08.08.2014

Esta licenciatura permite uma formação capaz de corresponder às exigências atuais da profissão no espaço europeu, e a possibilidade de uma boa integração no mercado de trabalho. Com uma forte componente prática, sem negligenciar a formação de base que qualquer curso na área da saúde deve contemplar, nomeadamente as áreas que abordam as ciências básicas na sua vertente anatómica, bioquímica, fisiológica e histológica, entre outras, este curso pretende dotar o estudante de competências que lhe permitam intervir na promoção da Saúde Oral nas diferentes faixas etárias em indivíduos saudáveis e com necessidades especiais, na prevenção das patologias orais, bem como integrar equipas de saúde e colaborar em programas de planeamento da saúde Oral. Durante a formação, o aluno adquire uma cultura científica e de prática clínica, que lhe permitirá um excelente e profícuo relacionamento com o clínico.

No último ano, existe um estágio, em ambiente real de trabalho, em clínicas, hospitais e junto da comunidade escolar. A introdução desta vertente visa promover a adaptação à realidade prática e a integração no mercado de trabalho.

SAÍDAS PROFISSIONAIS: Integrado na Carreira dos Técnicos de Diagnóstico e Terapêutica, o Higienista Oral poderá exercer funções em: centros de saúde, clínicas ou consultórios médico-dentários, hospitais, lares de Terceira Idade, unidades escolares, creches ou infantários, empresas de material dentário, ensino, investigação.

Áreas   Científicas do curso

Créditos

  Ciências Dentárias

94

  Biologia e  Bioquímica

32

  Medicina

24

  Ciências  Sociais e do Comportamento

14

  Informática/Estatística

4

  Terapia e  Reabilitação

3

  Ciências da Vida

3

  Línguas e Literaturas Estrangeiras

2

  Gestão e Administração

2

  Direito

2

 

 

 

 

 

 


Etiqueta(s): Ensino politécnico