14.09.2020

 

A CESPU apresentou o Prof. Doutor José Alberto Ramos Duarte como novo Reitor para o Instituto Universitário de Ciências da Saúde.

A Cerimónia de Tomada de Posse irá realizar-se no próximo dia 18 de setembro, pelas 11:30 horas, no auditório do Campus Gandra.

O Prof. Doutor José Alberto Ramos Duarte é Professor Catedrático da Universidade do Porto e Professor com Agregação do Instituto Politécnico de Saúde do Norte.

É Licenciado em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, Doutorado em Biologia do Desporto pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto e Agregação em Biologia do Desporto pela Universidade do Porto.

Tem experiência de ensino em cursos de 1º, 2º e 3º ciclos a nível nacional (Universidade do Porto, Instituto Politécnico de Saúde do Norte, Instituto Universitário de Ciências da Saúde, Universidade de Aveiro, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro), e internacional (Universidade de Colónia, Universidade de Vigo, Universidade de Valência desde 1993; Professor convidado da Universidade Estadual de Londrina entre 2014 e 2017, e da Universidade Federal de Cuiabá em 2018).

No seu curriculum conta com a publicação de mais de 250 artigos em revistas internacionais indexadas, com 7.125 citações e h-index 45. É coautor de 3 patentes registadas internacionais, é Editor-Chefe do International Journal of Sports Medicine  desde 2006 e Expert da Comissão Europeia para avaliação de bolsas e projetos de investigação, desde 2013.

Conta ainda com 4 prémios de investigação: Prémio Servier de Insuficiência Cardíaca (Investigação Básica - Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em 2011; Prémio Servier de Insuficiência Cardíaca (Investigação Básica - Sociedade Portuguesa de Cardiologia, em 2013; Prémio IACOBUS - Interreg Espanha-Portugal, em 2018; Prémio IACOBUS - Interreg Espanha-Portugal, em 2019.

 


Etiqueta(s): Ensino Ensino universitário Investigação e desenvolvimento Instituição