08.08.2014

A Licenciatura em Radiologia tem por finalidade formar Técnicos em Radiologia habilitados para a realização de todos os exames da área da radiologia de diagnóstico médico, terapêutica, programação, execução e avaliação de todas as técnicas radiológicas que intervêm na prevenção e promoção da saúde, e na utilização de técnicas e normas de proteção e segurança radiológica no manuseamento com radiações ionizantes. 

No primeiro ciclo de estudos os objetivos do curso em Radiologia compreendem a aquisição de conhecimentos/capacidades e competências necessárias ao desempenho efetivo das respetivas funções, com profissionalismo, autonomia e responsabilidade, respeitando os princípios legais e éticos inerentes à sua profissão. 

Nos seis primeiros semestres de formação as metodologias de ensino incluem, aulas teóricas, teórico-práticas e práticas. Os dois últimos semestres serão destinados principalmente ao estágio profissionalizante, e à realização de um relatório. O estágio será realizado em contexto real de trabalho em diferentes áreas, nomeadamente, hospitais, clínicas privadas e centros de saúde.

SAÍDAS PROFISSIONAIS: Serviços de imagiologia; serviços de neurorradiologia; serviços de cardiologia; serviços de ortopedia; serviços de traumatologia; serviços de cirurgia vascular; unidades públicas ou privadas (hospitais, clínicas e centros de diagnóstico e terapêutica); companhias de seguros; clínicas de diagnóstico e ensino; indústria tecnológica; planeamentos em unidades de radioterapia; ensino; investigação.

Áreas Científicas do curso

Créditos

  Radiologia e Imagiologia

175

  Biologia e Bioquímica

35

  Física

11

  Medicina

8

  Informática e Estatística

4

  Psicologia

3

  Língua e Literatura Materna

2

  Gestão e Administração

2

 


Etiqueta(s): Ensino politécnico