No âmbito da sua atividade, o Departamento de Ciências de Enfermagem e da Saúde da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (ESSVS), procura manter a exigência permanente de um padrão elevado de qualidade pedagógica, técnica e científica por forma a assegurar o ensino da área científica de Enfermagem; fomentar a investigação científica em Enfermagem e coordenar a sua ação com a estratégia científica e pedagógica da CESPU.

O Departamento de Ciências de Enfermagem e da Saúde da ESSVS tem por missão o ensino pré-graduado e pós-graduado da área científica de Enfermagem.

No ensino pré-graduado, as atividades do Departamento incluem as áreas de conhecimento do curso de licenciatura em Enfermagem; a nível pós-graduado inclui as áreas de conhecimento dos Cursos de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem (CPLEE – 5 cursos), bem como, a participação noutros programas no âmbito da sua área de especialização.

O ensino pré-graduado comporta o curso de licenciatura em Enfermagem com uma duração de 4 anos letivos (8 semestres) num total de 240 ECTS.

O ensino pós-graduado comporta os CPLEE Comunitária, CPLEE de Reabilitação, CPLEE Médico-Cirúrgica; CPLEE de Saúde Mental e Psiquiatria e CPLEE de Saúde Infantil e Pediatria. Todos os CPLEE têm a duração de 3 semestres, num total de 90 ESCTS e comportam o reconhecimento do Titulo De Enfermeiro Especialista pela Ordem dos Enfermeiros.

Diretor(a)

Professora Doutora Clarisse Maria de Sousa Magalhães

clarisse.magalhaes@ipsn.cespu.pt

 

Cursos conferentes de grau académico

Cursos que conferem grau de Licenciado

Curso de Licenciatura em Enfermagem

Cursos que conferem grau de Especialização

Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Comunitária
Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica
Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Reabilitação
Curso de Pós-Licenciatura de Especialização em Enfermagem de Saúde Mental e Psiquiatria

Bem-vindos à página do Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica da Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa (ESSVS).

O Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica da ESSVS tem como principal objetivo a criação, transmissão e aplicação do conhecimento no domínio das Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica, e foca a sua atividade em três vertentes fundamentais. A primeira corresponde à gestão científico-pedagógica dos cursos conferentes de grau, de 1º ciclo. O Departamento integra os cursos de Licenciatura em Fisioterapia, de Licenciatura em Prótese Dentária e de Licenciatura em Higiene Oral.

Além desta atividade, o Departamento integra segundos ciclos, designadamente o Mestrado em Fisioterapia Cardiorrespiratória. A terceira vertente envolve a formação não conferente de grau, integrada por cursos superiores técnico profissionais, CTeSP em Manutenção e Controlo de Equipamentos Biomédicos, e pós-graduações organizadas pelo Departamento.

Neste contexto a investigação realizada pelos docentes do Departamento é desenvolvida em colaboração com prestigiadas instituições nacionais e estrangeiras.

Ao mesmo tempo, o Departamento de Tecnologias de Diagnóstico e Terapêutica ESSVS participa ativamente na abertura da nossa Instituição à sociedade, através da colaboração com as escolas secundárias/profissionais e atividades promovidas por entidades da região.

O rigor, a qualidade e a aposta numa forte componente prática no processo de ensino/aprendizagem são pontos de referência para todas as atividades do Departamento.

 

Diretor(a)

Professora Doutora Maria do Céu Rodrigues Monteiro

mceu.monteiro@ipsn.cespu.pt

 

Cursos conferentes de grau académico

Cursos que conferem grau de Licenciado

Curso de Licenciatura em Fisioterapia
Curso de Licenciatura em Higiene Oral
Curso de Licenciatura em Prótese Dentária

Cursos não conferentes de grau académico