Data: 05.05.2017, 21h:30m - 05.05.2017, 23h:30m

Local: Museu de Penafiel

 

A CESPU através da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Pólo IINFACTS - Penafiel, associou-se ao projeto do Museu Municipal de Penafiel - 5 Salas. 5 Filmes e, vai dar início a um novo ciclo de cinema dedicado à área da saúde. 5 Filmes. Saúde.

Com início em março e até julho de 2017 serão exibidos filmes, cujo enredo se integra na área da saúde. No final de cada sessão, um grupo de especialistas debaterá o tema do filme e o seu impacto na saúde das populações. 

 

A exibição do  3º filme está agendada para o próximo dia 5 de maio e tem como temática: Envelhecimento.

Título do Filme: “MORANGOS SILVESTRES”

Realizador: Ingmar Bergman

Género: Drama Biográfico

Duração: 92 min

Classificação: M/12

 

ENTRADA GRATUITA

 

 "MORANGOS SILVESTRES"

Morangos Silvestres é um filme sobre o sonho, a solidão, a vida e a morte.

Isak Borg (Victor Sjöström) é um médico, viúvo, em fim de vida, que se prepara para viajar até à Universidade de Lund onde vai receber um título honorífico, pelos seus 50 anos de carreira. Após um sonho perturbador sobre a sua própria morte, Isak decide, à última da hora, viajar de carro, sendo acompanhado pela sua nora Marianne (Ingrid Thulin).

No caminho param junto da casa de infância de Isak, onde este se vê, transportado no tempo, a assistir ao momento em que a sua prima e antiga noiva, Sara (Bibi Andersson), o trocou pelo irmão. Voltando à realidade, Isak, acolhe um trio de jovens em viagem, liderado por uma outra Sara. Envolve-se num acidente de viação com outro automóvel onde seguia um casal em litígio violento. Segue-se a visita à casa da mãe de Isak, e mais um sonho onde este vê a traição da antiga esposa.

Aos poucos, Isak, perturbado pelos acontecimentos, troca confidências com a nora, que o tinha acusado de ser um homem frio e cruel. Quando chega a Lund, Isak já é um homem diferente. É recebido pelo seu filho Evald e tenta contribuir para que ele não repita os seus erros e acolha Marianne com amor. As contínuas experiências da viagem, as memórias, o carinho da família, que agora descobriu, e a despedida dos novos amigos dão a Isak um sentimento de paz como nunca conhecera.

[https://ajanelaencantada.wordpress.com/]

 


Etiqueta(s): Ensino politécnico Instituição