Data: 15.02.2014, 9h:00m - 15.02.2014, 13h:00m

Local: CESPU - Escola Superior de Saúde do Vale do Ave

A CESPU está a desenvolver um conjunto de parcerias com Escolas secundárias, destinadas a desenvolver, incorporar e implementar valências atuais e estruturadas no domínio do Ensino, Formação Profissional e Continuada, potenciando assim a sua missão social.

É neste sentido que se realiza já no próximo dia 15 de fevereiro, um Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV DAE) para cerca de 15 Professores da área das ciências, que lecionam no Agrupamento de Escolas de V. N. de Famalicão.

Este curso terá lugar nas instalações da CESPU – Escola Superior de Saúde do Vale do Ave; Os formandos irão adquirir competências para implementar procedimentos de SBV e uso do DAE em condições de Segurança.

Do plano de formação constam as seguintes valências: Cadeia de sobrevivência; Riscos para o reanimador; Algoritmo do SBV; Utilização do DAE; Desobstrução da Via Aérea; Situações especiais de socorro (dor torácica, alterações do estado de consciência, hipotermia, afogamento, anafilaxia, gravidez e trauma).

Da evidência empírica sabe-se que a assistência precoce a vítimas em Paragem Cardio Respiratória (PCR) é fulcral para evitar a falência dos órgãos vitais como o coração e cérebro. A taxa de sobrevivência diminui 10% por cada minuto que passa sem início de Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP), sendo quase nula passados mais de 10 minutos (Conselho Europeu de Ressuscitação, 2010). Assim, podemos afirmar que a probabilidade de sobrevivência e recuperação de PCR depende da capacidade de quem presencia o acontecimento saber quando e como pedir ajuda, e iniciar de imediato as manobras de suporte básico de vida.

 

 


Etiqueta(s): Ensino