Data: 25.10.2018, 12h:30m - 25.10.2018, 13h:30m

Local: Campus Universitário de Gandra

 

2018 Seminar Series

IINFACTS - Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias da Saúde

CBAS_3Ed. - Programa Doutoral em Ciências Biológicas Aplicadas à Saúde do IUCS

 

25 de outubro | 12h30 | Sala 4028

(Entrada livre | Certificado de presença a pedido)

 TEMA:  "Desenvolvimento de uma vacina Anti-Ghrelina para tratamento da obesidade"

 

PALESTRANTE:

Sara Maria Monteiro Sousa Andrade, PhD

CV do Palestrante:

Sara Andrade has a BSc in Biochemistry by the University of Porto, Portugal where she started to develop a research interest in the obesity and metabolism areas. Wanting to further pursue a research career, she enrolled in a Master in Molecular Genetics in the University of Minho, Portugal, for which she developed a proof of concept study of the development of an anti-ghrelin vaccine for the treatment of obesity in the anatomy department of ICBAS-UP. Finally, she has completed a PhD in Endocrinology in the University of Santiago de Compostela, Spain.  

Her main research interests lay in the development and possible therapeutics for obesity and the implications that this disorder may have both in the development and prognostics of other diseases, such as cardiovascular disease and cancer.

 

ANFITRIÃ:

Ana Margarida Faria, MSc

(Estudante de Doutoramento CBAS)

 

Resumo da apresentação:

A obesidade é uma doença cuja prevalência tem vindo a aumentar exponencialmente em todo o mundo, tendo sido classificada pela Organização Mundial de Saúde como a pandemia do século XXI.

A necessidade de desenvolver novas terapêuticas para obesidade é uma área de investigação emergente uma vez que os recursos terapêuticos existentes, com exceção da cirurgia bariátrica, têm apresentado resultados insuficientes.

A ghrelina é uma hormona gastrointestinal com uma ação importante na homeostase energética. A ghrelina atua no hipotálamo onde estimula a libertação de sinais orexigénicos que promovem a ingestão alimentar e que diminuem o gasto energético. Os seus níveis plasmáticos são geralmente baixos nos indivíduos obesos, mas aumentam substancialmente com a dieta e emagrecimento, o que poderá contribuir para a dificuldade na manutenção da redução ponderal a longo prazo.

Com o advento da vacinação terapêutica e da oportunidade de utilizar “Virus Like Particles” como substâncias imunogénicas surgiu a possibilidade de produzir uma vacina contra substâncias endógenas e manipular sistemas biológicos.

O objetivo deste estudo foi desenvolver uma vacina terapêutica anti-ghrelina utilizando uma VLP para utilizar no tratamento da obesidade.

Foi desenvolvido um imunoconjugado de ghrelina com proteína NS1 do vírus da língua azul (BTV) como substância imunogénica que foi inoculado em ratinhos normoponderais e com obesidade induzida pela dieta. Com este imunoconjugado foi conseguida a indução da produção de anticorpos específicos anti-ghrelina com capacidade de neutralização dos efeitos biológicos da hormona, traduzidos por uma diminuição da ingestão alimentar diária e nas 24h após a imunização, um aumento do gasto energético e uma diminuição dos níveis de expressão de mRNA de NPY no hipotálamo basal.

Resumindo, a vacina anti-ghrelina desenvolvida neste trabalho cursa com o desenvolvimento de anticorpos anti-ghrelina, diminui a ingestão alimentar, diminui os sinais orexigénicos hipotalâmicos e aumenta o gasto energético, pelo que poderá vir a constituir uma alternativa terapêutica em associação à dieta no tratamento da obesidade.

 

 

 

 


Etiqueta(s): Ensino universitário Investigação e desenvolvimento Instituição