Introdução

A ferida pode surgir em consequência de vários fatores traumáticos: químicos, físicos e/ou mecânicos, mas necessitará sempre de uma eficaz avaliação e intervenção para que cicatrize de forma efetiva. Para minimizar o impacto que sempre provocará na qualidade de vida da pessoa, é necessário que a intervenção efetuada seja técnica, científica e farmacologicamente bem executada. Os cuidados à pessoa com ferida são muito diferenciadas podendo levar-nos desde as unidades hospitalares, nos seus diversos serviços, aos cuidados de saúde primários até ao domicílio do indivíduo. Assim, a melhoria contínua dos cuidados de saúde deve ser uma preocupação constante de qualquer profissional em qualquer contexto de trabalho. Pensar abordar a pessoa portadora de ferida, aguda ou crónica, simples ou complexa, requer uma abordagem multidisciplinar de modo a que nos diferentes âmbitos de atividade, os profissionais de saúde possam mobilizar saberes teóricos, práticos e relacionais, numa perspetiva de intervenção mais eficaz tendo em conta o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo. Com a Pós-graduação em Avaliação e Intervenção em Feridas, a CESPU, no âmbito do programa de formação contínua, procura ir ao encontro das necessidades dos Profissionais de Saúde que, direta ou indiretamente, trabalham com pessoas portadoras de feridas. Este Curso, com 13 ECTS (European Credit Transfer System), realiza-se em regime pós laboral, com uma carga horária de 104 horas. As aulas decorrerão aos sábados (das 9h às 13h e das 14h às 18h), de 15 em 15 dias nas instalações da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Gandra. Estruturada em 3 módulos, tem a preocupação de proporcionar aos formandos um espaço para aquisição, atualização, discussão e reflexão de conhecimentos científicos na área da Avaliação e Tratamento de Feridas, numa abordagem multi e interdisciplinar, de modo a que os profissionais, nos diferentes contextos de trabalho, possam mobilizar saberes técnicos e teóricos para promover e manter a saúde. Os interessados poderão optar por realizar os módulos em separado indo ao encontro das suas necessidades. Esta Pós-graduação conta com um Corpo Docente com reconhecido mérito Científico e Académico, bem como com longa experiência de trabalho na área de avaliação e intervenção em Feridas.

 

Data de realização do curso

Outubro de 2014

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina
  • Podologia
  • Farmácia
  • Ciências Farmacêuticas

Estrutura curricular

UNIDADE CURRICULAR 1 - FORMAÇÃO BÁSICA EM FERIDAS

- Fisiologia da cicatrização

- Fatores que influenciam a cicatrização

    Infeção

    Nutrição

    Dor

- Tratamento local da ferida

   Avaliação da ferida

   Limpeza

   Opções terapeuticas

       produtos

       outras terapias

UNIDADE CURRICULAR 2 - FERIDAS DE DIFÍCIL CICATRIZAÇÃO

- Fisiopatologia

- Úlceras de pressão: prevenção e tratamento

- Úlcera de perna: diagnóstico diferencial; ulcera venosa e arterial

- Pé diabético: prevenção e tratamento

- Feridas malignas e radiogenas

- Queimaduras

UNIDADE CURRICULAR 3 - DIMENSÃO SOCIOCULTURAL E INVESTIGAÇÃO EM FERIDAS

- Determinantes sócio culturais e tratamento de ferida: o estigma da ferida

- Ética na intervenção ao portador de ferida

- Pesquisa em Feridas: investigação acção

Cada Unidade Curricular da Pós-Graduação em Avaliação e Intervenção de Feridas 4ª ed. pode ser frequentada isoladamente, conferindo a atribuição do certificação de formação de Curso.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura;
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Impressos para candidatura e inscrição

Ficha Individual de candidatura212 Kbytes Ficha inscrição para eventos64 Kbytes Ficha inscrição para eventos gratuitos63 Kbytes Instruções de preenchimento do Curriculum Vitae (Modelo Europass)160 Kbytes Modelo europass (Format Microsoft word)77 Kbytes

Observações

Cada Unidade Curricular da Pós-Graduação em Avaliação e Intervenção de Feridas 4ª ed. pode ser frequentada isoladamente, conferindo a atribuição do certificação de formação de Curso.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

Esta pós-graduação pretende proporcionar aos profissionais um espaço de aquisição, reflexão e atualização, de conhecimentos científicos na área da avaliação e intervenção à pessoa portadora de ferida, aguda ou crónica, simples ou complexa, numa abordagem multidisciplinar de modo a que nos diferentes contextos de trabalho possam mobilizar saberes teóricos, práticos e relacionais, numa perspetiva de intervenção mais eficaz tendo em conta o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo. No final desta PG o aluno deve ser capaz de planear e intervir, em equipas multiprofissionais, na pessoa portadora de ferida, sabendo selecionar o penso ideal para as diferentes feridas e para os diferentes indivíduos, tendo em conta os fatores determinantes no processo de cicatrização. Deve demonstrar conhecimentos para desenvolver e orientar, na prática, projetos que conduzam à melhoria de cuidados e ao bem-estar da pessoa com ferida, tendo em consideração a metodologia científica

 

Resumo

A ferida pode surgir em consequência de vários fatores traumáticos: químicos, físicos e/ou mecânicos, mas necessitará sempre de uma eficaz avaliação e intervenção para que cicatrize de forma efetiva. Para minimizar o impacto que sempre provocará na qualidade de vida da pessoa, é necessário que a intervenção efetuada seja técnica, científica e farmacologicamente bem executada. Os cuidados à pessoa com ferida são muito diferenciadas podendo levar-nos desde as unidades hospitalares, nos seus diversos serviços, aos cuidados de saúde primários até ao domicílio do indivíduo. Assim, a melhoria contínua dos cuidados de saúde deve ser uma preocupação constante de qualquer profissional em qualquer contexto de trabalho.
Pensar abordar a pessoa portadora de ferida, aguda ou crónica, simples ou complexa, requer uma abordagem multidisciplinar de modo a que nos diferentes âmbitos de atividade, os profissionais de saúde possam mobilizar saberes teóricos, práticos e relacionais, numa perspetiva de intervenção mais eficaz tendo em conta o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo.

Metodologia

As aulas serão teóricas e teórico-práticas, através da exposição das várias temáticas com análise e discussão de casos. A condição para a conclusão da pós graduação será a avaliação através da realização de um teste em cada módulo. A nota final da PG será a média dos três módulos.

Destinatários

Licenciados em Enfermagem, Medicina, Ciências Farmacêuticas, Farmácia e Podologia.

Candidatura e selecção

Candidaturas até ao dia 03/10/2014

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

20

Carga horária

104 Horas

Unidades de crédito do curso

13

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária. Aprovação a todos os módulos.

Duração e regime

O Curso decorrerá de outubro de 2014 a abril de 2015. As aulas decorrerão aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, quinzenalmente.

Cronograma

PROVISÓRIO
Outubro de 2014 a Abril de 2015

25 Outubro

15 e 29  Novembro 2014

06 e 13 Dezembro 2014

10 e 24 Janeiro 2015

07 e 21 Fevereiro de 2015

07 e 21 Março de 2015

11 e 18 abril de 2015


O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Assunção Nogueira, Profa. Doutora
Doutorada em Educação, na área da prestação de cuidados pela família; Mestre em Ciências de Enfermagem na área de cuidados à família; Especialista em Enfermagem Comunitária; Investigadora do CITS (Centro de Investigação de Tecnologias da Saúde) na área da prestação de cuidados informais; Professora Coordenadora do IPSN no Curso Licenciatura em Enfermagem e Pós Licenciatura em Especialidade de Enfermagem Comunitária; Membro Fundador da APEG.
Lurdes Teixeira, Profa. Doutora
Licenciada e doutorada em Sociologia, com especialização em Sociologia da Saúde pelo ISCTE – IUL. Possui mestrado em Relações Interculturais, com especialização em Comunicação em Saúde. É investigadora do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia (CIES) do ISCTE – IUL e da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), ao abrigo do Protocolo de Cooperação Académica UNIFESP/ISCTE. Professora Adjunta do Instituto Politécnico de Saúde do Norte.
Fátima Ribeiro, Mestre

Mestre em Ética na área da qualidade de vida do idoso na família. Doutoranda em Ética; Especialista em Enfermagem de Reabilitação; Professora Adjunta do IPSN no Curso Licenciatura em Enfermagem e Pós Licenciatura em Especialidade de Enfermagem de Reabilitação; Membro Fundador da APEG

Arminda Costeira, Enfa.
Licenciada em Enfermagem. Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Co-Fundadora da Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas. Membro da Direcção da Associação Portuguesa de Tratamento de Feridas.