03.03.2016

 

No passado dia 26 de fevereiro, decorreu a atividade extracurricular "Fisioterapia 24h Non-Stop", na Escola Superior de Saúde de Vale do Ave (ESSVA) – Vila Nova de Famalicão. Esta atividade contou com a presença de 218 estudantes de Fisioterapia da ESSVA, 26 ex-estudantes e 11 docentes.

A realização desta atividade surgiu com o intuito de promover atividades extracurriculares que visam o enriquecimento curricular e a dinamização de estratégias de ensino-aprendizagem. Ao longo do dia realizaram-se palestras, com o objetivo de dar a conhecer aos estudantes temas relacionados com a prática da fisioterapia, mas não abordados no conteúdo programático do curso. Para tal a organização contou com a colaboração da empresa de formação Formaterapia, para as temáticas de Pilates Clínico (palestrante: Ana Rita Cruz), e Fisioterapia na (dis)função sexual (palestrante: Andreia Antunes), assim como da empresa Bwizer para as temáticas de Terapias Miofasciais (palestrante: Alexandre Novais), Functional Training Coach® (palestrante: Gabriel Jorge), Dynamic Taping® vs Kinesio Taping® (palestrantes: Micael Moreira e Sérgio Frade) e Manipulação Vertebral (palestrante: Sofia Milhano).

A cerimónia de abertura contou com a presença de vários docentes e funcionários da ESSVA e com a participação do Prof. Doutor Almeida Dias, Diretor da ESSVA e Presidente da CESPU, do Prof. Doutor Luís Silva, administrador delegado do Instituto Politécnico de Saúde do Norte (IPSN), do Prof. Doutor Mário Passos, Vereador do pelouro do Desporto da Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão e Provedor do Estudante do IPSN, do Prof. Doutor João Paulo Venâncio, coordenador do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSVA e do estudante Mário Correia, presidente do Núcleo de Estudantes de Fisioterapia da ESSVA. Após a intervenção de cada um dos membros da mesa, seguiu-se a atuação da MAGISTUNA - Tuna Feminina da ESSVA.

A atividade diurna culminou num jantar convívio de todos os participantes, após o qual se deu início às atividades noturnas, com a atuação da INCÓGNITUNA – Tuna Masculina da ESSVA. Durante a noite, com o intuito de promover as dinâmicas de trabalho de grupo e cooperação entre os estudantes, foram realizadas diferentes atividades relacionadas com os conhecimentos práticos e teóricos desenvolvidos ao longo dos 4 anos curriculares, sendo que todas foram realizadas em equipas constituídas por estudantes de diferentes anos curriculares e tinham como tutor um ex-estudantes de Fisioterapia da ESSVA.

A organização desta atividade foi da responsabilidade dos docentes do Curso de Licenciatura em Fisioterapia da ESSVA, em colaboração com o Núcleo de Estudantes de Fisioterapia da ESSVA.


Etiqueta(s): Ensino politécnico