Vida económica

19.07.2013

"O setor público do ensino superior é uma das áreas onde existe mais despesismo em Portugal" – afirma António Almeida Dias. Em entrevista à "Vida Económica", o presidente da CESPU defende uma mudança do atual modelo de financiamento do ensino superior. Em alternativa ao sistema quase gratuito no ensino público e integralmente pago pelos estudantes nas escolas privadas, António Almeida Dias propõe um sistema de financiamento aos alunos, através de incentivos fiscais ou de ação social do Estado para os cidadãos com menos recursos, dando a liberdade de opção pelo ensino público ou privado.

Apesar de dispor das condições necessárias, a CESPU continua a não obter autorização para lecionar uma licenciatura em Medicina. Ao contrário do que acontece na maioria dos países europeus, em Portugal o ensino da Medicina continua vedado aos privados.

Para os jovens que não conseguem obter vaga para Medicina no sistema público, a CESPU disponibiliza a licenciatura em Ciências Biomédicas, que pode ser a base para a formação em Medicina, através de um acordo de cooperação com a Universidade Alfonso X, em Madrid.


Etiqueta(s): Ensino Ensino universitário Ensino politécnico Instituição