Data: 28.02.2015, 9h:00m - 28.02.2015, 13h:00m

Local: CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave

A CESPU está a dar continuidade ao projeto (De)Ver Cívico… Salvar Vidas, iniciado em 2014 com o Agrupamento de Escolas de V. N. Famalicão.

É neste sentido que se realiza no próximo dia 28 de fevereiro, um Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV DAE) para Professores que lecionam no Agrupamento de Escolas de V. N. de Famalicão.

Da evidência empírica sabe-se que a assistência precoce a vítimas em Paragem Cardiorrespiratória (PCR) é fulcral para evitar a falência dos órgãos vitais como o coração e cérebro. A taxa de sobrevivência diminui 10% por cada minuto que passa sem início de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), sendo quase nula passados mais de 10 minutos (Conselho Europeu de Ressuscitação, 2010). Assim, podemos afirmar que a probabilidade de sobrevivência e recuperação de PCR depende da capacidade de quem presencia o acontecimento saber quando e como pedir ajuda, e iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida.

Este curso terá lugar nas instalações da CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave; Os formandos irão adquirir competências para implementar procedimentos de SBV e uso do DAE em condições de Segurança.

 


Etiqueta(s): Instituição