Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos, e regem-se pelos seguintes princípios orientadores:

  • Intervenção junto dos jovens em transição para a vida ativa e dos que já integram o mercado de trabalho sem o nível secundário de formação escolar e profissional, com vista à melhoria dos níveis de empregabilidade e de inclusão social e profissional;
  • Organização em componentes de formação – sociocultural, científica, tecnológica e prática – que visam as várias dimensões do saber, integradas em estruturas curriculares predominantemente profissionalizantes adequadas ao nível de qualificação e às diversas saídas profissionais;
  • Reconhecimento do potencial formativo da situação de trabalho, através de uma maior valorização da intervenção e do contributo formativo das empresas, assumindo-as como verdadeiros espaços de formação, geradores de progressão das aprendizagens;
  • A alternância é entendida como uma sucessão de contextos de formação, articulados entre si, que promovem a realização das aprendizagens com vista à aquisição das competências que integram um determinado perfil de saída.

Componentes de Formação

Formação Sociocultural
Formação Científica
Formação Tecnológica
Formação Prática em Contexto de Trabalho

Destinatários e requisitos

Os Cursos de Aprendizagem destinam-se a jovens que devem reunir, cumulativamente, a idade e habilitações escolares que a seguir se indicam.

  • Idade inferior a 25 anos
  • 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente;
  • ou habilitação superior ao 3.º ciclo do ensino básico ou equivalente, sem conclusão do ensino secundário ou equivalente.

Em situações excecionais poderá admitir-se a integração de candidatos com idade igual ou superior a 25 anos em percursos formativos inseridos nos Cursos de Aprendizagem.

Certificação escolar e profissional

Equivalência ao 12º ano de escolaridade
Qualificação nível 4, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações

Horário e funcionamento

A formação decorrerá em horário laboral, de 2ª a 6ª feira, para turmas de 25 formandos, e tem uma duração mínima de 2800 e máxima de 3700 horas (aproximadamente 3 anos).

Regalias

Bolsa para Profissionalização
Bolsa para Material de Estudo
Subsídio de Alimentação
Subsídio de Transporte

Integrada na bolsa de Entidades Formadoras Externas dos Cursos de Aprendizagem, a CESPU tem as seguintes saídas profissionais:

Área de formaçãoSaída Profissional
729 - Saúde - Programas não Classificados Noutra Área de Formação

Técnico/a de Assistente Dentária

Técnico/a de Auxiliar de Saúde

523 – Eletrónica e Automação

Técnico/a de Eletrónica Médica

524 - Tecnologia de Processos Químicos

Técnico/a de Química Indústrial

762 - Trabalho Social e Orientação

Técnico/a de Apoio à Familia e de Apoio à Comunidade

345 - Gestão e Administração

Técnico/a de Apoio à Gestão 

341 - Comércio

Técnico/a de Marketing

Cursos Aprendizagem

Departamento de Educação Permanente - CESPU | R. Central de Gandra, 1317 4585-116 GANDRA PRD | 224 157 169 | cea@cespu.pt


Formulário de inscrição