Introdução

Odontopediatria é uma área específica da Medicina Dentária dedicada à Saúde Oral de bebés, crianças e adolescentes, com implicações em várias áreas da Medicina nomeadamente a pediatria. As medidas preventivas são fundamentais para o desenvolvimento sadio da criança. Um acompanhamento precoce permite à criança a desmistificação e familiarização com o ambiente médico dentário, tornando-se colaborante e participativa na promoção da sua Saúde Oral. Sabendo que o Mundo é das crianças, é para elas a nossa atenção, devendo proporcionar o melhor acompanhamento Médico Dentário a nível científico e emocional que vise conforto e segurança em todas as fases de desenvolvimento, físico e psicológico. Para tal vamos proporcionar aos interessados um corpo docente qualificado com professores nacionais e estrangeiros nomeadamente de Espanha, Bélgica e França incluindo áreas como a terapia da fala, a nutrição, fisioterapia, a pediatria e a psicologia.

Data de realização do curso

Março de 2016

Áreas de conhecimento

  • Medicina Dentária

Estrutura curricular

  • MÓDULO 1 - DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DA CRIANÇA I
  • MÓDULO 2 - DIETA, NUTRIÇÃO E FLUOTERAPIA
  • MÓDULO 3 - SEMIOLOGIA, DIAGNÓSTICO E PLANO DE TRATAMENTO EM ODONTOPEDIATRIA
  • MÓDULO 4 - MATERIAIS DENTÁRIOS. TRATAMENTOS CONSERVADORES
  • MÓDULO 5 – ORTODONTIA INTERCEPTIVA E FUNCIONAL
  • MÓDULO 6 – CRIANÇAS ESPECIAIS. TERAPÊUTICA MEDICAMENTOSA
  • MÓDULO 7 – DOENÇAS DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA. PERIODONTOLOGIA INFANTIL
  • MÓDULO 8 – TRAUMATISMO DENTÁRIO REABILITACÃO ORAL
  • MÓDULO 9 – CIRURGIA E SEDAÇÃO CONSCIENTE
  • MÓDULO 10 – DISCUSSÃO DE CASOS CLÍNICOS

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).

Impressos para candidatura e inscrição

Ficha Individual de candidatura143 Kbytes Ficha inscrição para eventos129 Kbytes Ficha inscrição para eventos gratuitos120 Kbytes Instruções de preenchimento do Curriculum Vitae (Modelo Europass)160 Kbytes Modelo europass (Format Microsoft word)77 Kbytes

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
Avenida Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Telefone: +351 224 157 100 (Chamada para a rede fixa nacional)

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

  • Proporcionar aos Médicos Dentistas bases fundamentais de conhecimento científico teórico e prático em Odontopediatria.
  • Promover a aquisição de conhecimentos indispensáveis para o atendimento de bebés, crianças e adolescentes.
  • Compreender, diagnosticar, traçar planos de tratamento e prever prognósticos sobre as patologias odontopediátricas.
  • Relacionar a odontopediatria com outras áreas da medicina e medicina dentária.

Resumo

Odontopediatria é uma área específica da Medicina Dentária dedicada à Saúde Oral de bebés, crianças e adolescentes, com implicações em várias áreas da Medicina nomeadamente a pediatria. As medidas preventivas são fundamentais para o desenvolvimento sadio da criança. Um acompanhamento precoce permite à criança a desmistificação e familiarização com o ambiente médico dentário, tornando-se colaborante e participativa na promoção da sua Saúde Oral.

Metodologia

Os temas que compõem este curso serão leccionados em aulas teóricas, práticas e seminários, cuja finalidade será fazer uma docência interactiva com o aluno. Alguns dos temas terão uma componente de prática/clínica.

Destinatários

Licenciados ou Mestres em Medicina Dentária e Licenciados em Medicina especialistas em Estomatologia por Universidades Portuguesas ou por outras Universidades com habilitação legalmente equivalente.

Candidatura e selecção

2ª fase de Candidaturas até ao dia 26 fevereiro de 2016.

Ordem de Inscrição, Análise Curricular Académica e Profissional.

Nº de vagas para o curso

16

Carga horária

150 Horas

Unidades de crédito do curso

15

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 15% da carga horária. No final do curso haverá uma prova de avaliação final.

Duração e regime

O curso decorrerá de março de 2016 a janeiro de 2017. As aulas decorrerão à sexta-feira das 14h às 19h e das 20h às 24h e ao sábado das 09h às 14h, mensalmente.

Cronograma

PROVISÓRIO

11 e 12 de março de 2016;
22 e 23 de abril de 2016;

20 e 21 de maio de 2016;

24 e 25 de junho de 2016;

22 e 23 de julho de 2016;

23 e 24 de setembro de 2016;

21 e 22 de outubro de 2016;

11 e 12 de novembro de 2016;

09 e 10 de dezembro de 2016;

13 e 13 de janeiro de 2016

O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

José Carlos Caldas, Prof. Doutor

Professor Auxiliar do IUCS. Licenciado e Doutorado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Regente de  unidades curriculares nas áreas de avaliação psicológica  (Unidades Curriculares de Introdução à Avaliação Psicológica e Introdução às Técnicas Psicométricas, respetivamente dos 2º e 3º anos da Licenciatura em Psicologia do IUCS e de Avaliação Neuropsicológica e Avaliação Psicológica em Contextos de Saúde, do 1º ano do Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia do IUCS)  e na área da relação e comunicação médico-doente (Unidade Curricular Relação Médico-Doente: psicologia, comportamento e técnicas de comunicação, do 3º ano da Licenciatura em Ciências Biomédicas do IUCS). Vice-Presidente do Conselho Científico do IUCS e da Comissão Coordenadora do Mestrado em Psicologia da Saúde e Neuropsicologia. Investigador do CINTESIS.

Filomena Salazar, Prof.ª Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCSN e Doutorada pela Universidade de Barcelona, Pós - Graduada em Reabilitação Oral e pelo ISCSN. Professora Auxiliar do Serviço de Medicina e Cirurgia Oral do Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte. Regente das Unidades Curriculares Clinica Cirúrgica e Periodontal III e Estágio de Clínica Geral Dentária do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do ISCSN. Membro da coordenação do Mestrado de Reabilitação Oral do ISCSN. 

Cristina Coelho, Prof.ª Doutora
Licenciada em Medicina Dentária. Doutorada em Odontologia na Especialidade de Microbiologia Oral. Docente do IPSN e ISCN.
Luis Monteiro, Prof. Doutor

Doutoramento em Patologia e Ciências Forenses. Mestrado em Aplicações Laser em Odontostomatologia. Mestrado em Oncologia. Curso de Especialização em Cirurgia Oral. Licenciatura em Medicina Dentária. Professor Associado do IUCS-CESPU. Responsável pelas Unidades de Biopatologia em Medicina Dentária do IUCSCESPU. Coordenador da UNIPRO do IUCS – CESPU. Coordenador da Pós-Graduação em Medicina Oral e Patologia Oral do IUCS-CESPU. Coordenador da Pós-Graduação em Aplicações Laser Oral do IUCS-CESPU. Investigador da UNIPRO do IUCS – CESPU.

Paulo Rompante, Prof. Doutor
Professor Auxiliar do ISCS-N. Licenciado em Medicina Dentária pelo ISCSN Doutorado pela Universidade de Barcelona. Regente da unidade curricular de Medicina Dentária Preventiva e Comunitária do 2º ano do Curso de Medicina Dentária do ISCSN.
Teresa Vale, Profa. Doutora
Professora Auxiliar do ISCS-N. Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCSN Doutorada pela Universidade de Barcelona. Regente da unidade curricular de Clínica Odontopediátrica III do 5º ano do Curso de Medicina Dentária do ISCSN. Membro da Comissão de Coordenação do Mestrado em Ortodontia do ISCSN.
Joaquim Moreira, Prof. Doutor

Prof. Associado do IUCS; Licenciado em Medicina e Cirurgia pela Universidade do Porto; Doutorado em Odontologia pela Universidade de Lille II – França; Diretor do Departamento de Ciências Dentárias do IUCS; Regente da unidade curricular de Odontopediatria do 3º ano de MIMD

José Manuel Mendes, Prof. Doutor

Professor Auxiliar do ISCS-N. Coordenador do Mestrado em Reabilitação Oral. Regente das unidades curriculares de Prótese Removível, Oclusão e ATM e Clínica de Reabilitação Oral I e II do Mestrado Integrado em Medicina Dentária.

Ana Paula Lobo, Profa. Doutora

Professora Auxiliar do IUCS. Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCSN. Doutorada pela Universidade de Barcelona. Regente da unidade curricular Clinica Odontopediátrica I do 4 ano. Docente das unidades curriculares de Odontopediatria do 3 ano e Clinica Odontopediátrica II do 4 ano.

Cristina Manzanares, Profa. Doutora

Doutoramento em Medicina. Professora Titular da Universidade de Barcelona e clínica na área.

Aline Gonçalves, Mestre

Licenciada em Medicina Dentária pelo ISCS-Norte, 2002; Mestre em Ortodontia pelo ISCS-Norte, 2009; Assistente Convidada de Clínica Odontopediátrica II e III no Mestrado Integrado em Medicina Dentária do IUCS; Docente da Pós-Graduação em Ortodontia Intercetiva Odontopediátrica do IUCS; Docente da Pós-Graduação em Clínica Integrada Odontopediátrica do IUCS; Docente do Curso de Mestrado em Ortodontia do IUCS 

Orlanda Torres, Prof. Doutora

Licenciada em Medicina Dentária pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde do Norte (ISCS-Norte).
Doutorada pela Universidade de Barcelona.
Professora auxiliar do serviço de Medicina Dentária Conservadora do Instituto Universitário de Ciências da Saúde, CESPU - Portugal (IUCS).
Regente da Unidade Curricular de Materiais Dentários do Mestrado Integrado de Medicina Dentária do IUCS.
Docente do Curso de Pós-Graduação em Endodontia do IUCS.

José Alberto Coelho, Dr.

Médico Dentista. Pós-Graduação em Implantologia Oral, na FMDUL - Faculdade de Medicina Dentária da Universidade de Lisboa. Pós-Graduação na Universidade Thomas Jefferson / ICBAS em Oncologia. Pós-Graduação em DTM (Disturbio Temporomandibular), Kentucky University. Assistente de Reabilitação Oral e Oclusão e ATM do curso de Medicina Dentária do ISCSN. Aluno de Doutoramento na Universidade de Barcelona.

Francisco Cunha, Dr.

Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP); Especialista em Pediatria, Sub-especialista em Cuidados Intensivos Pediátricos; Formador em Suporte Avançado de Vida Pediátrico no Grupo de Reanimação Pediátrico, reconhecido pelo European Resuscitation Council; Doutorado em "Investigação Clínica e Serviços de Saúde" pela FMUP; Professor Auxiliar convidado do ISCS-N; Professor Auxiliar convidado do Instituto de Ciências da Saúde da Universidade Católica (Porto); Coordenador do Atendimento Permanente Pediátrico do Hospital Cuf Porto.

Ana Leão, Dra.
Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP.
Andreia Antunes, Dra.
Fisioterapeuta.
Isabel Bento, Dra.

Licenciatura em Ciências Farmacêuticas (Ramo de Análises Químico-Biológicas). Licenciatura em Ciências Farmacêuticas (Direcção Técnica de Farmácia). Título de Especialista em Análises Clínicas, pela Ordem dos Farmacêuticos.

David Casimiro Andrade, Prof. Doutor

Professor Associado da FMDUP. Responsável pelo Curso de Especialização em Odontopediatria da FMDUP. Prática clínica em Medicina Dentária. Especialista em Odontopediatria. 

José Aparicio, Dr.

Pediatra.