Introdução

Os desafios na gestão e administração em saúde passam por conferir às organizações maior flexibilidade, eficiência e inovação. Novas abordagens que impliquem melhorar a acessibilidade, melhorar os ganhos em saúde, melhorar a gestão de financeira e operacional são uma realidade para todas as organizações e profissionais.

Os gestores em Saúde são responsáveis por esta dinâmica de inovação e criatividade, e na complexidade da sua tomada de decisão devem incorporar competências que lhes permitam adequar as suas ações à melhoria da saúde, para uma gestão e administração eficaz, motivadora e mobilizadora.

No entendimento das problemáticas e da globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências económico-sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a melhoria da saúde da população.

Data realização do curso

Novembro de 2017

Estrutura curricular

U.C. DIREITO DO TRABALHO E LEGISLAÇÃO EM SAÚDE

U.C. ECONOMIA DA SAÚDE

U.C. FINANCIAMENTO E CONTRATUALIZAÇÃO EM SAÚDE

U.C. GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS NA SAÚDE

U.C. GESTÃO DA QUALIDADE EM SAÚDE            

U.C. GESTÃO DE OPERAÇÕES - PRODUÇÃO, LOGÍSTICA, EQUIPAMENTOS E INSTALAÇÕES EM SAÚDE

U.C. GESTÃO DA INFORMAÇÃO E BUSINESS INTELLIGENCE EM SAÚDE

U.C. GESTÃO ESTRATÉGICA EM SAÚDE

U.C. MARKETING EM SAÚDE

U.C. GESTÃO BASEADA NA EVIDÊNCIA

 

FORMAÇÃO AVANÇADA EM GOVERNAÇÃO E POLÍTICAS DE SAÚDE

− Políticas e Sistemas de Saúde - Inovação e Reformas do Sistema de Saúde;

− Administração Pública, Gestão e Governação em Saúde;

− Nova Gestão Pública e Governação Clínica;

− Organização e Funcionamento do Sistema de Saúde Português;

− Política do Medicamento/Setor Farmacêutico.

 

FORMAÇÃO AVANÇADA EM AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO EM SAÚDE

− Modelos e Teorias da Avaliação de Desempenho;

− Indicadores de Desempenho e Performance dos Serviços de Saúde;

− SIADAP;

− Ciclo de Avaliação de Desempenho e seus determinantes;

− Objetivos e Indicadores de Desempenho.

 

FORMAÇÃO AVANÇADA EM CONTABILIDADE E CONTROLO DE GESTÃO EM SAÚDE

− Noções de Contabilidade;

− Demonstrações Financeiras;

− Balanços, Análise de rácios/Du Pont;

− Ciclos de Operações/Abordagem Funcional;

− Fundo Maneio, Cash-Flow;

− Controlo de Gestão.

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao

Curriculum Vitae;

Fotocópia do Certificado de Habilitações; 

Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão (opcional); 

Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT 50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Informação e contactos

CESPU-Formação

Rua Central de Gandra, 1317

4585-116 Gandra - Paredes

Tel. 224 157 174/06

info@formacao.cespu.pt

www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Este Executive Master tem como objetivo desenvolver competências de gestão e administração em saúde que permitam uma resposta às novas exigências e contribuir para a eficiência e adequabilidade estratégica das respostas em saúde. Pretende-se mobilizar todos os profissionais de saúde para uma dinâmica de formação ativa e intensiva que englobe a metodologia expositiva, e-learning, resolução de problemas e discussão de casos e debate em contexto de sala de aula, reunindo um grupo de docentes privilegiado. O seu plano curricular foi desenvolvido para profissionais que desempenhem funções de Gestão em Unidades de Saúde, publicas ou privadas, ou que identifiquem a Gestão como uma mais valia no seu projeto de desenvolvimento profissional

 

Metodologia

As aulas terão uma componente presencial e outra de e-learning.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.

Candidatura e selecção

Candidatura até ao dia 20 de outubro de 2017

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

246 horas (180 horas presenciais + 66 horas de e-learning e seminários)

 

Unidades de crédito do curso

30

Duração e regime

O curso decorrerá de novembro de 2017 a novembro de 2018. As aulas estão previstas decorrer à sexta-feira, das 18h às 22h ao sábado, das 9h às 13h e das 14h às 18h (quinzenalmente).

 

Cronograma

2017

10 e 11 de Novembro

24 e 25 de Novembro

15 e 16 de Dezembro

2018

12 e 13 de Janeiro

26 e 27 de Janeiro

2 e 3 de Fevereiro

16 e 17 de Fevereiro

2 e 3 de Março 

16 e 17 de Março

6 e 7 de Abril

20 e 21 de Abril

4 e 5 de Maio

18 e 19 de Maio

8 e 9 de Junho

22 e 23 de Junho

6 e 7 de Julho

14 e 15 de Setembro

28 e 29 de Setembro

12 e 13 de Outubro

26 e 27 de Outubro

9 e 10 de Novembro

O cronograma provisório; poderá estar sujeito a alterações pontuais.

Corpo docente

António Almeida Dias, Prof. Doutor
Lic. e Doutorado em Medicina. Docente Universitário. Director do IPSN e Presidente do Grupo CESPU.
Américo Afonso, Prof. Doutor
Lic. e Doutorado em Medicina Dentária pela FMDUP. Ex - Director e Presidente do Conselho de Administração do Hospital de São Marcos. Presidente do Conselho de Administração da Clínica Particular de Barcelos.
Ana Pinto Borges, Profa. Doutora
Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.
Alvaro Rosa, Prof. Doutor
Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.
Carlos Alberto Silva, Dr.
Licenciado em Economia. Ex-Vogal do Conselho de Administração H. Sto António. Director Geral da ELNOR.
Fernando Neves de Almeida, Mestre
Licenciado em Gestão de Recursos Humanos e Psicologia do Trabalho pelo ISLA, é MBA e Mestre em Gestão pela Universidade Católica de Lisboa. Actualmente é Presidente da Associação de antigos alunos do LISBON MBA (Univ. Nova, Univ. Católica e MIT). É autor de vários artigos publicados em inúmeros jornais e revistas e autor de vários livros na área comportamental da Gestão.
Flora Moura Teixeira da Silva, Prof.ª Doutora

Desde 2012 - Vogal executiva - ULS Guarda.

De Julho de 2008 a Novembro de 2012 - Gestora do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS)-Entidade Reguladora da Saúde.

De Fevereiro de 2006 a Junho de 2012 - Coordenadora do grupo de trabalho para a implementação do SIADAP, na ARS Norte

De Fevereiro de 2004 a Janeiro de 2006 -  Gestora da Delegação Regional Norte - INEM.

De Março de 2003 a Janeiro de 2004 -  Chefe do Serviço de Aprovisionamento da ARS- Norte.

De Janeiro de 1999 a Fevereiro de 2003 - Directora do Departamento de Administração Geral - H.S.João

De Agosto de 1996 a Dezembro de 1998  - Chefe de Repartição e Assessora do Vogal do CA - ARS Norte

Doutoramento - Universidade de Santiago de Compostela (departamento de Pedagogia)

Pós Graduação em Administração Pública (Universidade do Minho)

Licenciatura em Gestão de Recursos Humanos  - ISLA

Isabel Araújo, Profª. Doutora

Docente do IPSN-ESSVA. Enfermeira Especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. Doutora em Ciências de Enfermagem - Universidade do Porto. Directora/ Coordenadora Departamento Enfermagem ESSVA.

Luís Cardia, Dr.
Lic. em Medicina Dentária e Mestre em Administração e Gestão de Empresas. Consultor e Docente Universitário nas Áreas da Gestão de Marketing e Gestão da Qualidade.
Luís Pisco, Dr.
Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 – Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.
Pedro Morais, Mestre

Responsável Aprovisionamento e Logística do Centro Hospitalar do Porto

Marta do Carmo, Mestre

Desde fevereiro de 2015 - Jurista no Departamento de Estudos e Regulação Económica da Entidade Reguladora da Saúde, Porto.

De fevereiro de 2005 a setembro de 2006 - Advogada/Jurista no Gabinete Jurídico e de Contencioso do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, E.P.E., Penafiel

Jurista/Membro do Grupo PFR, no âmbito do projeto de Acreditação Internacional da Joint

Comission International - Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, E.P.E., Penafiel.

De setembro de 2001 a novembro de 2010 - Advogada em gabinetes de advocacia de Lisboa, Porto e Matosinhos.

De outubro de 2010 a dezembro de 2013 - Faculdade de Direito da Universidade do Porto - Mestrado em Direito, Ciências Jurídico – Económicas.

De outubro de 2011 a janeiro de 2013 - Católica Porto Business School, Universidade Católica Portuguesa - MBA Internacional em Gestão, Finanças e Marketing.

De outubro de 2009 a maio de 2010 - Centro de Estudos de Direito Público e Regulação (CEDIPRE), Universidade de Coimbra – Pós Graduação em Regulação Pública e Concorrência.

De setembro de 2007 a julho de 2006 - Escola de Direito do Porto, Universidade Católica Portuguesa – Pós Graduação em Direito.

De setembro de 1996 a setembro de 2001 - Faculdade de Direito da Universidade do Porto – Licenciatura em Direito.


Miguel Gouveia de Brito, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recurssos Humanos pela UCP. Actualmente é Vogal do Conselho de Administração do CHTS. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.
Nuno Araújo, Mestre
Docente do IPSN-ESSVA. Pós-graduado em Gestão de Unidades de Saúde. Mestre em Ciências Empresariais: Especialidade de Gestão em Saúde. Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Doutorando em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial no ISCTE.
Vítor Macedo, Mestre
Licenciado em Economia pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, onde frequenta o Doutoramento em Ciências Empresariais. Foi Administrador-Delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante e Vogal do C.A. do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E. Actualmente, exerce as mesmas funções no Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. É co-autor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”.
Ricardo Damas, Dr.
Licenciado em Gestão de Empresas. Pós-Graduado em Gestão de Empresas – Especialização em Marketing Mestrando em Gestão de Empresas. Docente no IPSN - ESSVA.
Outros Docentes Convidados