Introdução

O curso destina-se a todos os profissionais de saúde que pretendam desenvolver competências na abordagem da paragem cardíaca e nas emergências cardiorrespiratórias em contexto pediátrico.
Os cursos recriam cenários que estimulam a participação e o ensino das várias competências, quer individualmente quer em equipa e de acordo com os grupos a que se destinam.
Com cenários realistas reforçam-se os conceitos chave de: suporte básico de vida de qualidade; identificação e tratamento dos problemas que ameaçam a vida da criança; abordagem sistematizada da criança; sequência “avaliação-identificação-intervenção”; reconhecimento e tratamento das situações de periparagem; tratamento da paragem cardíaca; o algoritmo de Suporte Básico e Avançado de Vida e a dinâmica efectiva de uma equipa de reanimação.

Data de realização do curso

Outubro 2015

Local(is) de realização

CESPU - Campus Académico de Famalicão

Áreas de conhecimento

  • Enfermagem
  • Medicina

Estrutura curricular

  • SUPORTE BÁSICO DE VIDA
  • VIA AÉREA AVANÇADA
  • PARAGEM RESPIRATÓRIA
  • DISTÚRBIOS DE RITMO
  • TERAPIAS ELETRICAS
  • ACESSOS VASCULARES
  • CHOQUE
  • TRABALHO EM EQUIPA E LIDERANÇA
  • CASOS CLÍNICOS

Documentação necessária de candidatura

Curriculum Vitae em modelo Europass (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Certificado de Habilitações;
Preenchimento do boletim de candidatura (Consulte os documentos de suporte);
Fotocópia do Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte ou do Cartão de Cidadão;
Cheque ou comprovativo de transferência para o NIB 0033.0000.00048634338.29, no valor da candidatura.

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

GERAL
Melhorar a qualidade dos cuidados prestados a crianças em estado critico e/ou paragem cardiorespiratória (PCR).

COGNITIVO
Descrever a abordagem e as intervenções necessárias para prevenir a PCR em contexto pediátrico;
Descrever a abordagem sistematizada em contexto pediátrico;
Descrever as prioridades e intervenções especificas para bebés e crianças com emergências respiratórias/cardiovasculares;
Explicar a importância do trabalho em equipa efetivo, incluindo papéis e responsabilidades individuais durante a reanimação;
Descrever os elementos chave dos cuidados pós reanimação.

PSICOMOTOR
Efetuar sempre que indicado reanimação de elevada qualidade;
Efetuar a abordagem/manutenção da via aérea e ventilação;
Selecionar e aplicar monitorização cardiorespiratória apropriada;
Selecionar e administrar medicação e terapias elétricas quando indicadas;
Estabelecer acesso venoso rápido para administração de fluídos;
Demonstrar comunicação efetiva e dinâmica de equipa enquanto líder e liderado.

Metodologia

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso á técnica de resolução de problemas e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica.
O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de caso clínico.

Candidatura e selecção

Análise Curricular, Académica e Profissional e Ordem de Inscrição.

Nº de vagas para o curso

12

Carga horária

16 Horas

Critérios de aprovação

O curso desenvolve-se em aulas teórico-práticas, mas essencialmente em aulas práticas. Utiliza-se fundamentalmente o método activo com recurso á técnica de resolução de problemas e casos clínicos.
Os formandos serão divididos em grupos e evoluirão pelas bancas práticas em crescente de diferenciação clínica.
O curso terminará com avaliação teórica e avaliação prática de caso clínico.

Cronograma

16 e 17 de Outubro de 2015

Inscrições abertas até 4 de Setembro de 2015


As datas, acima mencionadas, poderão sofrer alterações por parte da Coordenação Pedagógica, sendo comunicado atempadamente.

Corpo docente

Grupo de Instrutores da Pals da Enfarte - Planosaùde, Centro de Treino Internacional da American Heart Association.