Introdução

As instituições de ensino superior devem criar condições para a promoção da formação avançada e investigação científica em área específicas, tendo em conta o indispensável aperfeiçoamento contínuo, respondendo a lacunas existentes quer na formação base dos seus alunos quer nos actuais contextos de trabalho, na condição de profissionais de saúde.
Neste sentido, é criada o Curso Pós-graduado “Urgências/Emergências Obstétricas”.
Ao longo dos tempos, temos assistido à procura constante do saber e do aperfeiçoamento da humanidade. Julgamos que nos dias de hoje nos questionamos sobretudo sobre o saber, as suas formas de actualização e sobre as condições essenciais para o desenvolver. Apesar de cada indivíduo viver esta busca de saber ao seu próprio ritmo, torna-se necessário que ele se prepare e desenvolva no sentido de uma adequada adaptação à evolução social, dado o elevado nível de competências exigido nos dias de hoje, daí a importância da formação ao longo da nossa vida.
A profissão de “prestador de cuidados” no âmbito das Urgências/Emergências Obstétricas, para além da formação de base, requer que cada profissional no decurso das suas actividades procure o aperfeiçoamento das suas habilidades, e o aumento dos seus conhecimentos empíricos.
Esta Pós-graduação surge assim duma necessidade de polarizar a qualidade dos cuidados, numa perspectiva técnica e/ou humanista, contribuindo para a prestação de cuidados de qualidade, e consequentemente para o reconhecimento pessoal e profissional dos profissionais que trabalham nas áreas anteriormente mencionadas.

Data de realização do curso

Novembro de 2011

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

UC 1: URGÊNCIAS/EMERGÊNCIAS OBSTÉTRICAS

  • Fisiopatologia da Gravidez e Parto;
  • Triagem: CODU, Telefónica e Recém-nascido na sala de partos;
  • Curso I: Cardiotografia;
  • Curso II: Ecografia Obstétrica;
  • Curso III: Reparação de feridas perineais;
  • Seminário I: Transporte da Grávida Inter-hospitalar;

UC 2: INTERVENÇÃO ANESTÉSICA EM OBSTETRÍCIA/GINECOLOGIA
  • Analgesia em trabalho de parto;
  • Seminário II: Técnicas farmacológicas e não farmacológicas no alívio da dor;
  • Anestesia de Urgência/Emergência Obstétrica;
  • Curso IV: Via Aérea Difícil;

UC 3: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA EM OBSTETRÍCIA
  • Curso V: Curso Advanced Life Support in Obstetric (ALSO);
  • Seminário III: Team Work e Team Leader em Emergência Médica;
  • Seminário IV: Trauma na Grávida;

UC 4: SUPORTE AVANÇADO DE VIDA NEONATAL
  • Fisiopatologia Neonatal;
  • Cuidados Imediatos ao Recém-nascido;
  • Curso VI: Reanimação Neonatal e Cateterismo Umbilical;
  • Seminário V: Ventilação Mecânica Invasiva (VMI) e Não Invasiva (VMNI) no Recém-nascido;
  • Seminário VI: Transporte do Recém-nascido;

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso Pós-graduado “Urgências/Emergências Obstétricas” tem como principal objectivo fomentar, apoiar e coordenar actividades de formação técnica avançada e investigação clínica na área da Obstetrícia, promovendo o desenvolvimento dos seus alunos, contribuindo para o seu aperfeiçoamento técnico, científico e pedagógico.

Como objectivos específicos:

  • Proporcionar o desenvolvimento de competências teórico-práticas na área das Urgências/Emergências Obstétricas;
  • Proporcionar formação e treino, de acordo com protocolos e guidelines nacionais e internacionais;
  • Adquirir e desenvolver competências necessárias para reconhecer as intercorrências clínico-obstétricas e alto Risco Gestacional;
  • Desenvolver competências necessárias em situações de Urgência/Emergência em Obstetrícia, de modo a diminuir o risco de morte da mãe durante a gravidez, mortalidade fetal, perinatal e neonatal;
  • Desenvolver o conceito de Team Leader e Team Work na equipa multiprofissional de Urgência Obstétrica;
  • Desenvolver a capacidade de auto-controlo para organizar e organizar-se em situações de crise e em circunstâncias difíceis;
  • Uniformizar procedimentos técnicos, científicos, comportamentais em termos de prestação de cuidados em ambiente pré e intra-hospitalar.

Resumo

O Curso Pós-graduado “Urgências/Emergências Obstétricas” tem como principal objectivo fomentar, apoiar e coordenar actividades de formação técnica avançada e investigação clínica na área da Obstetrícia.

Metodologia

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas e de simulação avançada em Obstetrícia, com recurso ao ITE (Instituto de Treino em Emergência).
Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e cases studies.
Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas skill stations em crescente de diferenciação clínica.
Cada equipa (5 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma. O ratio formador/formando é de 1:5.

Destinatários

Médicos e Enfermeiros.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

120 Horas

Unidades de crédito do curso

14

Critérios de aprovação

Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 50% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático. Serão referenciados para potenciais formadores do ITE os alunos com melhor performance teórico-prática na Pós-graduação.

Duração e regime

O Curso decorrerá de Novembro de 2011 a Julho de 2012. As aulas decorrerão quinzenalmente à sexta-feira, das 18h00 às 22h00 e ao sábado, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00. Alguns cursos e seminários serão realizados em períodos de 1 e/ou 2 dias consecutivos.

Cronograma

PROVISÓRIO
Novembro de 2011 a Julho de 2012
O Cronograma poderá sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Outros Docentes Convidados
Ana Bettencourt, Dra.
Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria (MAC). Pediatra/Neonatologista da MAC, Hospital Dona Estefânia, Hospital São Francisco Xavier, Hospital de Leiria e Hospital Fernando Fonseca (Hospital Amadora-Sintra). Elemento Responsável pela Formação de Médicos Internos de Pediatria da MAC.
Manuel Cunha, Dr.
Assistente Hospitalar Graduado de Pediatria do Hospital Fernando da Fonseca (Hospital Amadora-Sintra). Elemento Responsável pela Consulta de Desenvolvimento Infantil do Hospital Fernando da Fonseca (Hospital Amadora-Sintra).
Cristina Vaz Trindade, Dra.
Assistente Hospitalar Graduada de Pediatria do Hospital Fernando da Fonseca. Pediatra/Neonatologista do Hospital Fernando da Fonseca (Hospital Amadora-Sintra). Elemento Responsável pela Formação de Reanimação Neonatal do Hospital Fernando da Fonseca (Hospital Amadora-Sintra).
Idalinda Viegas, Dra.
Assistente Hospitalar Graduada de Anestesiologia da MAC. Elemento Coordenador da Formação de Médicos Internos de Anestesiologia da MAC.
Suzette Morais, Dra.
Assistente Hospitalar de Anestesiologia do Hospital Fernando da Fonseca (Hospital Amadora-Sintra). Elemento do Grupo de Anestesiologia em Obstetrícia. Elemento da Coordenação do Curso de Anestesia em Obstetrícia do Hospital Fernando da Fonseca (Hospital Amadora-Sintra). Formadora Curso de SBV/SAV do Hospital de Santa Maria. Elemento do Grupo da Dor Aguda do Pós-operatório do Hospital Fernando da Fonseca (Hospital Amadora-Sintra).
Isabel Santos, Dra.
Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Licenciatura 1988/1994. Internato Complementar de Ginecologia /Obstetrícia na Maternidade Dr. Alfredo da Costa, 1997/2004. Assistente no Serviço de Medicina Materno – Fetal da Maternidade Dr. Alfredo da Costa. Assistente Hospitalar de Ginecologia /Obstetrícia da Maternidade Alfredo da Costa. Exerce funções na Consulta de Adolescentes e no Centro de Diagnóstico Pré – Natal. Acreditada pela Fetal Medicine Foundation. Assistente da Faculdade Ciências Médicas de Lisboa, na Cadeira Ginecologia /obstetrícia desde 2007. Assistente da Faculdade de Medicina de Lisboa na Cadeira Ginecologia /obstetrícia desde 2007.
Elizabete Ferreira, Dra.
Médica formada pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro – UNISA, 1991, São Paulo, Brasil. Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, com Residência Médica na Maternidade Amparo Maternal e Escola Paulista de Medicina – UNIFESP/1994. Título de Especialista em Ginecologia e Obstetrícia pela FEBRASGO/1996. Médica Assistente do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Escola Dr. Wladimir Arruda e do Hospital Geral do Grajaú, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro – UNISA, com actividades académicas junto de alunos do 5º e 6º anos de Medicina, e residentes da especialidade de G.O., de 1998 até 2004. Assistente Hospitalar do Serviço de Urgência de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Fernando Fonseca, desde Janeiro/2005, integrada no Sector de Exames Especiais (Patologia do Trato Genital Inferior e Colonoscopia) e Consultas de Ginecologia, com actividades junto aos alunos de Medicina de 6º ano e internos da especialidade de Ginecologia e Obstetrícia. Instrutora Internacional do Curso ALSO (Brasil, São Paulo - 10/2010).
Victor Junqueira, Dr.
Médico de medicina geral e familiar. Médico-Titular do SMUR (Service Mobile d´Urgence et Réanimation) de ROUEN (França). Médico do INEM (Instituto Nacional Emergência Medica) desde 1999. Médico da VMER (viatura medica emergência e reanimação desde 1999. Médico de Heli – transporte – INEM desde 2007. Médico Regulador de CODU (Centro orientação doentes urgentes) desde 2008. Instrutor Internacional dos Cursos: First aid, CPR e AED, First Responder, PHTLS, ALSO (Brasil, São Paulo - 10/2010).
Pedro Mendes, Enf.
Enfermeiro nos Serviços de Urgência Obstétrica e Ginecológica e Bloco de Partos da MAC e do Hospital Fernando da Fonseca (Hospital Amadora-Sintra). Curso Pós-Licenciatura em Enfermagem de Saúde Materna e Obstetrícia. Pós – Graduação em Segurança e Higiene no Trabalho. Elemento Formador pelo Conselho Científico – Pedagógico da Formação Continua da Universidade do Minho. Formador Internacional do Curso ALSO. Elemento Fundador do Projecto “Nascer no Mundo” – Bélgica. Elemento Responsável pela Tutoria de Ensinos Clínicos EESMO na MAC.
Fátima Serrano, Mestre
Assistente Hospitalar Graduada de Obstetrícia e Ginecologia (MAC). Sub - especialidade em Medicina Materno – fetal. Mestre em Sexologia. Doutoranda da Faculdade de Ciências Médicas de Lisboa. Elemento Responsável pela Consulta Doenças Auto-imunes e Insucesso Obstétrico (GEMF - grupo de estudos morte fetal).

Emolumentos

Candidatura
50 Euros
Propinas
2.000 Euros ou 10 prestações mensais de 200 Euros.
(Cheques pré-datados)
20% Desconto para Cooperantes e funcionários da CESPU.
10% Desconto para Ex-alunos da CESPU, Sócios GTE e para Instituições Protocoladas.
5% Desconto a pronto pagamento.