Introdução

A Fitoterapia adquiriu grande importância como uma ferramenta terapêutica para profissionais de saúde, tanto por razões sociais, pois tende-se a usar terapias menos agressivas, tanto pelo aumento da base de conhecimento científico que a suporta. Por estes motivos, os profissionais necessitam de um bom conhecimento das plantas medicinais e das suas substâncias ativas, bem como protocolos a serem seguidos na prática desta disciplina.

A pesquisa e investigação científica têm de facto mostrado a importância do uso de plantas medicinais através do recurso a fitoterápicos , suplementos nutricionais, nutracêuticos e cosmecêuticos. O uso adequado e racional destes produtos por profissionais prescritores da área da saúde permite benefícios aos doentes e utentes, pois a utilização da dose terapêutica, o conhecimento da ação farmacológica, dos efeitos secundários e das reações adversas é fator fundamental para a sua correta utilização com os melhores efeitos terapêuticos esperados.

A Pós-Graduação segue as orientações europeias reguladoras de medicamentos e suplementos alimentares e no seu programa inclui conhecimentos e investigação de especialistas de diferentes áreas clínicas ligadas à fitoterapia. Desta forma, a PG fornece uma visão integrada de cuidados de saúde e proporciona aos alunos formação abrangente para o uso clínico das plantas medicinais sob padrões de qualidade, eficácia e segurança.

Data realização do curso

Outubro de 2017

Estrutura curricular

U.C.1 – Introdução e Fundamentos de Fitoterapia Clínica 
U.C.2 - Farmacognosia e Fitoquímica Avançada
U.C.3 - Fitofarmacologia Avançada
U.C.4 - Fitoterapia Aplicada ao Sistema Nervoso Central
U.C.5 - Fitoterapia Aplicada ao Sistema Músculo-Esquelético e Osteoarticular
U.C.6 - Fitoterapia Aplicada ao Aparelho Gastrointestinal e Digestivo
U.C.7 - Fitoterapia Aplicada no Aparelho Cardiovascular
U.C.8 - Fitoterapia Aplicada no Aparelho Geniturinário
U.C.9 - Fitoterapia Aplicada no Sistema Respiratório e Órgãos dos Sentidos
U.C.10 - Fitoterapia Aplicada em Oncologia
U.C.11 - Fitoterapia Aplicada no Envelhecimento Ativo
U.C.12 - Fitoterapia Aplicada nos Distúrbios Metabólicos, Excesso de peso e Obesidade
U.C.13 - Fitoterapia aplicada a praticantes de atividade física e atletas.
U.C.14 - Fitoterapia Aplicada em Pediatria
U.C.15 - Fitoterapia Aplicada à Dermatologia e Cosmetologia
U.C.16 - Óleos Essenciais e Aromaterapia
U.C.17 - Noções de Fitoterapia Chinesa
U.C.18 - Investigação Aplicada à Fitoterapia Clínica Avançada

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura https://inscricoes.cespu.pt/index.php/141458?lang=pt ;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional);
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Este curso tem como objetivo proporcionar ao aluno conhecimentos sobre a questão da prescrição de plantas medicinais e de fitoterápicos baseados em evidências científicas e clínicas atualizadas, enfatizando o conteúdo fitofarmacológico, sempre pautada na ética da profissão e visando o bem estar do paciente.

1. Conhecer os fundamentos básicos da Fitoterapia Clínica;
2. Conhecer as características bioquímicas e fisiológicas, assim como as indicações farmacológicas dos fitoterápicos;
3. Desenvolver capacidade crítica e sensibilidade clínica na prescrição de fitoterápicos e suplementos nutricionais nas diversas patologias;
4. Aprimorar as capacidades de investigação científica na área da Fitoterapia Clinica Avançada;
5. Proporcionar novas ferramentas para a prática clínica aos profissionais das diversas áreas da saúde.

Destinatários

O curso destina-se a Licenciados em Medicina, Ciências Farmacêuticas, Farmácia, Enfermagem, Fisioterapia, Biologia, Nutrição e outras áreas afins e profissionais de saúde.

Candidatura e selecção

Candidaturas até 29 de Setembro de 2017.
Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

240 Horas

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

1. Assiduidade - Presença Obrigatória (75% do tempo em aulas);
2. Discussão de artigos científicos ou casos clínicos (Journal Club) ou exame escrito em cada módulo;
3. Elaboração de uma Monografia ou Artigo Científico sobre Tema à Escolha em Fitoterapia;
4. Apresentação oral da monografia ou artigo científico.

Duração e regime

Pós-laboral, sextas-feiras das 18-20h e sábados 9-13h e 14-18h, podendo estar sujeito a ligeiras alterações, com uma frequência quinzenal.

Cronograma

2017

27 e 28 de Outubro

10 e 11 de Novembro

24 e 25 de Novembro

15 e 16 de Dezembro

2018

12 e 13 de Janeiro

26 e 27 de Janeiro

2 e 3 de Fevereiro

16 e 17 de Fevereiro

2 e 3 de Março

16 e 17 de Março

6 e 7 de Abril

20 e 21 de Abril

4 e 5 de Maio

18 e 19 de Maio

8 e 9 de Junho

22 e 23 de Junho

6 e 7 de Julho

14 e 15 de Setembro

28 e 29 de Setembro

12 e 13 de Outubro

O cronograma provisório; poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

Ana Raquel Tavares, Mestre
Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestre em Medicina Natural, Faculdade de Medicina, Universidade Santiago Compostela. Pós-graduada em Acupunctura, CEMETEC – Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China. Mestre em Ciências Farmacêuticas.
André Dourado, Mestre
Licenciado em Biologia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mestre em Medicina Natural, Faculdade de Medicina, Universidade Santiago Compostela.
Carla Santos

Mestrado em Ciências Farmacêuticas. Pós-Graduação Universitária em Terapias Naturais e Complementares. Desenvolve atualmente funções de Investigação e Desenvolvimento no Departamento Técnico da Dietmed/Theralab.

Emília Santos, Profa. Doutora
Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Doutorada em Química Analítica, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestrado Integrado em Medicina – a realizar. Faculdade de Medicina, Universidade Porto. Docente do IPSN – ESSVA.
Helder Carvalho, Dr.

Licenciatura em Educação Física Saúde e Desporto (2005-ISCS-N - CESPU).  Frequenta a licenciatura em Ciências da Nutrição (Escola Superior de Biotecnologia - UC). Pós-graduação em Gestão de Ginásios e Health Club (2010 - Universidade Lusofona). Pós-graduado em Terapias Naturais e Complementares (2012 - CESPU). Curso Avançado em Fitoterapia e Homeopatia (2012 - DIETMED). Pós-graduação em Terapêutica Ortomolecular (2014 - CESPU).  Instrutor de Fitness - Especializado – Gestão de Ginásio e Academias (2008). Naturopata especialista em Saúde Desportiva e Emagrecimento.  Sócio-Gerente e Diretor Técnico da clinica de emagrecimento e terapias naturais – Mais Natural (Desde 2010). Sócio-Gerente da clinica de estética, emagrecimento e fisioterapia – Bodysense Beauty & Medical Spa (2009-2013). Preparador Físico. Professor de várias modalidades de Fitness. Professor de Educação Física.

Joana Pinheiro, Dra.

Pós-graduação em Terapêutica Ortomolecular (CESPU). Licenciatura em Ciências da Nutrição na Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Exerce a Nutrição Clínica em Diversas Clínicas e Termas. Restauração Coletiva, elaboração de ementas. Palestrante de congressos, palestras, workshops e conferências na área da nutrição, para diversos destinatários, promovidas por várias entidades.Várias publicações na área da Nutrição Funcional.

Larry Ibarra, Dr.

Curso de Medicina Tradicional Chinesa (2011-2012), China Academy of Chinese Medical Sciences, Beijing (China). Diversas Formações de Especialização em MTC com Joan Duveen e Prof. Shu Lan Tang (2014), Shenzhou Open University of TCM, Amesterdão, Holanda. Beijing International Acupuncture Training Center of China Academy of Chinese Medical Sciences. Estudos Avançados de Farmacologia em Ginecologia, Medicina Interna e Medicina Externa de MTC (2011). Curso de Fitoterapia de Medicina Chinesa com Prof. Wu Qi, (2009-2010), Sun Simiao Medical Arts, Porto (Portugal).  Curso Avançado de Acupunctura e Moxabustão, (2003)  Universidade de MTC de Guangzhou, Guangzhou (China).  Curso de Acupunctura e Moxabustão, (2000-2003), Escuela Latinoamericana de MTC, Santiago, Chile. Especialização em Medicina Interna, Ginecologia e Ortopedia e Traumatologia de MTC com Prof. Peng Xuming, (2003), Escuela Latinoamericana de MTC, Santiago, Chile. Diretor e Formador IEETC, Instituto Europeu de Estudos Tradicionais Chineses IEETC, Porto (Portugal). Coordenador do Curso de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) Clássica e Moderna. Coordenador e Formador do Curso de Tai Chi Chuan (Tai ji quan) Tradicional. Investigador e Tradutor de Literatura Médica Chinesa Clássica e Moderna. Coordenador dos Cursos de Filosofia Tradicional Chinesa (Yi Jing, Feng Shui, Ba Zi, Mian Xiang e Nei Dan). Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Portugal e Chile (Desde 2000). Tradutor de Literatura Médica Chinesa Clássica e Moderna e Filosofia Chinesa. Treinador de Tai Chi Chuan (Tai Ji Quan) Tradicional. Membro da equipa de Investigação em MTC do Ministério da Saúde do Chile (2002-2004).

Mário Tinoco, Dr.

Curso de Termografia Clínica pela International Thermography (2015-2016). Pós-Graduação em Terapias Naturais e Complementares (2013-2014). Licenciatura com Mestrado integrado em Medicina Dentária (2012). Curso de Medicina Tradicional Chinesa incompleto (2004-2007). Naturopatia e Estudos Naturais (UAMA – Barcelona) (2002-2004). Vários cursos de formação na área das Terapias Não Convencionais. Atualmente a exercer todas as especialidades da Naturopatia (desde 2003) e Medicina Dentária generalista (desde Novembro de 2012) ao utente geral, com predomínio em medicina oral, homeopatia, naturopatia e acupunctura, com maior foco em pediatria, sistema nervoso e alterações emocionais e patologias osteoarticulares.

Marisa Rodrigues Machado, Profa. Doutora
Licenciada e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). Mestre em Tecnologia do Medicamento na especialidade de Farmacologia pela FFUC. Doutorada em Farmácia pela FFUC. Docente dos cursos de Farmácia e Marketing Farmacêutico da ESSVA/IPSN-CESPU. Investigadora do Centro de Estudos Farmacêuticos da FFUC e do CITS-IPSN. Consultora Científica.
Mónica Zuzarte, Mestre
Licenciada em Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Mestre em Biotecnologia Vegetal, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra. Pós-graduada Medicamentos e Produtos de Saúde à Base de Plantas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Doutoranda em Biologia, Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Raquel Costa, Dra.
Especializada em Aromaterapia.
Roni Moya, Mestre
Mestre em Biologia Celular e Molecular com ênfase em Imunogenética da Transplantação (Univ. Coimbra). Pós-Graduado em Biomedicina pelo Programa Doutoral Gulbenkian (Inst. Gulbenkian de Ciências). Especialista em Medicina Anti-envelhecimento (Univ. Sevilha, Espanha). Licenciado em Biomedicina (UMC, Brasil). Docente convidado da Universidade Americana de Roma (Itália) e da Universidade de Honolulu (EUA). Docente e prelector em diversos congressos e cursos de especialização e de pós-graduação no âmbito da Nutrição, Medicina Ortomolecular e Medicina Anti-Envelhecimento (Europa, EUA e América Latina). Consultor científico de empresas alimentares, farmacêuticas e de diagnóstico médico na Europa, EUA e América Latina.
Ricardo Novais, Dr.

Pós-Graduação Universitária em Terapias Naturais e Complementares. Pós-graduação em Análises Clínicas. Licenciatura em Ciências Farmacêuticas. Farmacêutico e Analista Clínico por mais de 8 anos. Atualmente exerce funções de Naturopata e Terapêuta Nutricional, fazendo recurso a dieta curativa.

Rute Castro, Mestre

Mestre em Ciências Farmacêuticas pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde – Norte. Curso de Valorização do Aconselhamento Farmacêutico nas Principais Patologias da Pele por Bata Branca. Pós-graduada em Indicação Farmacêutica na Pele pelo Instituto Pharmcare. Pós-graduada em Atualização em Medicamentos Homeopáticos pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa. Farmacêutica do Departamento Técnico da Theralab.

Silvia Palas, Dra.

Master em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santiago de Compostela/ 2010 a 2012. Curso de Formação especializada em Geriatria e Gerontologia /2003 a 2004. Certificação no Protocolo Nutricional GAPS (Gut and Psychology Syndrome) / 2015. Terapeuta ocupacional e Naturopata / 2012 ao presente.

Teresa Herdeiro, Profª. Doutora
Licenciada em Ciências Farmacêuticas Especialista em Registos e Regulamentação Farmacêutica Mestre em Engenharia Alimentar Doutorada em Saúde Publica Docente do IPSN - ESSVA
Vera Moura, Mestre

Pós-graduação em Medicina Tradicional Chinesa pelo ICBAS (2011-2013). Mestrado em Nutrição Clínica pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (2008-2010). Licenciatura em Enfermagem pela Escola Superior de Enfermagem Calouste Gulbenkian da Universidade do Minho (2007). Terapeuta na área da Medicina Natural em diversas clínicas. Consultora e formadora em Homeopatia, Nutracêuticos e MTC. Formadora no Curso Profissional de Técnico Auxiliar de Saúde desde 2012.