13.10.2015

O festival literário que decorre de 15 a 18 de outubro, em Penafiel vai homenagear o escritor Mário Claudio que tem mais de 30 obras publicadas e foi prémio da Associação Portuguesa de Escritores, em 1984, pelo livro Amadeu, e em 2004 foi agraciado com o prémio Pessoa.

Mário Cláudio é o pseudónimo de Rui Manuel Pinto Barbot da Costa, escritor que nasceu no Porto, em 1941.

Mário Claudio é uma personalidade incontornável das letras e em particular da poesia, no âmbito da lusofonia.

No dia 15 de outubro a partir das 21 horas, a CESPU, no edifício IINFACTS, abre portas e este festival com a atuação da Tuna Académica “OPORTUNA” e com a inauguração da Exposição MÁRIO CLAUDIO, A NATUREZA QUE EU LEIO.

 

Aqui fica o nosso CONVITE para estarem presentes.   

 

“A NATUREZA QUE EU LEIO”

A natureza que cria. A natureza que destrói. A saúde e a doença.

A exposição que se apresenta são leituras inacabadas de uma natureza que se impõe. Os elementos pretendem trazer fragmentos do tratar e do cuidar.

Compreender o significado da experiencia do cuidado humanizado constitui um ato de natureza humana, já entendida por Florence Nightingale (1859), que se retrata na antecipação às necessidades do doente, exigindo a compreensão profunda do ser Humano.

A interpretação dos significados das vivências, da natureza, dos sentidos e das emoções ajudam a compreender o outro, a estar com o outro, a respeitar o outro na satisfação e na resposta às suas necessidades.

Forças da natureza ora curam, ora tratam… matando, recreando infinitamente

A doença é a resposta da natureza para restaurar a saúde.

É na natureza que se encontra a esperança, a força, a perseverança, a luz, o acreditar…


Etiqueta(s): Instituição