08.08.2014

A profissão de técnico de Prótese Dentária, nas últimas décadas, foi alvo de uma evolução tecnológica profunda, como consequência de exigências clínicas e dos próprios pacientes. Nos dias de hoje, no espaço europeu, a prótese dentária não é mais a “arte de fazer placas dentárias”, mas sim um conjunto de competências que permitem ao técnico de prótese desenvolver uma atividade profundamente tecnológica, conjugando critérios clínicos/protéticos.

Este ciclo de estudos permite uma formação integrada, suficientemente profunda e adaptada às necessidades do mercado de trabalho, que serve também de suporte para a progressão de estudos nos ciclos seguintes com uma capacidade mais solidificada naquilo que é medular para a formação de competências básicas do exercício profissional. Esta licenciatura dota o estudante de competências que lhe permitem intervir na realização de atividades de desenho, preparação, fabrico, modificação e reparação de próteses dentárias, mediante a utilização de produtos, técnicas e procedimentos adequados. Todos estes conhecimentos serão postos em prática no estágio em contexto real de trabalho no último semestre do curso.

SAÍDAS PROFISSIONAIS: Podem integrar a carreira de Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica no âmbito de: laboratórios de prótese dentária; clínicas dentárias; formadores profissionais; quadros de empresa do setor; Instituto Português de Oncologia, especialidade prótese maxilo facial; investigação na área da saúde.

Áreas   Científicas do curso

Créditos

  Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica

95

  Ciências   Dentárias

44

  Biologia e   Bioquímica

15

  Química

9

  Física

5

  Informática   /Estatística

4

  Segurança e Higiene no Trabalho

3

  Línguas e Literaturas Estrangeiras

2

  Gestão e Administração                       

3

 

 

 

 

 


Etiqueta(s): Ensino politécnico