Introdução

A Pós-Graduação em Reeducação Alimentar pretende contribuir para a valorização pessoal de profissionais da área da Saúde que estejam envolvidos direta ou indiretamente com situações ligadas ao excesso de peso/obesidade. A obesidade é atualmente um grave problema de saúde, que afeta todo o espectro de idades, sendo considerada por muitos especialistas uma epidemia mundial em contínua expansão, resultado de alterações no estilo de vida e nos hábitos alimentares das últimas décadas nas sociedades industrializadas. A obesidade é uma desordem com etiologia complexa, que envolve interações entre fatores genéticos, hormonais, ambientais e comportamentais. Entre as causas mais comuns podem citar-se a abundância de alimentos, o consumo de alimentos com elevado valor calórico, o sedentarismo e a hereditariedade. Ao mesmo tempo, a obesidade e o excesso de peso são um dos principais fatores de risco no desenvolvimento de doenças crónicas respiratórias, cardíacas, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, entre outras. O tratamento da obesidade deve ser realizado por uma equipa multidisciplinar, tendo como objetivos a mudança do estilo de vida, o tratamento nutricional e comportamental, a atividade física, e, perante expressões mais graves, o tratamento cirúrgico. A obesidade é um distúrbio multifacetado e, como tal, é de esperar também uma variabilidade na forma como os doentes respondem ao tratamento. Uma abordagem clínica para o controlo de estímulos, o reforço positivo do comportamento, a autorregulação e a reestruturação cognitiva são etapas importantes no tratamento do excesso de peso e obesidade, congregando o trabalho multidisciplinar de diversos profissionais da saúde, e respeitando as especificidades e necessidades de cada doente.
Há necessidade de profissionais da saúde com conhecimentos atuais e capacidade de acompanhamento multidisciplinar da obesidade. Assim, esta pós-graduação visa essencialmente proporcionar conhecimentos técnicos atuais em diferentes áreas de intervenção, nutricional, psicológica, fisiológica e uso de suplementos alimentares, fundamentais para o desenvolvimento de um tratamento integral da obesidade.

Data de realização do curso

15 de Dezembro de 2012

Áreas de conhecimento

  • Psicologia
  • Nutrição
  • Dietética

Estrutura curricular

MÓDULO I: ABORDAGEM NUTRICIONAL NO CONTROLO DO PESO

MÓDULO II - EQUILÍBRIO PSICOLÓGICO NO EMAGRECIMENTO

MÓDULO III: ATIVIDADE FÍSICA E CONTROLO DO PESO

MÓDULO IV –SUPLEMENTOS ALIMENTARES, ALIMENTOS FUNCIONAIS E NUTRACEÚTICOS NO CONTROLO DO PESO

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Objetivos

A Pós-Graduação em Reeducação Alimentar pretende:

  • Fornecer aos participantes bases teóricas para reconhecer a obesidade como um problema de saúde pública, intimamente ligado ao estilo de vida, e a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no seu tratamento;
  • Ministrar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos no âmbito de programas alimentares personalizados que permitam conseguir uma perda de peso controlada e a adoção de novos hábitos alimentares;
  • Integrar conhecimentos de nutrição e culinária saudável;
  • Oferecer os recursos básicos para um apoio psicológico de forma a que o doente encontre a motivação necessária para perder peso e recuperar um estilo de vida saudável;
  • Dotar os formandos de conhecimentos básicos na área da biologia do exercício que permitam um melhor conhecimento do equilíbrio energético, possibilitando otimizar e melhorar programas preventivos e terapêuticos;
  • Conferir ao aluno conhecimentos científicos sobre plantas medicinais e produtos fitoterápicos (compostos ativos, atividades farmacológicas, dados clínicos, etc.), nutracêuticos e cosmecêuticos utilizados no controlo do peso, que lhes permitam fazer um acompanhamento e utilização desses produtos, salvaguardando potenciais riscos de associações de terapias paralelas.

Resumo

A obesidade é uma desordem com etiologia complexa, que envolve interações entre fatores genéticos, hormonais, ambientais e comportamentais. Entre as causas mais comuns podem citar-se a abundância de alimentos, o consumo de alimentos com elevado valor calórico, o sedentarismo e a hereditariedade. Ao mesmo tempo, a obesidade e o excesso de peso são um dos principais fatores de risco no desenvolvimento de doenças crónicas respiratórias, cardíacas, diabetes mellitus tipo 2, hipertensão, entre outras.

Metodologia

As aulas são do tipo teórico-prático, integrando conceitos teóricos e aplicações dos mesmos, sendo condição para a conclusão da pós graduação a aprovação em todos os módulos. As qualificações serão de 0 a 20. A avaliação de cada módulo será definida pelo professor responsável na primeira aula.

Destinatários

Licenciados em Dietética, Ciências da Nutrição, Medicina, Psicologia ou outros profissionais da área da Saúde.

Candidatura e selecção

Análise curricular, Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

30

Carga horária

120 Horas

Unidades de crédito do curso

15

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação a todos os módulos e no relatório final.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Dezembro de 2012 a Abril de 2013. As aulas decorrerão ao sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

Cronograma

PROVISÓRIO
15 de Dezembro de 2012
5, 12, 19 e 26 de Janeiro de 2013
2 e 9 de Fevereiro de 2013
2, 9, 16, 23 e 30 de Março de 2013
6, 13 e 20 de Abril de 2013
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Rui Pedro Lima, Eng.

Mestre em Empreendedorismo e Inovação na Indústria Alimentar. Especialista em Indústrias Alimentares, Especialista em Engª Biomédica, Licenciado em Engenharia Alimentar no Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Técnico Superior na CESPU. Vice Presidente do colégio de Engª Alimentar da OET. Consultor de Higiene e Segurança Alimentar. CEO e co-founder  da RPL,Lda

Marisa Rodrigues Machado, Profa. Doutora

Licenciada e Mestre em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra (FFUC). Mestre em Tecnologia do Medicamento na especialidade de Farmacologia pela FFUC. Doutorada em Farmácia pela FFUC. Docente dos cursos de Farmácia e Marketing Farmacêutico da ESSVA/IPSN-CESPU. Investigadora do Centro de Estudos Farmacêuticos da FFUC e do CITS-IPSN. Consultora Científica.

Maria Antónia Vigário, Dra.
Dietista e Nutricionista no Centro Hospitalar do Médio Ave, Unidade de Santo Tirso. Bacharel em Dietética pela Escola Técnica dos Serviços de Saúde do Porto. Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Docente do IPSN-CESPU nas áreas de Alimentação, Planeamento de Dietas e Gastrotecnia.
Lina Maria de Castro Carneiro Felizardo da Silva, Dra.
Bacharel em Dietética pela ESTSSP. Licenciada em Ciências da Nutrição pela FCNAUP. Dietista especialista no Centro Hospitalar do Alto Ave, Unidades de Fafe e Guimarães. Orientadora de estágios profissionais da área da Nutrição e Dietética. Docente do IPSN-CESPU. Colaborou em numerosas formações e trabalhos de investigação na área de Nutrição.
Marisa Gaspar Costa, Dra.
Licenciatura em Dietética pela Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa desde 1996. A exercecer funções de dietista desde 1997 nos Hospitais: - Hospital Julio de Matos - Lisboa, Instituto Português de Oncologia de Lisboa e Centro Hospitalar São João. Docente no IPSN- CESPU. Orientadora de Estágios de alunos do Curso Superior de Dietética da Escola Superior de Tecnologias da Saúde de Lisboa, do Instituto Piaget, da Escola Superior de Bragança e da CESPU. Colaborou em numerosas formações em diferentes áreas de Nutrição.
Maria de Fátima de Sousa Monteiro, Dra.
Licenciatura em Ciências da Nutrição e Alimentação pela Universidade do Porto em 2004 e bacharelato em Dietética, pelas ETSS do Porto, 1987. Atualmente desenvolve atividade profissional como nutricionista no Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia/Espinho. Orientadora de estágios profissionais da área da Nutrição e Dietética.
Sara Lima, Mestre
Psicóloga da Santa Casa da Misericórdia de Riba de Ave, licenciada em Psicologia Clínica pelo ISCS-Norte. Mestre em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto. Doutoranda em Psicologia Aplicada na Universidade do Minho. Docente do IPSN, exerce ainda atividade clínica em Psicologia Infantil na Nova Saúde - CESPU, Unidade de Saúde de Famalicão.
Margarida Isabel Ribeiro Valente Martins, Dra.
Licenciada em Psicologia Clínica no ISCSN. Psicóloga Clínica que integra a equipa de prevenção do Programa de Respostas Integradas de Rio Tinto. Consultas de apoio psicológico a crianças e adultos. Docente do IPSN.
Anabela de Jesus Sousa, Mestre
Licenciada em Psicologia Clínica e Mestre em Psicologia e Saúde da Universidade do Porto. Diretora técnica do Gabinete de Apoio Psicológico PSICOVALECÇA. Perita em Psicologia forense e mediadora de cursos EFA.
José Alberto Ramos Duarte, Prof. Doutor
Licenciado em Medicina pela Universidade do Porto. Doutorado em Biologia do Desporto pela Universidade do Porto. Agregação em Biologia do Desporto na Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade do Porto. Orientador de numerosas teses de mestrado e doutoramento na área da Biologia do exercício. Autor ou coautor de um elevado número trabalhos de investigação publicados em revistas de elevado índice de impacto da área da Biologia do exercício.
Maria do Céu Rodrigues Monteiro, Profa. Doutora
Licenciatura em Bioquímica. Mestrado em Biologia Celular. Doutoramento em Bioquímica Clínica e Médica. Professora Coordenadora do IPSN na área da Bioquímica. Diretora do Departamento de Ciências Biomédicas da ESSVA-IPSN. Tem realizado numerosos trabalhos de investigação na área da ativação celular e hemóstase.