal. Prática exclusiva em Cirurgia Oral e Implantologia.

Manuel Neves, Dr.

Médico Dentista, licenciado pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto (FMDUP) em 1981. Pós-Graduação em Reabilitação Oral e Implantologia pela Universidade de Bordéus em 1991. Ex. Docente Universitário na FMDUP e no Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte. Professor Convidado do Mestrado de Reabilitação e Implantes da Universidade de Santiago Compostela. Presidente da Associação Portuguesa de Estética Dentária. ITI Fellow. Membro da Comissão Científica do Curso Integrado de Implantologia ITI, Porto. Autor do Livro Prótese​ sobre Implantes,​ editado pela Bial em 2008. Conferencista nacional e internacional. Autor de conferências nacionais e internacionais na área da Prótese Fixa sobre Dentes e Implantes.

Marco Infante da Câmara, Prof. Doutor

Licenciatura em Medicina Dentária no Instituto Superior de Ciências da Saúde - Norte. Implant Fellowship in Implant Dentistry New York University College of Dentistry NYUCD (USA). Pós graduação em Implantologia Oral e Cirurgia Reconstrutiva pela Fundacion Pierre Fauchard otorgado pela American Academy of Implant Dentistry (Spain). Certificado Universitário de Cirurgia Oral pela Université Paul Sabatier ​Toulouse (France). Diploma Universitário de Cirurgia Maxilofacial pela Université Henri Poincaré ​Nancy (France). Mestrado em Cirurgia Oral no Instituto Superior de Ciências da Saúde ​Norte. Doutoramento na Universidade de Santiago de Compostela. Credenciamento em Implantes Zigomáticos pelo I.N.E.P.O. S.Paulo (Brasil). Curso de Manuseamento de tecidos moles na Etident (Peru). Curso de Oclusão na Prática Clínica – Dr. Luis Redinha. Curso de Especialização em Implantologia oral Universidade de Santiago de Compostela. Professor Auxiliar do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral do Instituto Universitário de Ciênias da Saúde. Regente da unidade curricular de Técnicas de Anestesia e Cirurgia Oral no Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Curso Formação Pedagógica Inicial de Formadores IEFP  certificado nº F655722/2017. Especialista em Cirurgia Oral pela OMD.

Pedro Nicolau, Prof. Doutor

Professor Auxiliar de Prostodoncia Removível na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra. Membro da EAO (European Association for Osseointegration, IADR (International Association for Dental Research). Membro da Comissão Cientifica da Ordem dos Médicos Dentistas. Clínica Privada na Figueira da Foz.

Roque Braz de Oliveira, Dr.

Licenciado em Medicina Dentária. Pós-Graduação em Prostodontia New York University College of Dentistry. Implant fellowship in Implant Dentistry New York University College of Dentistry (NYUCD). Professor Convidado da New York University College of Dentistry. Prática exclusiva de Implantologia Oral e Prostodontia.

Ruben Monteiro, Dr.

Médico Dentista´s Graduação em Periodontologia clínica Internacional. General Dental Council – UK n-º 100603. Diretor Clínico da CMD Dr. Ruben Monteiro. Pós-graduação em Ortodontia – Gnathos Professor auxiliar curso clínico de Ortodontia - Orthoquick. Curso de Implantologia Eastman Dental Institute. Pós- Graduação em Implantologia Oral no Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Docente da Pós-Graduação Implantologia Oral do Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Docente do Curso de Fibrina Autóloga do Instituto Universitário de Ciências da Saúde. Especialista em Implantologia Oral – Universidade de Santiago de Compostela. Colaborador Científico no Curso de especialização em Implantologia Oral -USC. NobelBiocare Speaker. Formador – Certificado de Competências Pedagógicas – Instituto de Emprego e Formação Profissional.

Rudiger Neugebauer

Técnico de Prótese Dentária. Laboratorio DSN Dental solutions network.

Tiago Borges, Dr.

Licenciado em Medicina Dentária pela Faculdade de Medicina Dentária da Universidade do Porto. Especialista Universitário em Implantologia Oral pela Universidade de Santiago de Compostela. Diploma de Estudos Avançados en Odonto-estomatologia pela Universidade de Santiago de Compostela. Mestre em Medicina Dentária, na área da Cirurgia Oral, pela Universidade Católica Portuguesa. Membro Activo da EAO (European Association for Osseointegration). Assistente Convidado da Universidade Católica Portuguesa para as Áreas Disciplinares de Cirurgia Oral e Implantologia Oral. Autor de diversos artigos e publicações em revistas nacionais e internacionais na área da Implantologia Oral. Orador Convidado em cursos e congressos nas áreas da Implantologia Oral e Reabilitação Oral.

Zsolt Kovacs

Técnico de Prótese Dentária. Innovesmile.

Outros Docentes Convidados