Introdução

O Lancaster College é uma escola de línguas, fundada em 1984, com sede em Vila Nova de Gaia. Reconhecido pelo Ministério da Educação e em parceria com a CESPU - Formação tem à disposição, cursos de Inglês e Espanhol acessíveis a quem tenha real interesse em aprender ou aprofundar os seus conhecimentos linguísticos, na área da saúde, respectivamente. O fenómeno da globalização e da consequente necessidade de uma linguagem eficiente de comunicação é uma realidade. Desta forma, aprender línguas tornou-se uma necessidade básica para profissionais de todas as áreas e especialmente para os que se preparam para entrar no mercado de trabalho, cada vez mais competitivo. Dominar o Inglês permite maior acesso ao conhecimento, já que a maioria das fontes bibliográficas, convencionais e informáticas, não estão disponíveis em português. Conhecendo a língua não apenas as buscas serão mais eficientes como se consegue um aumento da produtividade, pela capacidade de ler e interpretar os textos no original. Aprender línguas permite também o desenvolvimento de novas capacidades e competências, pessoais e comunicacionais, o que permite acompanhar o desenvolvimento científico e tecnológico do país e do mundo.

Data de realização do curso

Novembro de 2011

Áreas de conhecimento

  • Desporto
  • Enfermagem
  • Farmácia
  • Fisioterapia
  • Medicina
  • Medicina Dentária
  • Psicologia
  • Segurança e higiene no trabalho
  • Gestão/administração
  • Cardiopneumologia
  • Podologia
  • Ciências Farmacêuticas
  • Análises Clínicas e de Saúde Pública
  • Nutrição
  • Anatomia Patológica
  • Marketing Farmacêutico
  • Radiologia
  • Bioquímica
  • Ciências Biomédicas
  • Ciências Forenses e Criminais

Documentação necessária de candidatura

Preenchimento da Ficha de Inscrição(ver anexo);
Preenchimento da Ficha de Auto-Avaliação(ver anexo);
Entrega dos cheques pré-datados ou da declaração do banco em como o mesmo assume a responsabilidade dos pagamentos das propinas nas datas estipuladas.

Informação e contactos

CESPU - Formação
Rua Central de Gandra, 1317
4585-116 Gandra - Paredes
Tel. 224 157 174/06
info@formacao.cespu.pt
www.cespu.pt

Local(is) de formação do curso

Campus Universitário de Gandra - Paredes
Campus Universitário de Gandra - Paredes
R. Central de Gandra, 1317
4585-116 GANDRA PRD - PORTUGAL
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
Campus Académico de Vila Nova de Famalicão
R. José António Vidal,81
4760-409 Vila Nova de Famalicão - PORTUGAL

Entidades parceiras

Coordenação científica

Coordenação pedagógica

Objetivos

O objectivo deste curso de Inglês é então dotar os docentes de competências linguísticas, adquirindo conhecimentos a nível de conversação, leitura e escrita direccionada para a sua área de trabalho.

Resumo

O Lancaster College é uma escola de línguas, fundada em 1984, com sede em Vila Nova de Gaia. Reconhecido pelo Ministério da Educação e em parceria com a CESPU - Formação tem à disposição, cursos de Inglês e Espanhol acessíveis a quem tenha real interesse em aprender ou aprofundar os seus conhecimentos linguísticos, na área da saúde, respectivamente.

Metodologia

Aulas presenciais baseadas nos conteúdos apresentados nos manuais com suporte em CD, DVD, e outros meios áudio visuais.
As metodologias pedagógicas de descoberta são também utilizadas de forma que os formandos desenvolvam capacidades comunicativas fundamentais para a aprendizagem. Cada formando é um recurso para os seus colegas e a interacção é uma componente fundamental nas aulas. O sucesso na aprendizagem de uma língua estrangeira depende ainda daquilo que o formando faz fora do contexto da aula. Assim, os formandos são incentivados à leitura e execução de outras actividades que possam ser úteis à aprendizagem da língua.

Destinatários

Alunos, colaboradores da CESPU crl. e público em geral.

Candidatura e selecção

Após formalização da inscrição será realizado teste de nível para avaliação dos conhecimentos.

Nº de vagas para o curso

Turmas de 10 a 15 alunos

Carga horária

60 Horas

Critérios de aprovação

PRÉ-AVALIAÇÃO
Será realizada uma avaliação de pré-requisitos com base num teste diagnóstico, escrito e oral, por um professor habilitado na colocação dos alunos por níveis. Posteriormente, os formandos serão agrupados conforme os níveis do LANCASTER COLLEGE, registados no Ministério da Educação e de acordo com os níveis do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas.

MANUAIS / CONTEÚDOS:
Cada nível, utilizará um manual que incluirá os conteúdos programáticos definidos pelo Lancaster College. Os manuais são adquiridos em editoras internacionais especializadas e de acordo com o nível de cada turma.

AULAS / AVALIAÇÃO
Os formadores seguem os conteúdos programáticos pré-estabelecidos. Para além da avaliação contínua, haverá tempos para avaliação escrita periódica.
No final, haverá uma avaliação escrita, e uma avaliação oral dada pelo próprio formador do curso, ou pelo coordenador pedagógico.
Os formandos nos níveis A1 - B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas do Conselho da Europa (Tabela 1) devem atingir um aproveitamento superior a 60%. Nos níveis B2 - C2, uma prestação superior a 50% será considerada positiva.
No final do curso, os certificados de aproveitamento serão emitidos numa escala de 0 (zero) a 20 (vinte) valores.

NÍVEIS
Os formandos serão distribuídos por níveis de acordo com os seus conhecimentos prévios da língua alvo:
Os níveis do LANCASTER COLLEGE normalmente seguem o plano mostrado nas tabelas em anexo, com a excepção da língua espanhola em que o formando poderá progredir mais rapidamente devido à semelhança entre as línguas.
Ao completar o nível B2, o formando estará preparado para o exame de Nível 3 da ALTE (Association of Language Testers in Europe) (www.alte.org), que:

  • Para o Inglês corresponde ao nível First Certificate in English - Universidade de Cambridge;
  • Para o Espanhol corresponde ao nível do Diploma de Español Nivel Intermedio - Universidade de Salamanca e Instituto Cervantes;

Duração e regime

O curso decorrerá uma vez por semana em horário pós-laboral, de Novembro de 2011 a Julho de 2012. O aluno pode optar pelo horário das 19h00 às 21h00 ou das 21h00 às 23h00, o dia da semana poderá ser escolhido livremente, pelo que prevalecerá a maioria no final.

Cronograma

PROVISÓRIO
Novembro de 2011 a Julho de 2012

Corpo docente

Professores Com Larga Experiência na Leccionação do Instituto de Línguas Lancaster College

Emolumentos

PROPINAS
Para alunos da CESPU, Crl.
9 Mensalidades de 35Euros (3 cheques pré-datados ou transferência bancária no valor de 105Euros)
Para Profissionais e Ex-alunos da CESPU, crl.
9 Mensalidades de 50Euros (3 cheques pré-datados ou transferência bancária no valor de 150Euros)
Publico em geral
9 Mensalidades de 60Euros (3 cheques pré-datados ou transferência bancária no valor de 180Euros)
(CHEQUES PRÉ-DATADOS TRIMESTRAIS OU TRANSFERÊNCIA BANCÁRIA)
Os cheques deverão ser entregues no acto de inscrição e respeitar as seguintes datas:
1º cheque- 8 de Novembro de 2011;
2º cheque- 8 de Fevereiro de 2012;
3º cheque- 8 de Maio de 2012.
Os cheques deverão ser passados à ordem de Gennaro Varone, Unipessoal, Lda.. No caso da transferência, deverá ser entregue uma declaração do banco em como o mesmo assume a responsabilidade dos pagamentos nas datas estipuladas.