Introdução

O ITLS (Internacional Trauma Life Support) foi fundado no início dos anos 80 como BTLS. Desde as suas raízes foi designado como um curso local e regional de educação de trauma para profissionais do Sistema de Emergência Médica, o BTLS cresceu até atingir mais de 70 núcleos no mundo inteiro. Em 2005, o BTLS tornou-se ITLS para melhor refletir o alcance da organização. O primeiro curso de ITLS foi desenvolvido em 1982 por John E. Campbell, MD, FACEP, do Capítulo Alabama do American College of Emergency Physicians. O curso baseava-se na necessidade de um programa educacional contínuo, de qualidade, desenvolvendo aptidões para profissionais dos serviços de emergência médica (SEM). Desde o seu início, o ITLS registou um enorme crescimento e tornou-se o programa educacional padrão internacionalmente aceite para cuidados pré-hospitalares de excelência em trauma.

Data de realização do curso

4 de maio de 2019

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

  • A criança ferida 
  • Avaliação do paciente pediátrico 
  • A via aérea pediátrica 
  • Trauma Torácico pediátrico
  • Choque e reposição de fluidos 
  • Trauma Abdominal Pediátrico 
  • Trauma Crânio-encefálico pediátrico
  • Trauma Vertebro Medular Pediátrico 
  • Trauma Pediátrico das extremidades  
  • Queimaduras Pediátricas
  • Lesão de Submersão Pediátricas 
  • Paragem Cardiorrespiratória em trauma Pediátrico 
  • Abusos Infantil 
  • A morte de uma criança 
  • Trauma em nos recém nascidos e com crianças com necessidades especiais

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O ITLS Pediátrico concentra-se nas necessidades especiais de pacientes Juvenis em situações de trauma. Em 8 horas, aprenderá os princípios da abordagem e avaliação adequada, intervenções críticas, imobilização do pacientes e transporte rápido. vai praticar técnicas de comunicar com jovens pacientes e seus pais. As habilidades práticas adquiridas permitirão uma maior confiança e competência perante uma criança gravemente ferida.

Metodologia

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas e de simulação avançada em Trauma

Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e casos clínicos.


Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica.
O rácio formador/formando é de 1:4.

Cada equipa terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma.

Cada formando deverá apresentar-se com roupa leve e prática.


O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de casos clínicos.

 ·         Componentes do curso presencial

PROGRAMA DO CURSO PRESENCIAL

  • Abordagem e avaliação de um paciente pediátrico
  • Via aérea pediátrica (Básica, intermédia e avançada)
  • Trauma Torácico e descompressão de Pneumotórax hipertensivo
  • Controlo de Hemorragias
  • Trauma Abdominal 
  • Acessos vasculares e Ressuscitação de fluidos 
  • Imobilização da vítima pediátrica
  • PCR em trauma do doente Pediátrico.

Destinatários

Licenciados em Medicina e Enfermagem

(os candidatos tem de possuir formação no ITLS Provider)

Candidatura e selecção

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão; 
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Preenchimento do boletim de candidatura online: https://inscricoes.cespu.pt/formacao

Observações

Diploma Certificado pelo ITLS (EUA).

Manual do curso em língua inglesa.

Nº de vagas para o curso

15

Carga horária

  • 12 horas elearning (aulas teóricas em português, testes de auto-avaliação e um pré-teste final)
  • 8 horas presenciais (bancas teórico-práticas e praticas de simulação)

Critérios de aprovação

Para obter a credenciação do Curso ITLS Pediátrico implica:

  • A conclusão da componente Online (Pré-Teste final) e
  • A assiduidade e aproveitamento na componente presencial.

O aproveitamento na componente presencial obriga a:

  • Aproveitamento na avaliação prática final e
  • Nota mínima de 74% no teste teórico final (com possibilidade de uma única repetição posterior)

Cronograma

4 de maio de 2019

9h às 13h e das 14h às 18h

Corpo docente

André Cunha, Enf.

Licenciatura em Enfermagem, Pós-Licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro no Serviço de Urgência do Hospital de Santa Maria da Feira. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, PHTLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS), Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Fernando Gonçalves Fernandes, Enf.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Braga; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Firs Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Edgar Jacinto, Enf.

Enfermeiro do Serviço de Urgência do Centro Hospitalar do Médio Tejo – Unidade de Tomar. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS). Instrutor Nacional do Conselho Português de Ressuscitação.

Filomena Horta Correia, Dra.

Licenciada, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Saúde Pública e Mestre em Medicina de Catástrofe.
Instrutora dos cursos de Emergência Trauma e Catástrofe (CETC), Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV DAE), Trauma e Emergência Pediátrico (PEPP), Trauma e Emergência Geriátrico (GEMS) e International Trauma Life Support (ITLS) Provider, ACCESS. Pediátrico e Militar.

Graciete Costa Gonçalves, Enfa.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e VMER do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Hugo Sousa, Enf.

Licenciado em Enfermagem, Especialista e Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Enfermeiro Coordenador Hospitalar de Doação e Transplanteção de Órgãos do Hospital de Braga. Formador dos cursos de Ventilação Mecânica Invasiva para Enfermeiros e Monitorização do Doente Crítico ITLS - International Trauma LIfe Supporte e Coordenador e formador do programa de Suporte Básico de Vida e Desfibrilação Automática Externa da CESPU formação. 

Ricardo Pires, Enf.

Licenciado em Enfermagem, Pós Graduado em Medicina do Conflito e da Catástrofe, Pós Graduado em Clínica de Emergência em Saúde. Instrutor internacional dos Cursos Medical Response to Major Incident, ITLS Provider, ITLS ACCESS, PEPP,instrutor Internacional dos Cursos American Heart Association, BLS, ACLS e PALS, CITO (International Centre for Emergency Techniques). Formador Nacional da Escola Nacional de Bombeiros na área do Salvamento e Desencarceramento, Formador Nacional do INEM nas áreas do SBV, SBV-D, TAT e TAS