Data: 17.03.2017, 21h:30m - 17.03.2017, 23h:30m

Local: Museu de Penafiel

 

A CESPU através da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, Pólo IINFACTS - Penafiel, associou-se ao projeto do Museu Municipal de Penafiel - 5 Salas. 5 Filmes e, vai dar início a um novo ciclo de cinema dedicado à área da saúde. 5 Filmes. Saúde.

Com início em março e até julho de 2017 serão exibidos filmes, cujo enredo se integra na área da saúde. No final de cada sessão, um grupo de especialistas debaterá o tema do filme e o seu impacto na saúde das populações. 

 

O 1º filme agendado para o próximo dia 17 de março tem como temática: Alzheimer.

Título do Filme: “IRIS”

Realizador: Richard Eyre

Género: Drama Biográfico

Duração: 91 min

Classificação: M/12

Elenco: Judi Dench; Jim Broadbent; Kate Winslet; Hugh Bonneville

 

ENTRADA GRATUITA

 

 "IRIS"

O filme retrata a vida da escritora e filósofa britânica Jean Iris Murdoch (1919 - 1999), baseado em dois livros biográficos escritos por seu marido, o também escritor e professor John Bayley. Em 1950, Irís conhece seu futuro companheiro, que fica imediatamente impressionado com a ingenuidade e talento artístico da jovem. Surge o namoro que acaba em casamento, que décadas depois, continua vibrante e cheio de amor. Iris tornou-se uma celebridade, mas começa a apresentar os primeiros sintomas do mal de Alzheimer, perdendo gradualmente a memória e sofrendo ataques de demência. Apenas o amor de John permanece ao lado de Iris nos últimos dias de sua vida.

Este filme apresenta algumas facetas da doença de Alzheimer. Esta entidade clinica pertence ao grupo das Demências; segundo a Alzheimer Europe, existem cerca de 3 milhões de cidadãos europeus que sofrem de uma ou várias formas de Demência; em Portugal, este número é de 182 000. A nível europeu, o aumento da esperança de vida, verificado, faz prever que em 2040 o número de pessoas portadoras de uma demência duplique na Europa Ocidental. (http://alzheimerportugal.org/pt/text-0-18-79-187-fact-sheet)

 

Convidadas para o debate:

Professora Doutora Sara Lima (Docente da CESPU - IPSN - Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa)

 

Dra. Carla Fraga (Neurologista do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa, HPA )

 

Enfª Filipa Pinto (Coordenadora do Centro Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Vizela)

 


Etiqueta(s): Ensino politécnico Instituição