08.07.2016

(Acreditado pela A3ES em 29 de junho de 2016)

 

A OSTEOPATIA é a terapêutica que tem como objetivo diagnosticar diferencialmente, tratar e prevenir distúrbios neuro - músculo - esqueléticos e outras alterações relacionadas, utilizando uma variedade de técnicas manuais e outras afins necessárias ao bom desempenho osteopático para melhorar funções fisiológicas e ou a regulação da homeostase que pode estar alterada por disfunções somáticas, neuro - músculo - esqueléticas e elementos vasculares, linfáticos e neuronais relacionados.

 

A OSTEOPATIA:                                   

a) Tem uma abordagem sistémica dos cuidados prestados e baseia-se no conceito de que o ser humano é uma unidade funcional dinâmica, na qual todas as partes estão interligadas e possui mecanismos inerentes de autorregulação e autocura;

b) Respeita a relação entre as diferentes dimensões do ser humano na saúde e na doença;

c) Enfatiza a integridade estrutural e funcional do corpo humano e a sua capacidade intrínseca para a autocura;

d) Dá especial atenção à biomecânica do sistema neuro-músculo -esquelético e à sua relação com a fisiologia do organismo;

e) Tem como componentes essenciais da intervenção o diagnóstico estrutural, o tratamento manipulativo e outros necessários ao bom desempenho osteopático.

 

A licenciatura em Osteopatia confere qualificação para o exercício profissional independente e autónomo, descrito na Portaria n.º 172-E/2015 de 5 de junho.

Este ciclo de estudos é composto por 4 anos curriculares, num total de 4072 horas de contacto. Destas 1150 são horas de estágio realizadas em locais de referência.

objetivo geral proposto para o ciclo de estudos visa permitir a aquisição de conhecimentos, habilidades e atitudes para promover a aquisição de competências baseadas na evidência científica, necessárias ao desempenho efetivo das funções do Osteopata, com responsabilidade, profissionalismo e autonomia.

Neste contexto, os objetivos específicos centram-se em 3 grandes domínios: cognitivo - demonstrar conhecimento da estrutura e funcionamento do corpo humano e ser capaz de identificar situações de disfunção e patologia; psicomotor - demonstrar capacidade de executar um conjunto de técnicas de avaliação e intervenção terapêutica que incidam sobre as diferentes estruturas e movimentos afetados, com vista ao restabelecimento da sua funcionalidade; e afetivo - demonstrar capacidade e autonomia na tomada de decisão durante a sua intervenção e de raciocínio clínico assente na prática baseada na evidência.

 

Saídas profissionais:

O osteopata desenvolve a sua atividade profissional em instituições de prestação de cuidados de saúde, tanto públicas como privadas (Hospitais; Centros de reabilitação; Estabelecimentos termais; Estruturas desportivas; Escolas e institutos de ensino especial; Instituições de apoio a idosos). Pode também desenvolver atividades de investigação.

 

Acesso:

- Ter o ensino secundário completo e provas de ingresso realizadas em 2015/2016, 2014/2015 ou 2013/2014.

  (Provas específicas de ingresso: 02 Biologia e Geologia + 07 Física e Química)

- Ser titular de curso superior.

- Ter mais de 23 anos (à data de 31/12/2015).

- Estar matriculado no ensino superior e pretender mudar para o curso de licenciatura em osteopatia.

Consultar editais e condições de acesso em: /ensino/candidaturas/

 

CANDIDATURAS ABERTAS

Mais informações: ingresso@cespu.pt
Tel: 800 202 002 | 252 303 600

E em: 

/ensino/ensino-politecnico/detalhes-do-programa-de-estudos/?course=VAOST#program-info

 

 


Etiqueta(s): Ensino politécnico