Introdução

As Terapias Naturais e Complementares têm vindo a tornar-se mundialmente populares não só entre consumidores de produtos de saúde e doentes, mas também entre profissionais de saúde. A Lei nº 71/2013 publicada a 2 de setembro de 2013, que regulamenta a Lei n.º 45/2003, de 22 de Agosto relativamente ao exercício profissional das atividades de aplicação de terapêuticas não convencionais, vem reforçar a necessidade de se apostar em formação nas referidas Terapêuticas Não Convencionais,  descritas como diversos sistemas, práticas e produtos médicos e de cuidados de saúde que atualmente não são considerados parte da medicina convencional mas promovem o bem-estar e melhoram a saúde e qualidade de vida do Indivíduo.

De facto, a tendência nos últimos anos tem sido a de uma maior responsabilidade assumida pelas pessoas, em relação à sua própria saúde. Neste sentido, e porque a população está cada vez mais informada e embora exista evidência científica que comprove a validade das atualmente reconhecidas terapias não convencionais, o profissional de saúde que procure formação avançada em Terapias Naturais e Complementares baseada em evidência e conhecimento científico e clínico, farão a diferença na saúde do indivíduo.

A Pós-Graduação em Terapias Naturais e Complementares visa a integração dos diferentes sistemas terapêuticos na abordagem da saúde, nomeadamente da Terapia Nutricional, Naturopatia, Fitoterapia, Homeopatia, Terapias e Técnicas Orientais (Medicina Tradicional Chinesa, Aromaterapia, Acupuntura, Auriculoterapia, entre outras) e demais Terapias e Técnicas Complementares (Aromaterapia, Micoterapia, Florais, Terapêutica Ortomolecular, Ozonoterapia, entre outras).

Pretende-se que os profissionais de saúde desenvolvam e aprofundem conhecimentos e competências que lhe permitam realizar uma Terapêutica Integrativa.

Data de realização do curso

Novembro 2016

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Cardiopneumologia
  • Podologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Análises Clínicas e de Saúde Pública
  • Nutrição
  • Marketing Farmacêutico
  • Bioquímica
  • Ciências Biomédicas
  • Dietética

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 – TERAPIA NUTRICIONAL

UNIDADE CURRICULAR 2 – FITOTERAPIA

UNIDADE CURRICULAR 3 – HOMEOPATIA

UNIDADE CURRICULAR  4 – NATUROPATIA

UNIDADE CURRICULAR 5 – TERAPIAS ORIENTAIS:

- Introdução Medicina Tradicional Chinesa,

- Acupuntura,

- Auriculoterapia,

- Reflexologia,

- Fitoterapia Chinesa.

UNIDADE CURRICULAR  6 – TÉCNICAS E TERAPIAS COMPLEMENTARES:

- Óleos Essenciais e Aromaterapia,

- Micoterapia,

- Florais,

- Introdução à Terapêutica Ortomolecular

- Ozonoterapia

UNIDADE CURRICULAR 7 – INVESTIGAÇÃO E DESENVOLVIMENTO EM TERAPIAS NATURAIS E COMPLEMENTARES

 

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura https://inscricoes.cespu.pt/formacao;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão opcional);
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Impressos para candidatura e inscrição

Ficha Individual de candidatura143 Kbytes Ficha inscrição para eventos129 Kbytes Ficha inscrição para eventos gratuitos120 Kbytes Instruções de preenchimento do Curriculum Vitae (Modelo Europass)160 Kbytes Modelo europass (Format Microsoft word)77 Kbytes

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

A presente pós-graduação pretende:

- promover conhecimentos na área das Terapias Naturais e Complementares, nomeadamente no que se refere à Terapia Nutricional, Fitoterapia, Homeopatia, Naturopatia e Terapias Orientais nomeadamente na Medicina Tradicional Chinesa, Acupunctura, Auriculoterapia, Fitoterapia Chinesa, Reflexologia.

- promover conhecimentos que permitam aplicar Técnicas e Terapias Complementares como  os Óleos Essenciais e a Aromaterapia, Micoterapia, Florais, Terapêutica Ortomolecular, Ozonoterapia, entre outras.

- desenvolver e aprofundar conhecimentos e competências fundamentais para a manipulação, aplicação e aconselhamento de medicamentos e de outros produtos de saúde à base de plantas, medicamentos homeopáticos, suplementos alimentares, nutracêuticos e cosmecêuticos.

- proporcionar conhecimentos multidisciplinares de evidência clínica e científica que permitam fundamentar a aplicação das referidas técnicas e terapêuticas.

Metodologia

A Pós-Graduação em Terapias Naturais e Complementares está organizada em unidades curriculares, cada uma com conteúdos programáticos específicos.
O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, aulas teórico-práticas, seminários e conferências.

Destinatários

Licenciados em Medicina, Ciências Farmacêuticas, Farmácia, Marketing Farmacêutico, Enfermagem e outras áreas afins e profissionais da área da saúde.

Candidatura e selecção

Candidaturas até 30/10/2016

Ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

250 Horas

Unidades de crédito do curso

30

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação a todos as unidades curriculares com exame e/ou realização de trabalho. Aprovação no trabalho final produzido no módulo de Investigação e Desenvolvimento em Terapias Naturais e Complementares. A condição de Aproveitamento uma classificação igual ou superior a 50%.

Duração e regime

O Curso decorrerá de novembro de 2016 a novembro de 2017. As aulas decorrerão às sextas, das 18h00 às 22h00, aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (quinzenalmente).

Cronograma

2016

25 e 26 de Novembro

2 e 3 de Dezembro

16 e 17 de Dezembro

2017

13 e 14 de Janeiro

27 e 28 de Janeiro

10 e 11 de Fevereiro

17 e 18 de Fevereiro

3 e 4 de Março

17 e 18 de Março

31 de Março

1 de Abril

21 e 22 de Abril

5 e 6 de Maio

19 e 20 de Maio

2 e 3 de Junho

7 e 8 de Julho

21 e 22 de Jullho

8 e 9 de Setembro

22 e 23 de Setembro

13 e 14 de Outubro

27 e 28 de Outubro

10 e 11 de Novembro

24 e 25 de Novembro 


O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Ana Raquel Tavares, Mestre

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestre em Medicina Natural, Faculdade de Medicina, Universidade Santiago Compostela. Pós-graduada em Acupunctura, CEMETEC – Centro de Enseñanza de la Medicina Tradicional China. Mestre em Ciências Farmacêuticas.

André Dourado, Mestre

Licenciado em Biologia, Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mestre em Medicina Natural, Faculdade de Medicina, Universidade Santiago Compostela.

Emília Santos, Profa. Doutora

Licenciada em Ciências Farmacêuticas, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Doutorada em Química Analítica, Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra. Mestrado Integrado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade Porto. Docente do IPSN – ESSVA.

Helder Carvalho, Dr.

Licenciatura em Educação Física Saúde e Desporto (2005-ISCS-N - CESPU). Licenciatura em Ciências da Nutrição (2019 - Escola Superior de Biotecnologia – UC). Pós-graduação em Gestão de Ginásios e Health Club (2010 - Universidade Lusofona). Pós-graduado em Terapias Naturais e Complementares (2012 - CESPU). Pós-graduação em Terapêutica Ortomolecular (2014 - CESPU). Nutricionista especialista em Emagrecimento, Nutrição Desportiva e patologias digestivas.  Sócio-Gerente e Diretor Técnico da clinica de nutrição, emagrecimento e tratamentos corporais – Mais Natural (Desde 2010). Professor da CESPU em diversas pós-graduações.

José Malta, Dr.

Licenciado em Enfermagem pela Escola Superior Enfermagem Ana Guedes. Diplomado em Medicina Tradicional Chinesa, Massagem e Terapias Holísticas. Diretor da Escola de Terapias Naturais - Voz do Silêncio. Professor adjunto na Escola Superior de Enfermagem do Porto. Coordenador do projeto Voz dos Sonhos. Coordenador no Instituto de Formação em Enfermagem. Investigador em MTC, Massagem e Terapias Holísticas.

Larry Ibarra, Dr.

Curso de Medicina Tradicional Chinesa (2011-2012), China Academy of Chinese Medical Sciences, Beijing (China). Diversas Formações de Especialização em MTC com Joan Duveen e Prof. Shu Lan Tang (2014), Shenzhou Open University of TCM, Amesterdão, Holanda. Beijing International Acupuncture Training Center of China Academy of Chinese Medical Sciences. Estudos Avançados de Farmacologia em Ginecologia, Medicina Interna e Medicina Externa de MTC (2011). Curso de Fitoterapia de Medicina Chinesa com Prof. Wu Qi, (2009-2010), Sun Simiao Medical Arts, Porto (Portugal).  Curso Avançado de Acupunctura e Moxabustão, (2003)  Universidade de MTC de Guangzhou, Guangzhou (China).  Curso de Acupunctura e Moxabustão, (2000-2003), Escuela Latinoamericana de MTC, Santiago, Chile. Especialização em Medicina Interna, Ginecologia e Ortopedia e Traumatologia de MTC com Prof. Peng Xuming, (2003), Escuela Latinoamericana de MTC, Santiago, Chile. Diretor e Formador IEETC, Instituto Europeu de Estudos Tradicionais Chineses IEETC, Porto (Portugal). Coordenador do Curso de Medicina Tradicional Chinesa (MTC) Clássica e Moderna. Coordenador e Formador do Curso de Tai Chi Chuan (Tai ji quan) Tradicional. Investigador e Tradutor de Literatura Médica Chinesa Clássica e Moderna. Coordenador dos Cursos de Filosofia Tradicional Chinesa (Yi Jing, Feng Shui, Ba Zi, Mian Xiang e Nei Dan). Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Portugal e Chile (Desde 2000). Tradutor de Literatura Médica Chinesa Clássica e Moderna e Filosofia Chinesa. Treinador de Tai Chi Chuan (Tai Ji Quan) Tradicional. Membro da equipa de Investigação em MTC do Ministério da Saúde do Chile (2002-2004).

Marisa Rodrigues Machado, Profa. Doutora

Master em Medicina Natural pela Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela. Doutorada em Farmacognosia e Fitoquímica. Pós-Graduada em Epidemiologia e Análise de Dados, Faculdade de Medicina, Universidade Porto. Curso monitor de ensaios clínicos pela Eurotrials. Consultora Técnico-Científica em fitoterapia, nutracêuticos e cosmecêuticos. Docente e coordenadora de Mestrado e Pós-graduações da ESSVA/IPSN-CESPU. Investigadora no IINFACTS/CESPU, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e no CIBIO/FCUP.

Raquel Costa, Mestre

 Especialista em Medicina Tradicional Chinesa, Homeopata, Aromaterapeuta. Prática em consultório de Consultas na área da Medicina Tradicional Chinesa, Homeopatia e Aromaterapia em Clinica de Medicinas Orientais- Aromas Aqua Spa.

Formadora na área da Aromaterapia, Homeopatia e Medicina Chinesa.

Pós-graduação em Medicamentos e produtos de saúde à base de plantas da faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Pós-graduação de Medicina Tradicional Chinesa – Heidelberg School of Cinese Medicine.

Especialização em Medicina Tradicional Chinesa - ICBAS Porto.

Roni Moya, Mestre

Mestre em Biologia Celular e Molecular com ênfase em Imunogenética da Transplantação (Univ. Coimbra). Pós-Graduado em Biomedicina pelo Programa Doutoral Gulbenkian (Inst. Gulbenkian de Ciências). Especialista em Medicina Anti-envelhecimento (Univ. Sevilha, Espanha). Licenciado em Biomedicina (UMC, Brasil). Docente convidado da Universidade Americana de Roma (Itália) e da Universidade de Honolulu (EUA). Docente e preletor em diversos congressos e cursos de especialização e de pós-graduação no âmbito da Nutrição, Medicina Ortomolecular e Medicina Anti-Envelhecimento (Europa, EUA e América Latina). Consultor científico de empresas alimentares, farmacêuticas e de diagnóstico médico na Europa, EUA e América Latina.

Teresa Herdeiro, Profª. Doutora

Licenciada em Ciências Farmacêuticas Especialista em Registos e Regulamentação Farmacêutica Mestre em Engenharia Alimentar Doutorada em Saúde Publica Docente do IPSN - ESSVA.