Introdução

O Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto, foi desenvolvido de acordo com as competências definidas pela International Federation of Sports Physical Therapy para a área específica da Reabilitação. Este curso tem por principal objetivo, dotar os Fisioterapeutas de conhecimentos e competências necessárias para, de forma proficiente, atuar desde a lesão até à integração do atleta na atividade desportiva.

Tendo em conta a importância do raciocínio clínico baseado na melhor evidência disponível para o desempenho de uma prática atualizada, este curso reúne um corpo formador de excelência, com um currículo diferenciado, inovador e de reconhecimento internacional. Nesta pós-graduação contempla uma estrutura curricular que privilegia a vertente prática proporcionando aos estudantes uma elevada oportunidade de aquisição e reforço de competências intervencionais.

Áreas de conhecimento

  • Fisioterapia

Estrutura curricular

UC 1 - CIÊNCIAS CLÍNICAS AVANÇADAS

Fisiologia do exercício aplicada; Adaptações cardiorespiratórias ao exercício; Fisiopatologia de tecidos moles.

UC 2 - CIÊNCIAS DA PERFORMANCE

Biomecânica aplicada; Treino e performance; Dor no exercício.

UC 3 - AVALIAÇÃO FUNCIONAL EM FISIOTERAPIA

Meios complementares de diagnóstico nas lesões desportivas; Avaliação em ortotraumatologia desportiva; Retorno à competição.

UC 4 - PLANEAMENTO E INTERVENÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO DESPORTO

Emergência e primeiros socorros em campo (inclui SBV c/ DAE - certificação INEM); Raciocínio clínico; Prática baseada na evidência.

UC 5 - TÉCNICAS AVANÇADAS DE FISIOTERAPIA NO DESPORTO

(Terapia manual; Ligaduras funcionais; Exercício terapêutico, Eletroterapia e Protocolos em fisioterapia no desporto

UC 6 - CIÊNCIAS APLICADAS À FISIOTERAPIA NO DESPORTO

(Ética e legislação; Psicologia no desporto; Nutrição; Seminários (onde serão abordados diferentes aspetos fundamentais para o fisioterapeuta que trabalhe com atletas, nomeadamente técnicas cirúrgicas, a intervenção do fisioterapeuta nos diferentes desportos entre outros).

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;
Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Objetivos

O Curso de Pós-Graduação em Fisioterapia no Desporto – Especialização em Reabilitação, tem por principal objetivo, dotar os Fisioterapeutas de conhecimentos e recursos necessários para, de forma proficiente, atuar na recuperação do atleta.

Este curso pretende desenvolver competências avançadas na promoção da participação em atividades físicas de forma segura, aconselhamento e adaptação de intervenções de reabilitação e treino com o objetivo de restaurar a função ótima e contribuir para a melhoria da performance/desempenho desportiva, em atletas de todas as idades e capacidades, enquanto assegura uma prática profissional e ética ao mais alto nível.

A prática de excelência deverá ser baseada na evidência cientifica atual e desenvolvida através do raciocínio clínico no sentido de identificar "deficiências existentes ou potenciais, limitações funcionais e/ou de habilidades ou deficiências que irão direcionar as intervenções de fisioterapia".

Destinatários

Licenciados em Fisioterapia

Candidatura e selecção

Segunda fase de candidaturas até 20 de fevereiro de 2018.

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

240 horas (presenciais)

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

A avaliação de cada unidade curricular (Módulo ou conjunto de módulos integrados numa mesma unidade) será realizada por meio de um exame prático e/ou teórico. O aluno é aprovado com nota igual ou superior a 10 valores.

Duração e regime

Quinta Feira: 18h-22h

Sexta Feira: 9h-13h; 14h-18h

Sábado: 9h-13h; 14h-18h

(a funcionar uma vez por mês)

Cronograma

2018

22, 23 e 24 de fevereiro

22, 23 e 24 de março

19, 20 e 21 de abril

10, 11 e 12 de maio

14, 15 e 16 de junho

12, 13 e 14 de julho

20, 21 e 22 de setembro

18, 19 e 20 de outubro

15, 16 e 17 de novembro

13, 14 e 15 de dezembro

2019

17, 18 e 19 de janeiro
7, 8 e 9 de fevereiro

(Cronograma provisório. Poderá estar sujeito a alterações pontuais)

Corpo docente

Daniel Moreira Gonçalves, Prof. Doutor

Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (a decorrer). Doutoramento em Atividade Física e Saúde, Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, 2012. Licenciado em Desporto e Educação Física, pela FADEUP. Doutorado em Atividade Física e Saúde, pela FADEUP e a frequentar o Mestrado Integrado em Medicina, na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Professor Assistente Convidado, Departamento de Fisiologia e Cirurgia, Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, desde. Pós Doutoramento no CIAFEL – FADEUP. Tem várias publicações cientificas em revistas nacionais e internacionais, orientação de trabalhos de investigação do foro académico e revisor de artigos científicos de diversas revistas cientificas.

João Pedro Araújo , Dr.

Médico especialista em Medicina Física e Reabilitação. Mestrado em Medicina Desportiva pela Real Madrid Graduate School, e extensa formação pós-graduada em instituições internacionais (EUA e no Reino Unido). Integrou o departamento médico do Al Ahli Football Club – Dubai e do Sporting Club de Braga.Cofundador do projeto FootballMedicine® (www.footballmedicine.net). Atualmente lidera a equipa clínica do Al-Jazira Sports Club, no Dubai (EAU).

Luis Mesquita, Dr.

Licenciado em Fisioterapia pela CESPU-ESSVA, e pós-graduado em fisioterapia manual ortopédica pela Curtin University of Technology (Austrália). Performance Specialist pela EXOS, EUA; Performance Mentorship Phase 1 pela EXOS, EUA; Barefoot Rehab® Specialist Certification pela Evidence Based Fitness Academy, EUA; Certified Strength & Conditioning Specialist pela National Strength and Conditioning Association, EUA; Functional Movement Screen Certified (Nível Básico e Avançado) pelo Functional Movement Systems, EUA e Selective Functional Movement Assessment (Nível 1) pelo Functional Movement Systems, EUA. Professor convidado no Mestrado em Treino Desportivo pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Percurso profissional como responsável do departamento Strength and Conditioning for Track & Field, pela EXOS, no Shanghai Research Institute of Sports Science – China. Performance e Rehabilitation Specialist, no Shijiazhuang Everbright Football Club – China, na Clínica FISIOGlobal – Saúde Integral, no Gabinete de Fisioterapia Álvaro Magalhães e no Futebol Clube do Porto.

Nuno Loureiro, Dr.

Licenciado em Medicina pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Pós-graduação em Medicina Desportiva pela Faculdade de Medicina do Porto. Especialista em Medicina Desportiva. Especialista em Medicina Física e de Reabilitação

Relevante atividade científica como palestrante em inúmeros Cursos, Congressos e Reuniões Científicas Nacionais e Internacionais. Professor convidado na Pós-Graduação de Medicina do Exercício e do Desporto da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e da Pós-Graduação de Medicina Desportiva da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Professor convidado do Curso de Medicina da Universidade do Minho. Percurso profissional como médico chefe da 6ª e 7ª Volta a Portugal de Cadetes e 8ª e 9ª Volta a Portugal de Juniores; membro do Departamento Médico de Formação do SC Braga; médico da equipa de Futsal SC Braga/AAUM; diretor clínico do Departamento Médico da Federação Portuguesa de Ciclismo; Co-coordenador do Centro de Medicina Desportiva do Minho – Braga; Key Opinion Leader da Samsung para a área de Ecografia músculo-esquelética; Membro da Comissão Médica do Comité Olímpico de Portugal; Diretor Clínico do Departamento Médico do FC Paços de Ferreira; Classificador Internacional da União Ciclista Internacional (UCI) para o Paraciclismo; Coordenador do Grupo de Interesse em Ecografia Músculo-esquelética da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação e Médico nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro – 2016.

Nuno Nogueira, Prof. Doutor

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Certificado em Osteopatia (CO) pela Escuela de Osteopatia de Madrid. Mestre em Ciências do Desporto - Treino em Alto Rendimento Desportivo pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Doutorado em Fisioterapia na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. Professor adjunto da Licenciatura em Fisioterapia da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa. Professor convidado do Mestrado em Fisioterapia no Desporto da Escola Superior de Saúde do Porto. Professor assistente da Escuela de Osteopatia de Madrid. Prática privada em gabinete próprio e na Federação Portuguesa de Remo. Percurso profissional como fisioterapeuta no Comité Olímpico de Portugal, Federação Portuguesa de Andebol, Associação Académica de Águas Santas, Futebol Clube do Porto, entre outros.

Paulo Barreira, Prof. Doutor

Licenciado em Fisioterapia pela ESSVS - CESPU, Pós-graduado em Fisioterapia no desporto pela Universidade Europeia de Madrid – Real Madrid Estudos Universitários e Doutorado pela Liverpool John Moores University.  Desde Agosto de 2020 até ao presente momento é o responsável pelas estratégias de monitorização e gestão de carga, assim como pelo treino de qualidades físicas (Strength & Conditioning) da equipa principal de futebol do Sporting Clube de Portugal. Autor e co-autor de várias publicações científicas, particularmente no ramo da biomecânica em forças de aceleração, e em lesões musculares no futebol. Do seu percurso profissional conta com a colaboração como docente do curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSVA – CESPU (2008-2011), e como fisioterapeuta em equipas profissionais de futebol: Moreirense FC (2004-2005); Liverpool FC (2011-2014), Al Ahli FC (Dubai 2014-2015), Al Jazira Sports Club (Abu Dhabi 2015-2017) e Arsenal FC (2017-2020).

Pedro Carvalho, Prof. Doutor

Licenciado em Ciências da Nutrição, FCNAUP, 2009. Doutorado em Ciências do Consumo e Alimentar e Nutrição, FCNAUP/FCUP, 2015. Professor Auxiliar Convidado no ISMAI. Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Biotecnologia – Universidade Católica Portuguesa. Professor Auxiliar Convidado na Escola Superior de Desporto e Lazer – Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Consultor Nutricional na SONAE MC. Nutricionista no Futebol Clube do Porto (2008 - 2017). Antropometrista Nivel II, acreditado pela International Society for Advanced Kinanthropometry. Autor e Co-autor de livros artigos e rubricas em revistas nacionais e internacionais. Colaborador no site JN Running, Jornal de Notícias. Nutricionista no CIM – Centro de Inovação Médica.

Rúben Ferreira , Mestre

Licenciado em fisioterapia pela ESSVS - CESPU. Mestrado em Terapia Manual Ortopédica na ESTSP. Formação Complementar diversa em condições músculo-esqueléticas e desporto e é Certified Kinesio Taping Instructor® (CKTI) pela Kinesio Taping Association International (KTAI). Tem várias publicações científicas na área das lesões desportivas e colabora com várias instituições de ensino superior como Professor-assistente universitário. Integrou como fisioterapeuta o departamento médico do SC Braga B, Al Ahli Football Club (Dubai), Al Jazira Sports Club (Abu Dhabi), Seleção Iraniana de Futebol e neste momento é o Coordenador da Unidade de Reabilitação do Sporting Clube de Portugal. É também Cofundador e diretor da Football Medicine®.

Tiago Freitas, Mestre

Licenciado em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão. Mestre em Fisioterapia, Especialização em condições músculo-esqueléticas pela Universidade Nova de Lisboa/Instituto Politécnico de Setúbal. Docente convidado na Licenciatura em Fisioterapia no Instituto Politécnico de Saúde do Norte. Fisioterapeuta responsável na equipa Atlético Voleibol Clube de Vila Nova de Famalicão. Revisor Científico da Musculoskeletal Science & Practice (Manual Therapy Journal). Formador nas áreas da neurofisiologia do sistema nociceptivo e aspetos clínicos da dor; Intervenção da fisioterapia na dor crónica; Sistema nervoso nas disfunções músculo-esqueléticas; Raciocínio Clínico em Fisioterapia; Exercício terapêutico.

Vitor Moreira, Dr.

Coordenador clínico do Sporting Clube de Braga SAD. Médico da Equipa A de Futebol Profissional do SCBraga – SAD. Médico Especialista em Medicina Desportiva, Fisiatria e Neurofisiologia. Diretor Técnico do Serviço de Fisiatria do Hospital Particular de Viana.