Introdução

A Jones and Bartlett Publishers (J&B) em associação com a American Geriatrics Society (AGS) e National Council of State Emergency Medical Services Training Coordinators (NCSEMSTC), desenvolveram um programa educativo de treino dos profissionais dirigido ao paciente geriátrico. Publicaram um manual e criaram um curso – GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services).
O curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services) foi desenvolvido por um consenso de peritos de medicina de emergência e serviços médicos de emergência geriátrica.
Na sociedade actual, a população idosa atinge uma proporção significativa, ao ponto de constituírem cerca de 34% das chamadas actuais para os serviços de emergência nos EUA. Ou seja, 3,4 milhões de respostas dos serviços de emergência americanos envolvem pacientes com mais de 60 anos de idade. Esta população tem necessidades médicas especiais e específicas e o curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services) vai ao encontro da qualidade dos cuidados a prestar ao paciente geriátrico. O profissional de saúde deve desenvolver competências que incluam os conceitos básicos e avançados da medicina geriátrica, bem como adquirir capacidades afectivas e empáticas no decurso da avaliação do paciente idoso.
Lançado em Janeiro de 2003, o curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services) é um programa formativo muito interactivo, foi projectado como um curso integrado e de índole educativo. É composto por uma versão básica (BLS), dirigida ao cidadão comum e uma versão avançada (ALS), dirigida a técnicos de saúde.

Local(is) de realização

Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem

Estrutura curricular

  • Envelhecimento;
  • Comunicação com os idosos e com os seus cuidadores;
  • Emergências neurológicas e alteração do estado mental;
  • Emergências respiratórias e cardiovasculares;
  • Emergências farmacológicas e intoxicações medicamentosas;
  • Emergências psiquiátricas;
  • Abuso de idosos e negligência;
  • Conceitos sobre o fim de vida;
  • Trauma músculo-esquelético e imobilizações;
  • Promover a Qualidade de Vida;
  • Estações práticas;
  • Casos clínicos.

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Observações

OBTENÇÃO DE DIPLOMA DE CURSO
Para obtenção do diploma é obrigatória a presença a todo o curso, não são permitidas faltas. Diploma Certificado pelo ITE/Academia Americana de Geriatria (EUA).

Apoio:

PROTECÇÃO CÍVIL E BOMBEIROS - AÇORES

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Açores (Ilha de São Miguel)
Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada
Rua de S. Gonçalo n.º 230
9500-344 Ponta Delgada

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O Curso tem por objectivo geral fornecer conhecimentos teórico-práticos, baseados em guidelines nacionais e internacionais, que reforcem e uniformizem a formação de técnicos de saúde na área da emergência pré e intra-hospitalar.
Espera-se que, no final do curso, os profissionais de saúde adquiram conhecimentos fundamentais que lhes permitam ter uma conduta uniforme de actuação perante situações específicas de emergência geriátrica.

Resumo

O curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services) foi desenvolvido por um consenso de peritos de medicina de emergência e serviços médicos de emergência geriátrica.
O curso GEMS (Geriatric Education for Emergency Medical Services) é um programa formativo muito interactivo, foi projectado como um curso integrado e de índole educativo. É composto por uma versão básica (BLS), dirigida ao cidadão comum e uma versão avançada (ALS), dirigida a técnicos de saúde.

Metodologia

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso à técnica de resolução de cenários práticos e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica.
Cada equipa (6 formandos) terá um tutor destacado, constituindo uma referência de suporte para todos os elementos da mesma. Cada formando deverá apresentar-se com roupa leve e prática. O ratio formador/formando é de 1:6.
O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de casos clínicos.

Destinatários

Médicos e alunos de Medicina, Enfermeiros e alunos de Enfermagem, TAS’s e TAE’s.

Candidatura e selecção

Ordem de Inscrição

Nº de vagas para o curso

6

Carga horária

Teoria: 6 horas
Prática: 10 horas

Unidades de crédito do curso

2.5

Critérios de aprovação

Para obter a credenciação do curso, a assiduidade no curso é obrigatória e cada formando deverá obter 80% de aptidão no diagnóstico de competências teórico e 100% no diagnóstico de competências prático, com possibilidade de uma única repetição. Serão referenciados para potenciais formadores do ITE os formandos com melhor performance teórico-prática no curso.

Duração e regime

O Curso decorrerá conforme marcação pelo Departamento Pedagógico ou solicitação por entidades externas.As aulas decorrerão das 09h00 às 13h00 e das 14h00 às 19h00, durante dois dias consecutivos.

Cronograma

28 de Fevereiro de 2015

1 de Março de 2015

Corpo docente

Filomena Horta Correia, Dra.

Licenciada, pela Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, especialista em Saúde Pública e Mestre em Medicina de Catástrofe.
Instrutora dos cursos de Emergência Trauma e Catástrofe (CETC), Suporte Básico de Vida e Desfibrilhação Automática Externa (SBV DAE), Trauma e Emergência Pediátrico (PEPP), Trauma e Emergência Geriátrico (GEMS) e International Trauma Life Support (ITLS) Provider, ACCESS. Pediátrico e Militar.

Gonçalo Morins, Mestre
Enfermeiro no Serviço de Urgência Médico-Cirúrgica do Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha. Mestrado em Cuidados Paliativos. Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS e ITLS. Instrutor Nacional dos cursos: AAPCR e CETC.
Graciete Costa Gonçalves, Enfa.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeira da Unidade de Cuidados Intensivos e VMER do Centro Hospitalar de Vila Real/Peso da Régua, EPE. Curso Pós-licenciatura em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Instutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS, PEPP, ITLS e Gestão de Crise. Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Fernando Gonçalves Fernandes, Enf.

Licenciatura em Enfermagem. Enfermeiro no Serviço de Urgência Geral e VMER do Hospital de Braga; Instrutor Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, Firs Responder, GEMS, PEPP, AMLS, ITLS, Gestão de Crise e Incident Comand System (ICS); Instrutor Nacional dos cursos: SBV e DAE, AAPCR e CETC.

Ana Morins, Enfa.
Enfermeira no Serviço de Ortopedia do Centro Hospitalar do Oeste – Unidade de Caldas da Rainha. Pós-graduação em Trauma, Emergência e Apoio Humanitário. Instrutora Internacional dos cursos: First Aid, CPR e AED, First Responder, GEMS e ITLS. Instrutora Nacional dos cursos: AAPCR e CETC.