26.05.2017

 

Parceria CESPU, HELPO e FPCEUP resulta em Programa de Direitos Humanos no Agrupamento de Escolas de Vilela.

A CESPU - Instituto Universitário Ciências da Saúde (IUCS) e a Associação HELPO (ONG - Organização Não Governamental para o Desenvolvimento), em parceria com o SINClab - Social Inclusion Laboratory da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) trabalharam em conjunto no programa de VEKI, focado nos Direitos Humanos, na Globalização e no Interculturalismo.

O VEKI foi implementado na EB de Rebordosa por psicólogas da HELPO e da Consulta de Psicologia da CESPU, estando a Medição de Impacto Social (MIS) do programa sob a responsabilidade do Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento da CESPU em articulação com o SINCLab da FPCEUP.

O Veki teve início em março estando organizado em 11 sessões semanais com 4 turmas. O AE de Vilela manteve sempre uma postura de total disponibilidade e colaboração com a equipa HELPO/CESPU. Na sua globalidade os alunos aderiram bem ao programa mas apenas os resultados da avaliação de impacto permitirão dizer se o VEKI conseguiu provocar mudanças efetivas nas crenças e atitudes destas crianças.

 

No dia 29 de Maio realizou-se na Escola Básica 1 de Rebordosa uma cerimónia de entrega dos diplomas às turmas participantes e um pequeno lanche convívio de encerramento.

A cerimónia integrou as cerca de 90 crianças, os 5 formadores (CESPU e Helpo), os 4 professores titulares, os coordenadores de Associação de Escola e de Ciclo, os docentes do Instituto Universitário de Ciências da Saúde envolvidos, bem como o Departamento de Educação da Câmara Municipal de Paredes. Foi um momento festivo e informal, que decorreu na própria escola, com todos os envolvidos no programa VEKI e que pretendeu dar visibilidade ao trabalho realizado pela CESPU e pela HELPO em colaboração com o AE e agradecer às crianças a sua participação.

A Cerimónia decorreu na Biblioteca da escola e o lanche no Pavilhão Gimnodesportivo.

 

PROGRAMA da Cerimónia de Enceramento

09H30 - Apresentação de PPT com implementação do programa.

09H45 - Convite à avaliação livre do Programa por parte dos alunos, das formadoras, bem como de qualquer interlocutor.

10H00 - Entrega dos Diplomas e das Medalhas de participação.

10H30 - Lanche

11H30 - Colocação do MUNDO VEKI no átrio da Escola.

 


Etiqueta(s): Ensino universitário Instituição