Introdução

Os desafios na gestão e administração em saúde passam por conferir às organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que impliquem melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar a gestão de financeira e operacional são uma realidade para todas as organizações e profissionais.

Os gestores em Saúde são responsáveis por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam adequar as suas ações à melhoria da saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora.

No entendimento das problemáticas e da globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências económico-sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.

Data de realização do curso

2018/19

Local(is) de realização

Natal - Brasil e Porto - Portugal

Estrutura curricular

U.C. DIREITO DO TRABALHO E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

U.C. ECONOMIA DA SAÚDE

U.C. FINANCIAMENTO E CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE

U.C. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA SAÚDE

U.C. GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE            

U.C. GESTÃO DE OPERAÇÕES - PRODUÇÃO, LOGÍSTICA, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES EM SAÚDE

U.C. GESTÃO DA INFORMAÇÃO E BUSINESS INTELLIGENCE EM SAÚDE

U.C. GESTÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE

U.C. MARKETING EM SAÚDE

U.C. GESTÃO BASEADA NA EVIDÊNCIA

FORMAÇÃO AVANÇADA EM GOVERNAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE

FORMAÇÃO AVANÇADA EM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM SAÚDE

FORMAÇÃO AVANÇADA EM CONTABILIDADE E CONTROLO DE GESTÃO EM SAÚDE

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento da ficha de candidatura

Curriculo

Fotocópia do Certificado de Habilitações; 

Fotocópia do Passaporte e Cartão Número Fiscal; 

Comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29 / SWIFT - BIC: BCOMPTPL

Impressos para candidatura e inscrição

Fichainscricao BR881 Kbytes Programa Cronograma366 Kbytes

Observações

Entidade Parceira

UNINORTE - UNIÃO COOPERATIVA POLIVALENTE DA REGIÃO NORTE, CRL

OCERN - ORGANIZAÇÃO DAS COOPERATIVAS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

 

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Este Executive Master tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta às novas exigências e contribuir para a eficiência e adequabilidade estratégica das respostas em saúde. Pretende-se mobilizar todos os profissionais de saúde para uma dinâmica de formação ativa e intensiva que englobe a metodologia expositiva, e-learning, resolução de problemas e discussão de casos e debate em contexto de sala de aula, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular foi desenvolvido para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional.

Metodologia

A dinâmica pedagógica do curso pretende mobilizar os profissionais de saúde para uma dinâmica pedagógica ativa e intensiva que engloba uma componente presencial e uma outra à distância.  As metodologia de ensino englobam vertentes expositivas, resolução de problemas, discussão de casos e debate, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular e a sua dinâmica pedagógica foi desenvolvida para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional.

Destinatários

Licenciados em Medicina.

Candidatura e selecção

Candidatura até ao dia 01/09/2018.
Selecção por ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

260 horas (68h presenciais no Brasil + 64h presenciais em Portugal + 128h por videoconferência)

 

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

A avaliação da formação compreende três componentes. Uma componente teórica que englobará a realização de trabalhos escritos e as atividades realizadas em e-learning, uma componente prática que corresponde à elaboração de projeto de intervenção/ação no âmbito da UC de Gestão Baseada na Evidência e uma avaliação prática associada ao período de estágio em Portugal, com a elaboração de um relatório final.

Duração e regime

O curso decorrerá de setembro de 2018 a setembro de 2019. 

Cronograma

setembro de 2018 a setembro de 2019

Corpo docente

Alvaro Rosa, Prof. Doutor

Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.

Ana Pinto Borges, Profa. Doutora

Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.

António Almeida Dias, Prof. Doutor
Lic. e Doutorado em Medicina. Docente Universitário. Director do IPSN e Presidente do Grupo CESPU.
Fernando Neves de Almeida, Mestre

Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA, é MBA e Mestre em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa. Actualmente é Presidente da Associação de antigos alunos do LISBON MBA (Univ. Nova, Univ. Católica e MIT). É autor de vários artigos publicados em inúmeros jornais e revistas e autor de vários livros na área comportamental da Gestão.

João Ferreira Rebelo, Dr.
Luís Cardia, Dr.
Lic. em Medicina Dentária e Mestre em Administração e Gestão de Empresas. Consultor e Docente Universitário nas Áreas da Gestão de Marketing e Gestão da Qualidade.
Luís Pisco, Dr.

Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 – Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.

Pedro Morais, Mestre

Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto.
Desde 2017 Membro do Conselho de Gestão do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto, EPE.
Entre 2014 e 2017 Membro Conselho de Administração, Vogal Executivo da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE.
Entre 2013 e 2014 foi  Director Departamento de Aprovisionamento e Logística e Director Serviço de Aquisições Centro Hospitalar do Porto, EPE.
De 05/2008 a 09/2013 Director Serviço de Aprovisionamento Centro Hospitalar

Miguel Gouveia de Brito, Dr.

Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recurssos Humanos pela UCP. Actualmente é Vogal do Conselho de Administração do CHTS. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.

Nuno Araújo, Mestre

Docente do IPSN-ESSVA. Pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde. Mestre em Ciências Empresariais: Especialidade de Gestão em Saúde. Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Doutorando em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial no ISCTE.

Ricardo Mestre, Dr.
Rui Santos Ivo, Dr.
Ricardo Damas, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas. Docente no IPSN - ESSVA.
Vítor Macedo, Mestre

Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP. Aguarda a marcação da defesa de Tese de Doutoramento em Gestão pela FEP. É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL.

Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.

 

Outros Docentes Convidados