Introdução

O Curso de Pós-Graduação em Terapias Cognitivo-Comportamentais - As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 7ª Edição, pretende dotar os participantes no Curso, para além do suporte teórico, o domínio de amplos aspectos da prática dos modelos cognitivos e comportamentais, bem como proporcionar o conhecimento actualizado das mais recentes inovações no campo das terapias cognitivo-comportamentais e apresentar os aspectos investigacionais das áreas leccionadas.

Data de realização do curso

Dezembro de 2017

Estrutura curricular

Unidade Curricular 1 

Fundamentos das Terapias Comportamental e Cognitiva. Paradigmas e Origem. Processo Psicoterapêutico. Dos Modelos aos Processos de Mudança. O modelo Cognitivo Beckiano e as Intervenções Cognitivo-Comportamentais. Suposições Fundamentais do Modelo. Terapia Cognitivo-Comportamental e Regulação Emocional. Esquemas Emocionais. 

Unidade Curricular 2 

Modelos Teóricos, Avaliação e Protocolo de Intervenção Cognitivo-Comportamental nas Perturbações de Personalidade – a Terapia Focada nos Esquemas; na Perturbação de Pânico e/ou Agorafobia; na Fobia Social em Adolescentes e Adultos; na Perturbação Obsessivo-Compulsiva; na Depressão; nas Perturbações do Comportamento Alimentar; e nas Perturbações Psicóticas.

Unidade Curricular 3 

Terapias Contextuais – Introdução.

Curso de Introdução ao Mindfulness: Teoria, Prática e Aplicações Clínicas. Mindfulness e Neurociências.

Avaliação e Intervenção Cognitivo-Comportamental na Perturbação Borderline de Personalidade – a Terapia Dialéctica Comportamental.

Curso de Introdução à Terapia de Aceitação e Compromisso (ACT): Modelo, Processos Básicos e Prática.

Modelos Evolucionários e Teoria das Mentalidades Sociais - Implicações Clínicas. O Modelo Biopsicossocial de Paul Gilbert. Vergonha, Autocriticismo. Terapia Focada na Compaixão.

Unidade Curricular Complementar - (Mindfulness - semi-retiro)

Acreditação(ões)

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 7ª Edição tem o patrocínio científico da Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC); é reconhecida e acreditada por esta Associação, através da valorização das horas lectivas durante o processo de acreditação para Psicoterapeuta Cognitivo-Comportamental pela APTC.

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 7ª Edição tem o patrocínio científico da Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM). O Curso de Introdução ao Mindfulness leccionado durante o Curso de Pós-Graduação é reconhecido pela APM, desde que frequentadas pelo menos 7 sessões e um semi-retiro de 6h.

Foi solicitado Patrocínio Científico do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 7ª Edição à Ordem dos Médicos (OM).

Foi solicitada a acreditação do Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 7ª Edição à Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao;
Fotocópia do Cartão de Cidadão (opcional); 
Comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

  • Ordem dos Médicos (OM)
  • Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP)
  • Associação Portuguesa de Terapia do Comportamento (APTC)
  • Associação Portuguesa para o Mindfulness (APM)

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso de Pós-Graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental – As Três Gerações da Terapia do Comportamento – 7ª Edição, pretende dotar os participantes no Curso, para além do suporte teórico, o domínio de amplos aspectos da prática dos modelos comportamentais e cognitivos. Igualmente, é um objectivo fundamental proporcionar o conhecimento actualizado, quer das mais recentes inovações teóricas e da prática clínica quer investigacionais das áreas leccionadas no campo das terapias cognitivo-comportamentais.

Os aspectos da articulação entre a teoria e prática, a discussão de casos clínicos, a demonstração das estratégias terapêuticas através de role-play e a supervisão dos casos clínicos apresentados pelos formandos durante as sessões, constituirão a base estruturante do curso. Pretende-se que o aluno adquira os conhecimentos suficientes para a elaboração e concretização de um plano terapêutico de acordo com os modelos cognitivo-comportamentais nas áreas clínicas focadas no Curso. A estruturação do Curso exigirá assim uma participação muito activa dos formandos.

Destinatários

Licenciados em Psicologia e Medicina. Outros destinatários serão considerados após avaliação curricular.

Candidatura e selecção

2ª fase de Candidaturas até 08/12/2017.
Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

35

Carga horária

160 Horas + 6 Horas

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 25% de carga horária. 
Aprovação em exame final e avaliação em prática ao longo do curso.

Duração e regime

O curso decorrerá de dezembro de 2017 a dezembro de 2018. As aulas decorrerão aos sábados das 9h30 às 13h30 e das 14h30 às 18h30 (quinzenalmente).

Cronograma

PROVISÓRIO

dezembro de 2017 a dezembro de 2018

16 de dezembro de 2017

13 e 27 de janeiro de 2018

10 e 24 de fevereiro de 2018

10 e 24 de março de 2018

07 e 21 de abril de 2018

12 e 26 de maio de 2018

16 e 30 de junho de 2018

Julho-Agosto 2018 (interrupção para estudo e férias)

01,15 e 29 de setembro de 2018

13 e 27 de outubro de 2018

10 e 17 de novembro de 2018

Dezembro 2018- (15-12-2018 e 22-12-2018: exame e entrega de diplomas)

Corpo docente

José Pinto Gouveia, Prof. Doutor

Médico Psiquiatra. Doutorado em Psicologia Clínica FPCEUC. Ex. Chefe de Serviço de Psiquiatria dos HUC. Prof. Catedrático da FPCEUC Jubilado.

Serafim Carvalho, Prof. Doutor
Médico Psiquiatra. Doutorado em Psicologia Clínica FPCEUC. Assistente Hospitalar Graduado Psiquiatria do HML. Prof. Auxiliar Convidado do ISCS-N.
Marina Cunha, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Professora Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga.

Ana Galhardo, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Professor Auxiliar no Instituto Superior Miguel Torga.

Paula Castilho, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Prof. Auxiliar da FPCEUC.

Cláudia Ferreira, Profª. Doutora

Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Prof. Auxiliar da FPCEUC.

Daniel Rijo, Prof. Doutor

Doutorado em Psicologia Clínica FPCEUC. Prof. Auxiliar da FPCEUC.

Marcela Matos, Prof. Doutora
Doutorada em Psicologia Clínica FPCEUC. Investigadora do CINEICC.
Inês Guimarães, Drª.

Psicóloga Clínica.  Teacher in Training in Mindfulness Based Stress Reduction (MBSR), Center for Mindfulness, University of Massachusetts Medical School (UMASS).

Paulo Pimentel, Dr.

Psicólogo Clínico. Doutorando na FPCEUC. Investigador do CINEICC.