Introdução

Os governantes, administradores e profissionais de saúde parecem estar de acordo quanto à necessidade de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. No campo oposto, os utilizadores dos serviços (clientes), cada vez mais conscientes do seu papel de contribuintes e, em simultâneo, menos dispostos a perdoar os erros e as ineficiências dos sistemas de saúde, apresentam a mesma exigência. Face a esta realidade, a melhoria contínua da qualidade e segurança, em que decorre a prestação dos cuidados de saúde, constituem um imperativo incontornável no mundo moderno.
Face a este diagnóstico torna-se fundamental e uma exigência estratégica a dotação das organizações de saúde de profissionais com competências na área da gestão da qualidade e auditoria aos cuidados clínicos, consolidando a credibilização das instituições que apostam em projectos de Acreditação da qualidade dos serviços.
Ao perspectivar-se e fomentar-se uma cultura da qualidade nas organizações de saúde, conduz efectivamente à necessidade de aprendizagem dos seus profissionais. Com esta Pós-graduação estamos seguros que o nível de conhecimentos adquiridos irá proporcionar uma vantagem competitiva, no seio das instituições, aos profissionais que frequentarem o curso.

Data de realização do curso

Janeiro de 2007

Local(is) de realização

ESSVA – Vila Nova de Famalicão

Áreas de conhecimento

  • Desporto
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Medicina Dentária
  • Psicologia
  • Segurança e higiene no trabalho
  • Gestão / administração
  • Cardiopneumologia

Estrutura curricular

MÓDULO 1
Caracterização das Organizações de Saúde
- Estrutura organizacional
- Recursos humanos
- Cultura e Clima organizacional
- Legislação do sector

MÓDULO 2
Gestão de Risco
- Conceitos e definições
- Modelo conceptual
- Enquadramento legal do risco
- Identificação e Controlo do risco
- Monitorização e avaliação
- Áreas de estudo: terapêutica (medicamento); Infecção; Incêndio; Processo;

MÓDULO 3
Metodologias e Ferramentas da Qualidade
- Análise de pontos críticos
- Ciclo melhoria continua (PDCA)
- Desenho de processos e procedimentos através de fluxogramas
- Diagramas; Histogramas e Cronogramas
- Construção de indicadores da qualidade

MÓDULO 4
Rede de Competências
- Gestão e liderança
- Gestão do processo do conflito
- Gestão da mudança
- Gestão de projectos
- Gestão da comunicação e informação
- Gestão (governação) de cuidados de saúde

MÓDULO 5
Sistemas de Gestão da Qualidade
- ISO (International Standard Organization)
- HQS (Health Quality Service) - “King’s Fund”
- JCI (Joint Commission International) - JCAHO
- EFQM (European Fundation for Quality Management)

MÓDULO 6
Auditoria da Qualidade em Organizações de Saúde
- Análise do referencial (sistema da qualidade) a auditar
- Técnicas de entrevista
- Técnicas de observação
- Preparação da auditoria
- Planeamento e Execução
- Elaboração de Relatório

Documentação necessária de candidatura

Comprovativo de Licenciatura
Curriculum Vitae
Preenchimento do boletim de inscrição (www.cespu.pt)
Fotocopia do Bilhete de Identidade e cartão de contribuinte
1 Fotografia
Cheque no valor da inscrição
(Reembolsado no caso de não seleccionado)

Informação e contactos

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES
CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

- Compreender a natureza complexa e peculiar das organizações de saúde;
- Assimilar conceitos e técnicas de gestão do risco em saúde;
- Desenvolver competências para a implementação e gestão de programas da qualidade;
- Conhecer os principais sistemas de gestão da qualidade aplicados mundialmente às organizações de saúde;
- Dominar conceitos e técnicas para auditar organizações de saúde, baseando a acção nos referenciais estudados.

Resumo

Os governantes, administradores e profissionais de saúde parecem estar de acordo quanto à necessidade de melhorar a qualidade dos cuidados de saúde. No campo oposto, os utilizadores dos serviços (clientes), cada vez mais conscientes do seu papel de c

Metodologia

A Pós-Graduação está organizada em módulos, constituídos por unidades curriculares distintas, cada uma das quais com conteúdos programáticos específicos.
Metodologicamente e para além dos conteúdos ministrados pelos docentes, é proporcionada aos formandos uma dinâmica de pesquisa com trabalhos de grupo e um Workshop.

Destinatários

Médicos, Enfermeiros e outros Profissionais que pretendam adquirir conhecimentos e exercer actividade na área de Gestão da Qualidade e Auditoria em Saúde.

Candidatura e selecção

Análise curricular Académica e Profissional e ordem de inscrição.

Nº de vagas para o curso

25

Carga horária

180 Horas

Critérios de aprovação

O número de faltas não poderá exceder 20% da carga horária.
Aprovação nos dois testes escritos ao longo do Curso.

Duração e regime

As aulas decorrerão às sextas, das 16h00 às 20h00 e aos sábados, das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (Quinzenalmente).

Cronograma

O Curso decorrerá de Janeiro a Junho de 2007.

Corpo docente

Adélia Monarca, Dra.

Doutoranda em Psicologia, Mestre em Psicologia do Trabalho e das Empresas, Licenciada em Psicologia, Docente no ensino superior, Formadora e Consultora nas áreas da Psicologia do Trabalho e Gestão de Recursos Humanos

António Marques, Dr.
Director do Departamento de Anestesia e Emergência e Adjunto do Director Clínico do HGSA, Auditor do Health Quality Service. Lic. em Medicina e Docente do ensino superior no ICBAS.
Cândido Neves, Eng.
Formador e consultor de empresas nas áreas de Gestão e Ferramentas Avançadas da qualidade, Técnicas Estatísticas de controlo de processo; Docente dos cursos de Pós-Graduação em Engenharia da Qualidade e CIGIQAS do IEP nos módulos Ferramentas Estatísticas; Lic. Engenharia Electrónica; Membro da American Society for Quality.
Cândido Pires, Eng.

Licenciado em  Engenharia pela Universidade do Minho.Diretor Geral da Lusaenor, Lda.Auditor Coordenador de Sistemas de Gestão da Qualidade ISO 9001 e Sistema de Gestão IDI (NP4457). Formador de Sistemas de Gestão. Presidente da Direção do Centro de Solidariedade de Braga – Projeto no Homem. Presidente da Mesa de Assembleia Geral da Federação Portuguesa das Instituições Sociais afetas à Prevenção da Toxicodependência. Perito na área dos Serviços Socias.

Carlos Esteves, Enf.
Gestor de Cliente do Instituto da Qualidade da Saúde, Coordenador de equipa de Auditores e Auditor do Health Quality Service (Kings Fund); Lic. em enfermagem, Pós Graduação em Gestão de Serviços de Saúde, Docente convidado em inúmeros cursos de Pós-graduação e Mestrados na disciplina da qualidade, Integra a equipa do programa nacional de acreditação de hospitais e desenvolve actividades de Consultoria nas áreas da gestão da qualidade e de risco em hospitais.
Carlos Grade, Dr.
Lic. em História pela FLUL. Ex-Director Comercial da Rádio Comercial e da Livraria Bertrand. Consultor nas áreas de Marketing e Comunicação em várias Instituições e Empresas multinacionais. Coordenador e Docente do curso de Publicidade no IADE. Professor Convidado na EGP e no IPAM.
Cordeiro Tavares, Prof. Doutor
Lic. em Direito e Mestre em Ciências Jurídico/ Politicas. Ex-Vice Provedor da SCML. Docente Universitário. Ex-Vogal do Conselho Directivo da Entidade Reguladora da Saúde.
Cristina Menezes, Dra.
Lic. em Psicologia pela FPCE-UP. Docente no ISCTE, IPAM e na FEUP, nas áreas de Liderança, Gestão de Equipas e Recursos Humanos. Consultora em Estudos de Mercados e Formadora na área dos Recursos Humanos.
Helena Monteiro, Dra.
Técnica Superior de Saúde – Ramo Farmácia, Especialista em Farmácia Hospitalar, Lic. em Ciências Farmacêuticas (FFUP), Pós-Graduação em Qualidade (UMP), Pós-Graduação em Gestão e Administração Hospitalar, responsável pelos Serviços Farmacêuticos do Hospital Dr. Francisco Zagalo.
Ivo Domingues, Prof. Doutor
Investigador em temáticas da gestão da qualidade e da gestão dos RH em organizações de serviços públicos. Autor de vários livros e artigos na área da gestão da qualidade e recursos humanos, Docente do Ensino Superior na UM em Cursos de Licenciatura e de Mestrado, Consultor de empresas nas áreas de sistemas de comunicação interna e Desenvolvimento de Sistemas de Gestão da Qualidade.
Joaquim Barbosa, Dr.
Administrador Hospitalar, Director dos Serviços Hoteleiros, Gestor do Centro de Responsabilidade Médico-Cirúrgico, Membro do Grupo Coordenador do Processo de Acreditação Hospitalar e Coordenador do IQIP - International Quality Indicator Project do HSOG, Lic. em Relações Internacionais, Mestrando e Pós graduado em Sociologia da Saúde.
Jorge Pontes, Dr.
Gestor da Qualidade e Membro do Grupo Coordenador do Processo de Acreditação Hospitalar do HSOG pelo referencial da “Joint Commission International”. Auditor do “Health Quality Service” e normas ISO 9001:2000. Licenciado em Enfermagem de Reabilitação. Gestor de empresas na área da saúde. Docente do Ensino Superior. Consultor em Sistemas de Gestão da Qualidade na área da Saúde. Mestrando e Pós graduado em Gestão de Recursos Humanos (UM).
José Cruz Oliveira, Eng.
Consultor de Qualidade e Segurança, Técnico Superior de Segurança e Higiene no Trabalho, Conselheiro de Segurança, Auditor Coordenador da Qualidade [ISO 9001:2000; ISO 14001:1996; OHSAS 18001:1999]; Auditor da European Organization for Quality; SQAS Road Assessor, Lic. Engenharia Mecânica, Membro do Conselho Consultivo da APCER.
José Fragata, Prof. Doutor
Cirurgião Cardiotoráxico, Chefe de Serviço no HSM e Director da unidade de cirurgia cardíaca dos hospitais da CUF. Lic. e Doutorado em Medicina. Docente Ensino Superior na FMUL e regente da cadeira de Cirurgia Toráxica. Certificado pelo European Board of Thoracic and Cardiovascular Surgeons. Docente e Co-director do programa de mestrados na área da saúde do INDEG/ISCTE. Co-autor do livro "O Erro em Medicina".
Luis Martins, Prof. Doutor
Consultor em Gestão, Docente do Ensino Superior no ISCTE em Cursos de Licenciatura e de Mestrado em Gestão; Director executivo do mestrado em Gestão dos Serviços de Saúde; Lic. e Mestre em Engenharia, Lic. em Sociologia do Desenvolvimento, Doutorado em Gestão da Qualidade e Investigador sobre a fiabilidade e performance em organizações de saúde. Co-autor do livro "O Erro em Medicina".
Margarida França, Dra.
Vogal executiva do INEM, ex-Directora do Instituto da Qualidade em Saúde (IQS), Administradora Hospitalar, Lic. em Direito e Mestre em Gestão e Economia da Saúde. Docente convidada em inúmeros cursos de Pós-graduação e Mestrados. Autora de mais de quarenta comunicações em congressos, nacionais e internacionais, e de inúmeros artigos e trabalhos sobre o tema da qualidade e segurança em saúde.
Pedro Alves, Eng.
Director Geral da AENOR - Portugal; Auditor ISO 9000 / SA 8000; Assessor da European Fundation for Quality Management; Auditor IQNET; Auditor do Instituto de Defesa Nacional; Lic. Engenharia Química pela UP, Pós graduado em Engenharia da Qualidade - IEP/UP e MBA em Gestão pela EGE.
Sérgio Gonçalves, Mestre
Responsável pelas questões ambientais do Hospital de Santa Luzia de Viana do Castelo. Docente e Formador na área de Higiene e segurança no Trabalho. Pós-graduado em Engenharia Humana. Licenciado em Filosofia.
Deolinda Ferreira, Enf.
Enfermeira Chefe e Membro Executivo da Comissão Controlo da Infecção dos HUC. Gestora de Cliente do IQS no Programa Nacional de Acreditação de Hospitais, Auditora do HQS. Lic. em Enfermagem. Presidente Comissão Nacional de Especialidade em Enf. Médico-cirúrgica na O. Enfermeiros. Curso de Especialização em Administração dos serviços de Enfermagem. Mestranda em Ciências de Enfermagem e Pós-Graduada em Direito da Medicina.
Lino Mesquita Machado, Eng.
Presidente do Conselho de Administração do Hospital de S. Marcos (Braga); Administrador Hospitalar, Mestre em Administração Pública, Docente do Ensino Superior; Auditor do Health Quality Service.

Emolumentos

INSCRIÇÃO
250Euros
PROPINAS (IVA INCLUIDO)
Para Cooperantes da CESPU, CRL
1.980Euros ou 6 prestações mensais de 330Euros
Para Não Cooperantes da CESPU, CRL
2.280Euros ou 6 prestações mensais de 380Euros
(Cheques pré-datados)
O valor da propina inclui: sessões lectivas, material de apoio, cofee-breack e jantar de encerramento.