08.07.2014

Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA)

Na rota do ciclo "Famalicão Made IN", o autarca famalicense, Dr. Paulo Cunha, visitou ontem a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave (ESSVA), instituição modelar para o ensino das ciências e tecnologias da saúde, sediada em Vila Nova de Famalicão.

A ESSVA, pertencente à Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário - CESPU iniciou a sua actividade em Vila Nova de Famalicão em 1997, cujo novo edifício foi inaugurado em 2004.

Nesta visita o autarca reafirmou a importância do projecto ‘Famalicão Made IN’ como “um projeto que pretende realçar o que de melhor se faz em Famalicão" e desta forma realçou o importante e inquestionável contributo que a Cespu tem dado ao longo dos anos ao concelho de Famalicão não só ao nível do ensino, da formação, da investigação científica, mas também a nível da prestação de serviços que fazem dela uma instituição de referência.

O Presidente da CESPU, Prof. Doutor António Almeida Dias, falou sobre a recente integração da CESPU no Health Universitat de Barcelona, um centro de excelência internacional no âmbito do ensino, investigação e prestação de serviços de saúde, liderado pela Universidade de Barcelona e que inclui algumas das principais instituições do sector a nível mundial. Adiantou ainda que a Escola Superior de Saúde vai receber no próximo dia 18 a visita do Magnífico Reitor da Universidade de Barcelona.

A visita de ontem às instalações da Escola Superior do Vale do Ave foi ainda marcada por alguns desafios lançados pelo autarca de Famalicão, Dr. Paulo Cunha, ao presidente da CESPU, Prof. Doutor António Almeida Dias.

Na lista de futuras parcerias, consta o desígnio do Dr. Paulo Cunha de tornar Famalicão um concelho cada vez mais saudável. E nesse sentido foi proposto à Cespu criar uma unidade de autodiagnóstico no Parque de Devesa para avaliar um conjunto de parâmetros de saúde aos praticantes de desporto no Parque da Devesa. A unidade que vai ficar instalada na Cespu, junto ao parque da Devesa, permitirá a medição da tensão arterial e da glicemia, o controlo do peso e avaliação de todo um outro conjunto de parâmetros.

A “inversão do conceito Erasmus” foi outra das propostas deixadas ontem ao Presidente da CESPU, no sentido de atrair alunos estrangeiros para as universidades portuguesas, e particularmente para Famalicão. Aproveitar a qualidade da formação que é muito procurada por instituições de saúde de outros países e atrair alunos estrangeiros para se formarem cá.

Atualmente a ESSVA leciona os seguintes cursos: Licenciaturas em Enfermagem, Podologia, Análises Clínicas e Saúde Pública, Cardiopneumologia, Neurofisiologia, Farmácia, Fisioterapia, Neurofisiologia, Radiologia e Secretariado Clínico.

Mestrados em Fitoterapia e Fitofarmácia; Técnicas de Biologia Molecular e Citómica nas Ciências da Saúde; Técnicas Cardiológicas; Gestão da Qualidade em Saúde; Podiatria Clínica e Podiatria Geriátrica.

Leciona ainda Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, Enfermagem de Saúde Infantil e Pediatria e Enfermagem de Reabilitação.

Como novidade para este ano letivo a ESSVA irá lecionar os Cursos de Especialização Tecnológica (CET) em Técnicas de Gerontologia e Técnicas de Secretariado Clínico.

 

 

 

 


Etiqueta(s): Instituição