As novas reformas passam por adaptar e perceber novos conceitos de gestão conferindo às organizações maior flexibilidade, eficiência, rigor perspectivando-se que a resolução dos vários problemas têm solução no empenhamento e competência dos profissionais e na qualidade dos seus cuidados.
As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. As novas reformas passam por adaptar e perceber novos conceitos de gestão conferindo às organizações maior flexibilidade, eficiência, rigor perspectivando-se que a resolução dos vários problemas têm solução no empenhamento e competência dos profissionais e na qualidade dos seus cuidados.
No presente já não basta ser um profissional tecnicamente competente. Também é cada vez mais necessária a formação em áreas afins e multidisciplinares, que se revelam essenciais e uma oportunidade única para o profissional compreender e integrar-se na complexidade das organizações a que pertence, conseguindo assim adequar o seu desempenho e competência às evoluções organizacionais e culturais que tem ocorrido nos anos mais recentes. Desta forma, a aquisição de conhecimentos e competências na área da gestão de unidades de saúde é, portanto, um imperativo para todos os profissionais da saúde que desejam manter-se actualizados sobre a evolução das políticas na sua área profissional mas também para aqueles que pretendem envolver-se ativamente nos processos de mudança em curso.
Sem querer esgotar a problemática e a globalidade dos sistemas de saúde nas suas exigências sociais, pretende-se contribuir para o desenvolvimento de opções estratégicas que envolvam as questões de saúde e as suas políticas contribuindo para um sistema de cuidados de qualidade para a saúde da população.
novembro de 2015
Unidade Curricular 1 - Epidemiologia e Saúde Pública
Unidade Curricular 2 - Sistemas de Saúde
Unidade Curricular 3 - Bioética e Gestão
Unidade Curricular 4 - Gestão e Administração em Saúde
Unidade Curricular 5 - Novos Desafios na Saúde
Unidade Curricular 6 - Investigação em Saúde
Unidade Curricular 7 - (Enfermeiros) - Gestão e Administração de Serviços de Enfermagem
Unidade Curricular 8 - Estratégia e Gestão
Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura (50 euros).
CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt
As mudanças, operadas nos últimos anos, na área da saúde tem criado a necessidade de os profissionais se manterem particularmente atentos às implicações que tais alterações produzem no exercício da sua actividade. As novas reformas passam por adaptar e perceber novos conceitos de gestão conferindo às organizações maior flexibilidade, eficiência, rigor perspectivando-se que a resolução dos vários problemas têm solução no empenhamento e competência dos profissionais e na qualidade dos seus cuidados.
O plano pedagógico desenvolve-se em aulas teóricas, e teórico-práticas.
Licenciados em Medicina, Enfermagem e outras áreas da Saúde, em Gestão, Economia, Direito e todos os Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos nesta área.
Segunda fase de candidaturas até 12 de novembro de 2015
Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.
30
276 Horas
31
O número de faltas não poderá exceder 20 % da carga horária.
Aprovação em todas as unidades curriculares, sendo condição de aproveitamento uma classificação igual a 50%.
O curso decorrerá de novembro de 2015 a novembro de 2016. As aulas decorrerão às sextas-feiras, das 18h às 22h e aos sábados, das 9h às 13h e das 14h às 18h (quinzenalmente).
PROVISÓRIO
novembro de 2015 a novembro de 2016
2015
27 e 28 novembro
11 e 12 dezembro
2016
08 e 09 janeiro
22 e 23 janeiro
12 e 13 fevereiro
26 e 27 fevereiro
11 e 12 março
18 e 19 março
8 e 9 de abril
15 e 16 abril
06 e 07 maio
20 e 21 maio
03 e 04 junho
17 e 18 junho
01 e 02 julho
22 e 23 julho
09 e 10 setembro
23 e 24 setembro
14 e 15 outubro
21 e 22 outubro
4 e 5 de novembro
18 e 19 de novembro
2 e 3 de Dezembro
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.
Licenciada em Ciências Farmacêuticas Especialista em Registos e Regulamentação Farmacêutica Mestre em Engenharia Alimentar Doutorada em Saúde Publica Docente do IPSN - ESSVA.
Doutoramento em Economia. Licenciado em Economia e Mestre em Contabilidade pela FEP e Mestre em Engenharia de Serviços e Gestão pela FEUP. É coautor do livro “Gestão Hospitalar – Manual Prático”, editado pela LIDEL. Docente na FEP. Anteriormente, foi docente no ISCAC/CBS, vogal do C. A. do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, E.P.E. e do Hospital Padre Américo – Vale do Sousa, E.P.E., administrador-delegado do Hospital de São Gonçalo – Amarante, diretor-geral e diretor financeiro/controlo de gestão em empresas dos setores da construção civil, indústria metalomecânica, distribuição de produtos petrolíferos e distribuição grossista.
Licenciado em Gestão pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto. Mestrado em Gestão. Desde 2017 Membro do Conselho de Gestão do Centro Materno Infantil do Norte, Centro Hospitalar do Porto, EPE. Entre 2014 e 2017 Membro Conselho de Administração, Vogal Executivo da Unidade Local de Saúde do Alto Minho, EPE. Entre 2013 e 2014 foi Director Departamento de Aprovisionamento e Logística e Director Serviço de Aquisições Centro Hospitalar do Porto, EPE. De 05/2008 a 09/2013 Director Serviço de Aprovisionamento Centro Hospitalar
Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder da RPL,Lda
Mestrado em Engenharia e Gestão de Sistemas de Informação na Universidade do Minho. Licenciatura em Tecnologias e Sistemas de Informação pela UM. Certificação em Information Technology Infrastructure Library (ITIL V3 Foundation), pelo Examination Institute for Information Science (EXIN). Associado do IT Service Management Fórum (ITSMF) Portugal. Diretor do Serviço de Gestão de Tecnologias e Sistemas de Informação desde Março de 2016, do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE (CHAA). Líder do Grupo Gestão da Comunicação e da Informação (MCI) do Processo de Acreditação Hospitalar do CHAA pelo referencial da Joint Commission International. Membro do Grupo Dinamizador da Qualidade do CHAA.
Natural de Macau é doutorado em Gestão Estratégica. Actualmente, é Professor Auxiliar na Escola de Gestão do ISCTE- Instituto Universitário de Lisboa. Os seus interesses de investigação são corporate governance; qualidade e gestão de serviços de saúde, nomeadamente, na área de governação dos serviços de saúde.
Doutorado em Gestão pelo ISCTE-IUL, Mestre em Ciências Empresariais, pós-graduado em Estudos Avançados em Gestão Geral Estratégia e Desenvolvimento Empresarial e com um Master em Gestão de Unidades de Saúde. Enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação e com título de especialista em Ciências de Enfermagem. Professor Adjunto da Instituto Politécnico da Saúde Norte e Professor Convidado do Instituto Superior Politécnico de Benguela. Coordenador dos cursos executivos da área da Gestão em Saúde da CESPU. É investigador associado da BRU-IUL (Business Research Unit - ISCTE). Consultor internacional nas áreas da Gestão, Administração e Economia da Saúde em projetos da Cooperação EuropeAid e perito da European Quality Assurance in Vocational Education and Training.
Doutorada em Economia pela Faculdade de Economia do Porto. Economista da Entidade Reguladora da Saúde. Professora Universitária. Publicações internacionais no âmbito da regulação e da economia da saúde.
Presidente do Conselho de Administração da CESPU Saúde. Vogal do Conselho de Administração na CESPU Diagnóstico, SA. Gerente da Anjos da Noite – Serviços Médicos Noturnos, Lda. Presidente do Conselho de Administração da TrueClinic, SA. Administrador do Hospital Particular de Barcelos. Doutorando em Ciências Empresariais na Universidade Portucalense – Infante D. Henrique. Curso de Mastering Health Care Finance – International Executive Program na Institute of Health Economics and Management da Universidade de Lausanne, em parceria com a Harvard Medical School e o Hospital Geral de Santo António. Mestrado em Economia e Gestão da Saúde na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra. MBA pela Escola Europeia de Negócios e uma Pós-Graduação em Economia e Gestão da Saúde, pela FEUC. Curso de Formação Avançada em Gestão de Recursos Humanos pela UCP. Licenciado em Gestão de Empresas pela UCP. Foi administrador delegado do Hospital da Misericórdia de Paredes, Vogal executivo do Conselho de Administração do Hospital Padre Américo - Vale do Sousa, Consultor da Administração Regional de Saúde do Norte, Administrador do Grupo Unimed. No início da carreira foi Manager da Deloitte & Touch Portugal e Director Coordenador da Playlife (Benetton Portugal), tendo administrado também empresas como a Panike, no sector de produção alimentar e a Building Mind, na área da construção.
Médico Dentista. Professor Catedrático da Faculdade de Medicina Dentária da U. Porto. Presidente do Conselho de Administração no Hospital de S. Marcos – Braga (2002-2005); na Clínica Particular de Barcelos (2005-2012); no Hospital da Misericórdia de Paredes (2009-2011) e no Centro Hospitalar do Médico Ave – CHMA (2013-2016). Director Clínico da FMDUP. PósGraduação em Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde, pela CESPU. Curso de Formação Avançada em Gestão Hospitalar, pela PBS. Consultor na área da Gestão para a Saúde.
Chefe de Serviço de Medicina Geral e Familiar no Centro de Saúde da Foz do Arelho. Director do Instituto da Qualidade em Saúde de Abril de 1999 a Outubro de 2005. Coordenador da Missão para os Cuidados de Saúde Primários de 12 de Outubro de 2005 a 14 de Abril de 2010. Presidente da Direcção (Janeiro 99 Junho 2009) da Associação Portuguesa dos Médicos de Clínica Geral. Membro da Direcção da Sociedade Europeia de Medicina Familiar (2001 a 2007). Fellow do Royal College of General Practitioners e da Associação Mundial de Médicos de Família (WONCA). Professor convidado na Universidade Lusófona e no Instituto Superior de Ciências Sociais e Politicas. Sócio fundador e membro da Direcção da Sociedade Portuguesa para a Qualidade na Saúde.
Professor Associado com agregação, pertence ao corpo docente do Departamento de marketing, operações e gestão geral da Escola de Gestão do ISCTE – IUL. É investigador e docente nas áreas da estratégia, qualidade e gestão intercultural. É, ainda, um interessado na temática das culturas de gestão asiáticas. Presentemente, é diretor do mestrado em gestão internacional do ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa.
Licenciada em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, com Especialização em Administração Hospitalar pela Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa, é doutoranda em Saúde Pública na Especialidade de Política, Gestão e Administração de Saúde, na mesma instituição, e exerce funções atualmente como investigadora também na ENSP/UNL, no Grupo de Investigação dedicado às Políticas e Administração de Saúde, na linha de investigação sobre Contratualização em Saúde. Integra a Direção da Associação Portuguesa para a Promoção da Saúde Pública (APPSP) e a Comissão Científica do Prémio de Boas Práticas em Saúde da Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH). A experiência profissional mais relevante centra-se no estudo e reflexão sobre as políticas de saúde, em parceria com os principais stakeholders no setor da saúde em Portugal, tendo desenvolvido, no âmbito do grupo de investigação que integra, diversos projetos de investigação, designadamente, na área do financiamento e contratualização em cuidados de saúde primários e hospitalares, em cuidados continuados integrados, em cuidados oncológicos, VIH/sida, entre outros, e, também, na área do apoio à formação e capacitação para a contratualização interna dos órgãos intermédios de gestão de unidades hospitalares, em contexto nacional e internacional. Tem também participado, ativamente, no desenvolvimento e aplicação de diversos métodos e técnicas qualitativas de investigação e colaborado com a Direcção-Geral da Saúde (DGS), o Observatório Português dos Sistemas de Saúde (OPSS), a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH), a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), entre outras organizações.