Pré-requisito GRUPO B - Comunicação interpessoal

No IUCS é exigido o pré-requisito do Grupo B para acesso a todos os cursos de licenciatura, mestrado integrado e mestrado.

No IPSN, Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa, o pré-requisito do Grupo B aplica-se a todas as licenciaturas e mestrados, com a seguinte especificidade: na licenciatura de Radiologia da ESS-VA é obrigatória a entrega adicional de declaração médica comprovativa de que o candidato não possui dispositivos metálicos ou prótese interna ferromagnética, que possa colocar em causa a frequência do ciclo de estudos, bem como a sua conclusão.

Este pré-requisito deve ser comprovado no ato da matrícula pela entrega do declaração médica, sob pena de a matrícula / inscrição não poder realizar-se, conforme previsto na Deliberação n.º 598/2014 (e Declaração de retificação nº 349/2014) da Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

Trata-se de um pré-requisito que visa comprovar a capacidade de comunicação interpessoal dos candidatos, adequada às exigências do curso.

É um pré-requisito de seleção sendo o respetivo resultado expresso em «Apto» ou «Não apto», não influindo no cálculo da nota de candidatura ao ensino superior.