03.11.2016

 

Prof. Doutora Maria Teresa Herdeiro, docente e investigadora da CESPU, crl,  foi distinguida com o Prémio Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa / Merck Sharp & Dohme, Lda. (MSD) em Epidemiologia Clínica, uma distinção da Sociedade das Ciências Médicas de Lisboa e que conta com o apoio da MSD, o trabalho de investigação“Decreasing antibiotic use through a joint intervention targeting physicians and pharmacists: a cluster-randomized controlled trial”, teve como objetivo identificar as atitudes e conhecimentos dos profissionais de saúde, médicos e farmacêuticos com respeito à prescrição e dispensa de antibióticos e resistência microbiana. A realização de intervenções educativas no sentido de melhorar a utilização de antibióticos, ocorreu na região definida pela Administração Regional de Saúde do Centro. O trabalho foi desenvolvido pelos investigadores, Maria Teresa Herdeiro, Fátima Roque, António Teixeira Rodrigues, Luiza Breitenfeld, Maria Piero-Lamas e Adolfo Figueiras, o projeto conclui que houve uma diminuição do consumo total de antibióticos de 3,71%, sendo esta diminuição mais acentuada para as tetraciclinas (15,63%), macrólidos (9,37%) e cefalosporinas (7,24%).

cerimónia de entrega da 6ª edição do PrémioSCML/MSD em Epidemiologia Clínica teve lugar no dia 27 de outubro às 17h, na Sala dos Atos da NOVA Medical School - Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. 

 

Mais informação poderá ser consultada em: 

http://scmed.pt/index.php/noticias/226-estudo-sobre-consumo-de-antibioticos-vence-6-edicao-do-premio-scml-msd-em-epidemiologia-clinica


Etiqueta(s): Ensino universitário Ensino politécnico Investigação e desenvolvimento