Introdução

A prevalência da obesidade, resistência à insulina e diabetes tipo 2 tem aumentado constantemente nas últimas décadas. A resistência à insulina, a redução da tolerância à glicose, a pré-diabetes, diabetes e obesidade estão em números recorde. Os problemas de saúde resultantes da resistência à insulina e obesidade são epidémicos ao nível da saúde em geral.

A evidência tem demonstrado que a microbiota intestinal desempenha um papel significativo no desenvolvimento da obesidade, inflamação associada à obesidade e resistência à insulina. Compreender a fisiopatologia da resistência à insulina e o impacto do microbioma GI na função pancreática, esclarecerá o relacionamento.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass;
Fotocópia do Certificado de Habilitações; 
Preenchimento do boletim de candidatura;
Cheque ou comprovativo de transferência para o IBAN PT50 0033.0000.00048634338.29, no valor do curso (100 Euros).

Informação e contactos

CESPU-Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Coordenação pedagógica

Destinatários

Profissionais de Saúde

Carga horária

6 horas

Cronograma

7 de julho de 2017

9:30 às 12:30 e das 14:00 às 16:00

Corpo docente

Filomena Trindade, Mestre
Licenciada em Biologia (University of California Santa Cruz, EUA). Licenciada em Medicina (University of California Davis, EUA). Especialista em Medicina Geral e Familiar pelo American Board of Family Medicine (EUA). Mestre em Saúde Pública (San Diego State University, EUA). Graduada pelo American Board of Anti-Aging & Regenerative Medicine Certification (EUA). Faculty member do UCSF/Santa Rosa Residency Program (EUA). Formadora do Institute for Functional Medicine (EUA). Docente e prelectora em diversos congressos e cursos de especialização e de pós-graduação no âmbito da Nutrição, Medicina. Ortomolecular, Medicina Funcional e Medicina Anti-Envelhecimento (Europa e EUA). Médica em diversas clínicas (Portugal e EUA).