A investigação na CESPU é feita no Instituto de Investigação e Formação Avançada em Ciências e Tecnologias Saúde (IINFACTS).

O IINFACTS é uma unidade de investigação com uma proximidade privilegiada entre formação, laboratórios de investigação e meios socioeconómicos. Os atores da investigação do IINFACTS contribuem para os desafios societais atuais através da qualidade e pertinência da investigação que desenvolvem nas ciências da saúde, usando abordagens multi e interdisciplinares. O IINFACTS aspira a criar um continuum entre equipas de investigação fundamentais, pré-clínicos, clínicos, investigadores em ciências humanas e sociais e ainda agentes da sociedade civil. É neste modelo de investigação de alto nível, responsável e engajada que o IINFACTS estruturou a sua investigação em torno de três áreas interdisciplinares:

1) Descoberta de novos medicamentos e de formas eficazes de os administrar

2) Investigação Clínica

3)  Investigação Ambiental

Procuramos, através destas 3 áreas, desenvolver respostas aos desafios que ainda se colocam na área da saúde: cancro, doenças infeciosas e inovação nos cuidados de saúde.

O IINFACTS reúne mais de 100 investigadores oriundos dos estabelecimentos de ensino superior da CESPU, dos quais 60 são doutorados. Estes investigadores colaboram com várias instituições nacionais e estrangeiras de reconhecido mérito. Anualmente, produzem mais de 120 publicações científicas em revistas de especialidade e de prestígio. A maioria das nossas descobertas é publicada em revistas da área de medicina. O IINFACTS é também dotado de laboratórios e equipamentos e, no conjunto, oferece um excelente ambiente para a formação de jovens investigadores ao nível de mestrado e de doutoramento. É uma plataforma de investigação que também suporta estudantes oriundos de outros programas nacionais e internacionais destes graus académicos.

 

DIREÇÃO:

Hassan Bousbaa, Director of iinfacts

Maria Elizabeth Tiritan, Coordinator of the Research Area: Environmental Research

Bruno Sarmento, Coordinator of the Research Area: Drug Discovery, Delivery & Toxicology

José Carlos Rocha, Coordinator of the Research Area: Clinical Research

Vítor Seabra, Coordinator of Research and Development Office (GID)

António Almeida Dias, President of IPSN

Jorge Proença, Rector of IUCS

Miguel Viñas, University of Barcelona representative

 

Mais informações em: https://iinfacts.cespu.pt/