28.06.2018

 

Os primeiros Licenciados em Ciências Biomédicas pelo Instituto Universitário de Ciências da Saúde - Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (IUCS-CESPU), que ingressaram na Universidade Alfonso X (UAX) de Madrid em 2015, acabam de se licenciar em Medicina, fruto de um ciclo de estudos partilhado entre as duas instituições de ensino.

Passados seis anos em formação partilhada (três anos de Ciências Biomédicas no IUCS-CESPU posteriormente três de Mestrado Integrado em Medicina na UAX), estes 14 graduados em Medicina podem agora ajudar a colmatar a crescente necessidade de médicos em Portugal. Um acordo entre duas instituições de ensino superior de Portugal e Espanha encerra agora a primeira etapa com grande sucesso.  

O IUCS e a CESPU congratulam-se pelo êxito destes estudantes e espera que com a formação de excelência que receberam nestes últimos três anos, nomeadamente o acesso a centros de simulação médica e hospitais universitários na área geográfica de Madrid, dotados de grande casuística e prestígio reconhecido na investigação científica médica, possam agora assumir-se como profissionais diferenciadores na prática clínica em Portugal e no estrangeiro”, reforça o Professor Ricardo Dinis, acrescentado que a formação académica no IUCS-CESPU destes estudantes foi elogiada pelo Diretor do Curso de Medicina da UAX, tendo alguns deles se destacado no ranking das melhores classificações finais. 

Este acordo é inovador pois um ciclo de estudos não se encerra nas fronteiras de um país e prepara os estudantes para o mercado internacional e multicultural”, explica o Professor Ricardo Dinis, Coordenador do Curso de Ciências Biomédicas, que esteve presente na cerimónia de graduação destes 14 estudantes da CESPU em Madrid, no passado sábado dia 9 de junho.

Estes 14 estudantes integraram o primeiro grupo da parceria bilateral CESPU/UAX, mas há ainda mais dois grupos de estudantes que ingressaram em Medicina na UAX em 2016 e 2017. A CESPU reforça que o plano curricular da Licenciatura em Ciências Biomédicas complementado com uma formação Extracurricular está desenhado para dotar os seus estudantes com um conhecimento e competências profissionais que os tornam altamente competitivos e reconhecidos internacionalmente para a aprendizagem da Medicina. Este ano, ingressará também um novo contingente de estudantes.

Informações sobre o curso de Licenciatura em Ciências Biomédicas e Formação extracurricular UAX em:

http://www.cespu.pt/ensino/ensino-universitario/cursos-iucs/detalhes-do-programa-de-estudos/?course=BO%5cCB#program-info

(Documentos de suporte) 

 


Etiqueta(s): Ensino universitário Instituição